Repositório Institucional da UFPI

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE PARTILHADA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BARBOSA, Aline Camilo
dc.date.accessioned 2017-10-26T16:28:38Z
dc.date.available 2017-10-26T16:28:38Z
dc.date.issued 2017-10-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/837
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Josélia Saraiva e Silva. Membro Externo: Profª. Drª. Liége de Sousa Moura (UESPI). Membro Interno: Prof. Dr. Armstrong Miranda Evangelistas. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Apresentamos, neste texto, os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a representação social de espaço geográfico piauiense, partilhada pelos professores de Geografia do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do município de Teresina-PI. Nossa hipótese inicial era que os professores, na construção de suas representações sociais, fazem uso de diversas fontes, não apenas de origem científica. Esses profissionais são influenciados pela cultura vivenciada, sendo esta constituída de muitos referenciais como, por exemplo, os conteúdos dos materiais didáticos e sua própria experiência com a disciplina enquanto educando da educação básica. Assim, o conteúdo e a estrutura da Representação Social de espaço geográfico piauiense são permeados pelo conhecimento cotidiano, próximo do senso comum, e com baixa influência científica. Para esse estudo, destacamos o conceito de espaço geográfico piauiense. Enfatizamos o estudo do espaço geográfico piauiense em virtude deste ser pouco explorado nas pesquisas científicas, em especial aquelas que se referem à Geografia escolar e que têm como aporte a Teoria das Representações Sociais. Desse modo, pretendemos com esse trabalho contribuir com os estudos relacionados à realidade do estado do Piauí, que nos parece ainda ser pouco valorizado nas pesquisas. Balizamos a nossa investigação na Teoria das Representações Sociais, desenvolvida por Moscovici (2001; 2003; 2012) e Jodelet (2001), bem como na Teoria do Núcleo Central, proposta por Abric (1998; 2001). Em relação à Geografia escolar, destacamos Bomfim (2012), Cavalcanti (1998) e Silva (2007). Sobre o espaço geográfico piauiense, ressaltamos CEPRO (2003), Rebêlo (s/d), Araújo et. al. (2010), Macambira (2000), Veloso Filho (2002; 2010; 2011) e Santana (2001). Além disso, para corroborar com a nossa hipótese, realizamos uma pesquisa empírica, em escolas da educação básica, tendo como sujeitos da investigação os professores de Geografia do Ensino Médio. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumentos o Teste de Associação Livre de Palavras e um questionário. A coleta foi realizada em escolas estaduais urbanas do município de Teresina, escolhidas de maneira aleatória, contemplando as 05 (cinco) zonas administrativas da cidade. Participaram da investigação 52 professores que cumpriam os critérios estabelecidos pela pesquisa (ser professor formado no curso de Licenciatura em Geografia e ministrar a disciplina de Geografia no Ensino Médio na rede pública). Para o tratamento e análise dos dados fizemos uso dos softwares Word, Excel e EVOC e da técnica de análise categorial de conteúdo, desenvolvida por Bardin (2006). Identificamos na pesquisa que os elementos do núcleo central são as palavras „diversificado‟ e „rico‟. De maneira geral, os professores associam o espaço geográfico piauiense aos seus aspectos naturais (físicos). Essa relação está muito associada ao uso de materiais didáticos como o Atlas Escolar do Piauí – Geo-histórico e cultural e recursos didáticos não convencionais como as revistas impressas, a televisão e a internet. Assim, nas considerações finais, salientamos a necessidade de observar a estrutura curricular da formação inicial e continuada dos professores com relação ao conceito de espaço geográfico piauiense e a necessidade de mudança de postura dos professores com relação ao ensino de Geografia do Piauí. Para tanto, sugerimos a oferta de cursos de formação continuada que enfatizem o espaço geográfico piauiense, bem como a produção de materiais didáticos que contemplem esse tema em seus variados aspectos, destacando os principais fatores de construção desse espaço. Consideramos ainda salutar o aprimoramento do trabalho com conteúdos de Geografia do Piauí na formação inicial dos licenciados.-----------------------ABSTRACT In this research, we present the results of a research that aimed to analyze the social representation of Piauí‟s geographical space, shared by the teachers of Geography of High School in the state public schools of the Teresina-PI city. Our initial hypothesis was that teachers, in the construction of their social representations, make use of several sources, not only of scientific origin. These professionals are influenced by the lived culture, which consists of many references such as, for example, the contents of teaching materials and their own experience with the discipline while student basic education. Thus, the content and structure of the Social Representation of Piauí geographical space are permeated by everyday knowledge, close to common sense, and with low scientific influence. For this study, we highlight the concept of Piauí geographical space. We emphasize the study of the geographical space of Piauí, due to its being little explored in scientific research, especially those that refer to School Geography and that have as contribution the Social Representations Theory. In this way, we intend with this work to contribute with the studies related to the reality of the state of Piauí, still to be little valued in the researches. We focus our research in the Social Representations Theory, developed by Moscovici (2001, 2003, 2012) and Jodelet (2001), as well as in the Central Nucleus Theory, proposed by Abric (1998, 2001). Regarding school geography, we highlight Bomfim (2012), Cavalcanti (1998) and Silva (2007). On the geographical space of Piauí, we highlight CEPRO (2003), Rebêlo (n/d), Araújo et. al. (2010), Macambira (2000), Veloso Filho (2002, 2010, 2011) and Santana (2001). In addition, in order to corroborate our hypothesis, we conducted an empirical research in schools, having as subjects of investigation the teachers of Geography of High School. For data collection, we used the Free association of word Test and a questionnaire. The collection was carried out in randomly chosen urban state schools of Teresina, covering the 05 (five) administrative zones of the city. Participating in the research were 52 teachers who fulfilled the criteria established by the research (to be a teacher graduated in Geography and to teach the discipline of Geography in High School in the public network). For the processament and analysis of the data we made use of Word, Excel and EVOC software and the categorical content analysis technique developed by Bardin (2006). We identified in the research that the core elements are the words: diversified and rich. In general, teachers associate Piauí's geographical space with its naturals physical aspects. This relationship is closely associated with the use of didactic materials such as the "Atlas Escolar do Piauí: Geo-historico e cultural" and non-conventional didactic's materials such as magazines, television and websites of the internet. Thus, in the final considerations, we emphasize the need to observe the curricular structure of initial and continuing teacher training in relation to the concept of Piauí geographical space and the need for teachers to change their posture in relation to the teaching of Geography of Piauí. Therefore, we suggest the provision of continuing education courses that emphasize the geographical space of Piauí, as well as the production of didactic materials that contemplate this theme in its varied aspects, highlighting the main factors of construction of this space. We also consider important yet the improvement of the work with contents of Geography of Piauí in the initial formation of the undergraduate students. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor de Geografia pt_BR
dc.subject Espaço geográfico piauiense pt_BR
dc.subject Representações Sociais pt_BR
dc.subject Piauí pt_BR
dc.subject Geography teacher pt_BR
dc.subject Piauí space geographic pt_BR
dc.subject Social representations pt_BR
dc.title A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE PARTILHADA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Ciências Farmacêuticas
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Famacêuticas do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account