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FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM SEGURANÇA DO PACIENTE

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dc.contributor.author ROCHA, Ruth Cardoso
dc.date.accessioned 2023-04-13T12:20:10Z
dc.date.available 2023-04-13T12:20:10Z
dc.date.issued 2023-04-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3247
dc.description Oreintadora: Profa. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes Examinadora externa: Profa. Dra. Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho (UECE) Examinadora externa: Profa. Dra. Adélia Dalva da Silva Oliveira (UNINOVAFAPI) Examinadora interna: Profa. Dra. Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino Examinadora interna: Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha Suplente 1: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges Suplente 2: Profa. Dra. Jaqueline Carvalho e Silva Sales pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: Nas últimas décadas, as questões associadas à segurança do paciente se tornaram um dos assuntos prioritários na área da saúde. Assim, é recomendado pela Organização Mundial de Saúde que as instituições de ensino priorizem o processo de formação dos envolvidos na assistência, na perspectiva da promoção da segurança do paciente, especificamente, dos técnicos de enfermagem, pela representatividade e importância para o cuidado seguro. Objetivo: Analisar a formação de técnicos de enfermagem para segurança do paciente. Método: Abordagem multimétodos, conduzida em três etapas. A Etapa 1 foi composta pela análise documental balizada pelo projeto pedagógico, matriz curricular, ementários e planos de disciplinas dos cursos técnicos de enfermagem de uma instituição pública de ensino do Piauí. Denominaram-se de Cursos A, B e C. Na Etapa 2, correspondente ao estudo qualitativo, realizou-se entrevista semiestruturada com 24 docentes, a fim de compreender como estes desenvolviam o ensino da segurança do paciente. Realizou-se análise temática, na perspectiva de Minayo, e a interpretação dos resultados à luz do Guia Curricular de Segurança do Paciente e dos conceitos do teórico Paulo Freire. Na Etapa 3, efetuou-se estudo quantitativo do tipo survey, com 84 discentes para identificação dos conteúdos relacionados à segurança do paciente na formação, utilizando-se de instrumento validado. Para análise dos dados, realizou-se estatística descritiva e analítica. A coleta de dados ocorreu entre janeiro de 2019 e dezembro de 2019, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: Na Etapa 1, os documentos foram analisados, constatando-se a inexistência do termo “segurança do paciente” nos projetos dos três cursos. A segurança do paciente não foi abordada de forma explícita, na amplitude e profundidade devidas, revelando currículo fragmentado. Os itens “Prevenção e controle da infecção” e “Melhora na segurança da medicação” foram os mais identificados nos três cursos. Na Etapa 2, referente ao estudo qualitativo, emergiram três categorias: Compreensão dos docentes acerca do tema Segurança do Paciente, na formação de técnicos de enfermagem; Aplicação do tema Segurança do Paciente na formação de técnicos de enfermagem; Projeções dos docentes quanto ao ensino da Segurança do Paciente na formação de técnicos de enfermagem. Na Etapa 3, referente ao estudo quantitativo, dos 46 termos rastreadores, no Curso A, 36(78,3%) foram identificados no contexto teórico-prático e 10(21,7%) no teórico. No Curso B, 19 (41,3%) foram predominantes no ensino teórico-prático, 26 (56,5%) no ensino teórico e 1(2,2%) desconhecido. No Curso C, 25 (54,3%) termos rastreadores foram identificados no ensino teórico-prático, 20 (43,5%) no ensino teórico e 1(2,2%) desconhecido. O teste de Kruskal-Wallis mostrou efeito do local do curso realizado sobre o número de termos rastreadores no contexto teórico-prático e teórico. Conclusão: A formação do discente técnico de enfermagem demonstrou não contemplar, integralmente, no processo de ensino e aprendizagem, questões de segurança do paciente. Portanto, esse aspecto se configura ainda como desafio para instituições de ensino de cursos técnicos em enfermagem que devem se atentar a essa questão, a fim de formar profissionais aptos a proporcionar assistência com segurança. ABSTRACT: Introduction: In the last decades, concerns related to patient safety have become one of the priority issues in the health area. Thus, the World Health Organization recommends that educational institutions focus on the training process of those involved in care, from the perspective of promoting patient safety, particularly, nursing technicians, due to their character and importance for safe care. Objective: To analyze the training of nursing technicians for patient safety. Method: A multi-method research was conducted in three stages. Stage 1 was composed of the documentary analysis established by the pedagogical project, curricular component, discipline summaries and plans of the technical nursing courses of a public educational institution in Piauí. Courses A, B and C. In Step 2, concerning the qualitative study, a semi-structured interview was conducted with 24 professors, aimed at understanding how they carried out the patient safety training. Thematic analysis was carried out, in the perspective of Minayo, and the interpretation of the results based on the Curricular Guide for Patient Safety and the concepts of the theorist Paulo Freire. In Step 3, a quantitative survey type study was conducted, with 84 students to identify the subjects related to patient safety in training, using a validated instrument. For data analysis, descriptive and analytical statistics were performed. Data collection took place from January 2019 to December 2019, after approval by the Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Piauí. Results: In Step 1, the documents were analyzed, observing the non-appearance of the term “patient safety” in the projects of the three courses. Patient safety was not addressed explicitly, in the expected extent and depth, revealing a fragmented curriculum. The items “Infection prevention and control” and “Improvement in medication safety” were the most found in the three courses. In Step 2, referring to the qualitative study, three categories emerged: Teachers’ understanding of the Patient Safety theme, in the training of nursing technicians; Application of the Patient Safety theme in the training of nursing technicians; Teachers’ estimates regarding the teaching of Patient Safety in the training of nursing technicians. In Step 3, referring to the quantitative study, of the 46 tracking terms, in Course A, 36 (78.3%) were identified in the theoretical and practical context and 10 (21.7%) in the theoretical. In Course B, 19 (41.3%) were predominant in practical theoretical teaching, 26 (56.5%) in theoretical teaching and 1 (2.2%) unknown. In Course C, 25 (54.3%) tracking terms were identified in practical theoretical teaching, 20 (43.5%) in theoretical teaching and 1 (2.2%) unknown. The Kruskal-Wallis test showed the effect of the course location on the number of tracking terms in the theoretical and practical, and theoretical contexts. Conclusion: The training of the nursing technician student has shown that patient safety issues are not fully addressed in the teaching and learning process. Therefore, this aspect is still a challenge for educational institutions of technical nursing courses that must be aware of this issue, to train professionals able to provide safe assistance. RESUMEN: Introducción: En las últimas décadas, los temas asociados a la seguridad del paciente se han convertido en uno de los temas prioritarios en el área de la salud. Así, es recomendado por la Organización Mundial de la Salud que las instituciones educativas prioricen el proceso de formación de los involucrados en la atención, con miras a promover la seguridad del paciente, específicamente, de los técnicos de enfermería, por su representatividad e importancia para la atención segura. Objetivo: Analizar la formación de técnicos de enfermería para la seguridad del paciente. Método: Enfoque multimétodo, en tres etapas. La Etapa 1 consistió en análisis documental basado en proyecto pedagógico, matriz curricular, comentarios y planes de disciplina para cursos de enfermería técnica en institución educativa pública del Piauí. Fueron denominados Cursos A, B y C. En el Paso 2, correspondiente al estudio cualitativo, se realizaron entrevistas semiestructuradas con 24 profesores, con el fin de comprender cómo se desarrollaba la enseñanza de la seguridad del paciente. Se realizó análisis temático, en la perspectiva de Minayo, y la interpretación de los resultados a la luz de la Guía Curricular para la Seguridad del Paciente y los conceptos del teórico Paulo Freire. En el Paso 3, se realizó estudio tipo encuesta cuantitativa, con 84 estudiantes para identificar los contenidos relacionados con la seguridad del paciente en la formación, utilizándose instrumento validado. Para el análisis de los datos, se realizó estadística descriptiva y analítica. La recolección de datos tuvo ocurrió entre enero de 2019 y diciembre de 2019, después de la aprobación del Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí. Resultados: En el Paso 1, se analizaron los documentos, notándose la ausencia del término “seguridad del paciente” en los proyectos de los tres cursos. La seguridad del paciente no se abordó explícitamente, con la amplitud y profundidad debidas, revelando unplan de estudios fragmentado. Los ítems “Prevención y control de infecciones” y “Mejora de la seguridad de los medicamentos” fueron los más identificados en los tres cursos. En el Paso 2, referido al estudio cualitativo, surgieron tres categorías: Comprensión de los docentes del tema seguridad del paciente, en la formación de técnicos de enfermería; Aplicación del tema seguridad del paciente en la formación de técnicos de enfermería; Proyecciones de los docentes sobre la enseñanza de la seguridad del paciente en la formación de técnicos de enfermería. En el Paso 3, referido al estudio cuantitativo, de los 46 términos de seguimiento, en el Curso A, 36 (78,3%) fueron identificados en el contexto teórico y práctico y 10 (21,7%) en el teórico. En el Curso B, 19 (41,3%) predominaron en la enseñanza teórica y práctica, 26 (56,5%) en la enseñanza teórica y 1 (2,2%) desconocida. En el Curso C, se identificaron 25 (54,3%) términos de seguimiento en la enseñanza teórica y práctica, 20 (43,5%) en la enseñanza teórica y 1 (2,2%) desconocido. La prueba de Kruskal-Wallis mostró efecto de la ubicación del curso sobre el número de términos de seguimiento en el contexto teórico, práctico y teórico. Conclusión: La formación del estudiante técnico de enfermería ha demostrado que las cuestiones de seguridad del paciente no se abordan en totalidad en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, este aspecto sigue siendo desafío para las instituciones educativas de cursos técnicos de enfermería que deben prestar atención a este tema, con el fin de formar profesionales capaces de realizar asistencia con seguridad. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Segurança do paciente pt_BR
dc.subject Técnico em enfermagem pt_BR
dc.subject Educação em enfermagem pt_BR
dc.subject Capacitação de recursos humanos em saúde pt_BR
dc.subject Patient safety pt_BR
dc.subject Licensed practical nurses pt_BR
dc.subject Education - Nursing pt_BR
dc.subject Health human resource training pt_BR
dc.subject Enfermería pt_BR
dc.subject Seguridad del paciente pt_BR
dc.subject Técnicos de enfermería pt_BR
dc.subject Educación en enfermería pt_BR
dc.subject Formación de recursos humanos en salud pt_BR
dc.title FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM EM SEGURANÇA DO PACIENTE pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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