Repositório Institucional da UFPI

EFETIVIDADE DE VÍDEO EDUCATIVO E ORIENTAÇÕES VERBAIS DE ENFERMAGEM NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS SOBRE OS RISCOS DE QUEDA: ensaio clínico randomizado

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SÁ, Guilherme Guarino de Moura
dc.date.accessioned 2023-04-11T14:00:05Z
dc.date.available 2023-04-11T14:00:05Z
dc.date.issued 2023-04-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3230
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos Examinadora externa: Profa. Dra. Rosimere Ferreira Santana (UFF) Examinadora externa: Profa. Dra. Lorena Pinheiro Barbosa (UFC) Examinadora interna: Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia Suplente 1: Profa. Dra. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes Suplente 2: Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: A prevenção de quedas em idosos perpassa pelo protagonismo de perceber os riscos de cair. Assim, as orientações verbais de enfermagem e o vídeo educativo possibilitam multiplicação de informações e podem contribuir em intervenções educativas sobre riscos de queda. Objetivo: Avaliar a efetividade do uso de vídeo educativo e de orientações verbais de enfermagem na percepção de idosos sobre os riscos de queda. Método: Estudo multimétodos, composto por pesquisa metodológica e Ensaio Clínico Randomizado (ECR) na Atenção Primária à Saúde de Bom Jesus, Piauí, Brasil. No estudo metodológico, ocorreu construção de vídeo educativo para idosos sobre riscos de queda, validação de conteúdo por 22 juízes especialistas e avaliação por 22 idosos. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. O ECR teve amostra de 138 idosos, randomizados com taxa de 1:1, em Grupo Intervenção (GI) (n=69), que assistiu ao vídeo educativo, e Grupo Controle (GC) (n=69), que recebeu orientações verbais de enfermagem. O desfecho foi avaliado por meio do Questionário de Percepção dos Riscos de Queda (FRAQ-Brasil). A coleta de dados ocorreu em dois momentos nas Unidades Básicas de Saúde: 1º – pré-teste e aplicação das intervenções; 2º – pós-teste (após 30 dias). A homogeneidade entre os grupos foi verificada pelos testes t de Student para amostras independentes, U de Mann-Whitney, Qui-quadrado para proporção e exato de Fischer. Na comparação intragrupo, utilizaram-se os testes t de Student para amostras dependentes e McNemar. Na comparação intergrupo, empregaram-se os testes t de Student para amostras independentes, Qui-quadrado para proporção e exato de Fisher. Considerou-se nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 3.334.943) e cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-8nfggd). Resultados: O vídeo foi construído a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação digital e narração em áudio, possuiu dez minutos e cinco segundos e contemplou riscos biológicos, socioeconômicos, comportamentais e ambientais para quedas e cuidados para evitá-los. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC superior a 0,8, de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos idosos, o vídeo foi considerado adequado quanto ao conteúdo, exigência de alfabetização, ilustrações, layout e apresentação, estimulação/motivação do aprendizado e adequação cultural e obteve IVC de 1,0. No ECR, os grupos mostraram-se homogêneos na linha de base quanto às variáveis demográficas, econômicas, clínicas e sobre quedas (p>0,05). Na análise intragrupo, os GI e GC tiveram aumento da percepção dos riscos de queda no pós-teste, com diferenças estatisticamente significativas (GI=0,001; GC<0,001). Na comparação intergrupo, as médias da pontuação total do FRAQ-Brasil foram semelhantes no pré-teste (p=0,559), enquanto no pós-teste a média de acertos do questionário no GC foi estatisticamente superior à do GI (p=0,013). Conclusão: O uso do vídeo educativo e orientações verbais de enfermagem promoveram aumento da percepção de idosos sobre os riscos de queda. No entanto, a orientação verbal foi mais efetiva para elevar a percepção dos idosos sobre os riscos de queda. ABSTRACT: Introduction: The prevention of falls in the elderly population involves the leading role of perceiving the risks of falling. Thus, verbal nursing guidelines and educational videos allow for the multiplication of information and can contribute towards educational interventions on risks of falling. Objective: To evaluate the effectiveness of using an educational video and verbal nursing guidelines in the perception of the elderly people on the risks of falling. Method: Multi-method study, composed of methodological research and Randomized Clinical Trial (RCT) in the Primary Health Care network of Bom Jesus, Piauí, Brazil. In the methodological study, we prepared an educational video for the elderly population on the risks of falling, which was submitted to content validation by 22 expert judges and evaluation by 22 elderly patients. The data were analyzed through Content Validation Index (CVI) and binomial test. RCT had a sample of 138 elderly patients, randomized with a 1:1 ratio, in the Intervention Group (IG) (n=69), who watched the educational video, and in the Control Group (CG) (n=69), who received verbal nursing guidelines. The outcome was evaluated by means of the Falls Risk Awareness Questionnaire (FRAQ-Brazil). The data collection happened in two moments in the Primary Health Care Units: 1st – pre-test and application of interventions; 2nd – post-test (after 30 days). We checked the homogeneity between groups by means of the following tests: Student’s t (for independent samples), Mann–Whitney U, Chi-square (for proportion) and Fisher’s exact. In the intragroup comparison, we used: Student’s t (for dependent samples) and McNemar. In the intergroup comparison, we used: Student’s t (for independent samples), Chi-square (for proportion) and Fisher’s exact. We considered a 5% significance level and a 95% confidence interval. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (opinion nº 3.334.943) and registered in the Brazilian Clinical Trials Registry (RBR-8nfggd). Results: The video was prepared based on the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning, composed of digital animation and audio narration, lasting ten minutes and five seconds and including biological, socioeconomic, behavioral and environmental risks for falls and care to avoid them. the items assessed by the expert judges obtained a CVI higher than 0.8, so that the video was considered valid in terms of objectives, structure/presentation and relevance. In the evaluation of the elderly patients, the video was considered adequate in terms of content, literacy requirements, illustrations, layout and presentation, stimulation/motivation of learning and cultural adequacy, thus obtaining a CVI of 1.0. In RCT, the groups were homogeneous in the baseline regarding the demographic, economic, clinical and falls-related variables (p> 0.05). In the intragroup analysis, IG and CG had an increased perception of the risks of falling in the post-test, with statistically significant differences (IG=0.001; CG<0.001). In the intergroup comparison, the averages of the total score of the FRAQ-Brazil were similar in the pre-test (p=0.559); while, in the post-test, the average of right answers in CG was statistically higher than in IG (p=0.013). Conclusion: The use of this educational video and verbal nursing guidelines has promoted an increase in the perception of the elderly patients on the risks of falling. Nevertheless, verbal guidance was more effective in raising the perception of the surveyed elderly patients on the risks of falling. RESUMEN: Introducción: La prevención de caídas en ancianos implica el rol destacado para percibir los riesgos de caer. Así, las orientaciones verbales de enfermería y los videos educativos permiten la multiplicación de información y pueden contribuir a intervenciones educativas sobre riesgos de caídas. Objetivo: Evaluar la efectividad del uso de un video educativo y orientaciones verbales de enfermería desde la percepción de ancianos sobre los riesgos de caídas. Método: Estudio multimétodo, compuesto de investigación metodológica y Ensayo Clínico Aleatorizado (ECA) en la Atención Primaria de Salud de Bom Jesus, Piauí, Brasil. En el estudio metodológico, se construyó un video educativo para ancianos sobre los riesgos de caídas, el cual se sometió a una validación de contenido por 22 jueces expertos y una evaluación por 22 ancianos. Los datos se analizaron mediante el Índice de Validación de Contenido (IVC) y la prueba binomial. El ECA contó con una muestra de 138 ancianos, aleatorizados con una razón de 1:1, en el Grupo de Intervención (GI) (n= 69), que vieron el video educativo, y el Grupo de Control (GC) (n=69), que recibieron orientaciones verbales de enfermería. El resultado se evaluó mediante el Cuestionario de Percepción del Riesgo de Caídas (FRAQ-Brasil). La recolección de datos tuvo lugar en dos momentos en las Unidades de Atención Primaria de Salud: 1º – pre-prueba y aplicación de intervenciones; 2º – post-prueba (después de 30 días). La homogeneidad entre los grupos se verificó mediante las pruebas: t de Student (para muestras independientes), U de Mann-Whitney, Chi-cuadrada (para la proporción) y exacta de Fischer. En la comparación intragrupo, se utilizaron las pruebas t de Student (para muestras dependientes) y McNemar. En la comparación intergrupo, se utilizaron las pruebas t de Student (para muestras independientes), Chi-cuadrada (para la proporción) y exacta de Fisher. El nivel de significancia se consideró en el 5% y el intervalo de confianza en el 95%. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí (dictamen nº 3.334.943) e inscrito en el Registro Brasileño de Ensayos Clínicos (RBR- 8nfggd). Resultados: El video se construyó sobre la base de los principios de la Teoría Cognitiva del Aprendizaje Multimedia, compuesto por animación digital y narración en audio, el cual duró diez minutos y cinco segundos e incluyó riesgos biológicos, socioeconómicos, conductuales y ambientales por caídas y cuidados para evitarlas. Los ítems evaluados por los jueces expertos obtuvieron un IVC superior a 0.8, por lo que el video se consideró válido en cuanto a objetivos, estructura/presentación y relevancia. En la evaluación de los ancianos, el video se consideró adecuado en cuanto a contenido, requisitos de alfabetización, ilustraciones, layout y presentación, estimulación/motivación del aprendizaje y adecuación cultural, obteniendo así un IVC de 1.0. En el ECA, los grupos fueron homogéneos en la línea base del estudio en cuanto a variables demográficas, económicas, clínicas y de caídas (p>0,05). En el análisis intragrupo, el GI y el GC tuvieron una mayor percepción de los riesgos de caídas en la post-prueba, con diferencias estadísticamente significativas (GI=0,001; GC<0,001). En la comparación intergrupo, los promedios de la puntuación total del FRAQ-Brasil fueron similares en la pre-prueba (p=0,559); mientras que, en la post-prueba, el promedio de aciertos en el GC fue estadísticamente mayor que en el GI (p=0,013). Conclusión: El uso del video educativo y las orientaciones verbales de enfermería promovieron un aumento en la percepción de los ancianos sobre los riesgos de caídas. Sin embargo, la orientación verbal fue más efectiva para aumentar la percepción de los ancianos sobre los riesgos de caídas. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Acidentes por queda pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Filmes e vídeos educativos pt_BR
dc.subject Enfermagem geriátrica pt_BR
dc.subject Elderly pt_BR
dc.subject Accidental falls pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Instructional film and video pt_BR
dc.subject Geriatric nursing pt_BR
dc.subject Anciano pt_BR
dc.subject Accidentes por caídas pt_BR
dc.subject Educación en salud pt_BR
dc.subject elícula y video educativos pt_BR
dc.subject Enfermería geriátrica pt_BR
dc.title EFETIVIDADE DE VÍDEO EDUCATIVO E ORIENTAÇÕES VERBAIS DE ENFERMAGEM NA PERCEPÇÃO DE IDOSOS SOBRE OS RISCOS DE QUEDA: ensaio clínico randomizado pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account