Repositório Institucional da UFPI

INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO MODULAR DO CURSO DE MEDICINA DA UFPI/CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FIGUERÊDO, Erika Galvão
dc.date.accessioned 2017-11-01T16:26:22Z
dc.date.available 2017-11-01T16:26:22Z
dc.date.issued 2017-11-01
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/843
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa. Co-orientador: Prof. Dr. Antônio Vladimir Félix da Silva. 1º Membro Interno: Prof. Dr. Francisco Jander de Sousa Nogueira. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Dra. Maria Zélia de Araújo Madeira. 3º Membro Interno: Profª. Drª. Janete de Páscoa Rodrigues. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O currículo médico e a forma de ensinar a medicina têm sido discutidos em todo o mundo contemporâneo. Nesse contexto, a integração curricular preconizada no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina do Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da UFPI constitui um grande desafio para a formação, cuja superação inicia com a compreensão dos conceitos básicos de integração curricular, por parte dos atores envolvidos no processo. De maneira geral, o estudo busca avaliar o nível de integração de módulos componentes curriculares do curso. De maneira específica visa caracterizar os docentes de três módulos do curso de medicina da UFPI/CMRV; Descrever como os professores se articulam para ensinar os conteúdos do módulo de forma integrada; Identificar as metodologias de ensinoaprendizagem mais utilizadas e as formas como avaliam a aprendizagem dos conteúdos de cada módulo; Elencar as contribuições dos Círculos de Cultura para a construção da integração curricular. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, com professores de três módulos do curso de Medicina da UFPI, sendo eles: Bases dos Processos de Agressão e Defesa (BPAD), Bases dos Processos Psicossociais (BPPS), e Atenção Primária em Saúde (APS). Utilizou-se um questionário para caracterizar a amostra e foram realizados quatro Círculos de Cultura (CC) orientados por perguntas problematizadoras, que foram gravadas e depois transcritas e analisadas. Os dados quantificáveis foram analisados por meio do programa estatístico SPSS, versão 18.0 e a etapa qualitativa contemplou a análise de conteúdo. A avaliação do nível de integração se baseou na escada de integração de Harden (2000) composta por 11 degraus. A amostra foi composta por 14 professores, com média de idade de 34 ± 6,6 anos e com diferentes áreas de formação. A maioria dos professores (38,5%) tinha de 6 a 10 anos de formação, 61,5% eram doutores, e maior parte deles (30,8%) exerciam a docência há um período de 4 a 6 anos. Para avaliar a integração, as categorias de análise foram organizadas em quatro blocos: Articulação, Metodologia, Avaliação da aprendizagem e Integração inter módulo, que juntamente com a análise baseada na escada de Harden concluíram que o módulo BPAD alcançou o sexto degrau, o da partilha, que remete à construção coletiva e um planejamento evitando o excesso de conceitos, bem como uma execução e uma avaliação partindo de temas comuns e complementares. Acredita-se que o módulo APS alcançou o degrau da coordenação temporal, quinto degrau, pois durante o planejamento, os docentes sugerem e adaptam instrumentos de prática no sentido de padronizá-los, para que os alunos atinjam os mesmos objetivos e competências. O módulo BPPS alcançou o degrau da nidificação, quarto degrau, partindo do pressuposto que as competências gerais são reconhecidas, que existe comunicação entre os conhecimentos ministrados e que os professores utilizam como elemento integrador, uma variedade de metodologias ativas e participativas oferecendo aos alunos a capacidade de resolver problemas. Quanto às contribuições dos CC, estes permitiram que os professores construíssem seus próprios conhecimentos, reconhecessem suas fragilidades e pensassem coletivamente em soluções e caminhos para um ensino integrado. Em síntese, foi possível concluir a complexidade de um processo de integração curricular, bem como a necessidade de avançar nessa integração e para isso, professores precisam ter atitudes críticas, reflexivas e participativas.----------------ABSTRACT The medical curriculum and the way of teaching medicine have been discussed throughout the contemporary world. In this context, the curricular integration advocated in the Pedagogical Project of the Course of Medicine of Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) of the UFPI constitutes a great challenge for the formation, whose overcoming begins with the understanding of the basic concepts of curricular integration, on the part Of the actors involved in the process. In general, the study seeks to evaluate the level of integration of modules curricular components of the course. Specifically, it aims to characterize the professors of three modules of the UFPI / CMRV medical course; Describe how teachers articulate themselves to teach the contents of the module in an integrated way; To identify the most used teaching-learning methodologies and the ways in which they evaluate the learning of the contents of each module; List the contributions of the Culture Circles for the construction of curricular integration. For that, an exploratory and descriptive study, with a quantitative and qualitative approach, was carried out with professors from three modules of the UFPI Medicine course, namely: Bases of the Processes of Aggression and Defense (BPAD), Bases of Psychosocial Processes (BPPS) and Primary Health Care (APS). A questionnaire was used to characterize the sample and four Circles of Culture (CC) were conducted, guided by questioning questions, which were recorded and then transcribed and analyzed. The quantifiable data were analyzed using the statistical program SPSS, version 18.0 and the qualitative step contemplated content analysis. The integration level assessment was based on the Harden integration ladder (2000) consisting of 11 steps. The study was submitted to the Brazil platform and approved by the Ethics and Research Committee of the UFPI. The sample consisted of 14 teachers, with a mean age of 34 ± 6.6 years and with different training areas. Most of the teachers (38.5%) had 6 to 10 years of training, 61.5% were doctors, and most of them (30.8%) had been teaching for 4 to 6 years. In order to evaluate integration, the categories of analysis were organized into four blocks: Articulation, Methodology, Learning Assessment and Intermodal Integration, which, together with Harden's ladder-based analysis, concluded that the BPAD module reached the sixth step, that of sharing , which refers to the collective construction and planning avoiding the excess of concepts, as well as an execution and an evaluation starting from common and complementary themes. It is believed that the APS module has reached the stage of temporal coordination, fifth step, because during the planning, teachers suggest and adapt practice instruments in order to standardize them, so that the students achieve the same objectives and competencies. The BPPS module reached the nesting step, the fourth step, based on the assumption that general competences are recognized, that there is communication between the knowledge provided and that teachers use as an integrating element, a variety of active and participative methodologies offering students the ability to solve problems. As for the CC's contributions, they allowed teachers to build their own knowledge, recognize their fragilities, and think collectively about solutions and paths to integrated teaching. In summary, it was possible to conclude the complexity of a process of curricular integration, as well as the need to advance in this integration and for this, teachers need to have critical, reflexive and participatory attitudes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Educação Médica pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Medical pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.title INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO MODULAR DO CURSO DE MEDICINA DA UFPI/CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Ciências e Saúde
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account