Repositório Institucional da UFPI

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE BLOG NA AUTOCONFIANÇA DE PACIENTES E CUIDADORES PRATICANTES DO CATETERISMO INTERMITENTE LIMPO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BENÍCIO, Claudia Daniellla Avelino Vasconcelos.
dc.date.accessioned 2020-09-29T12:25:41Z
dc.date.available 2020-09-29T12:25:41Z
dc.date.issued 2020-09-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2421
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Lídya Tolstenko Nogueira. 1º Examinadora Externa: Profª. Dra.Alessandra Mazzo (EEUSP- RP).2º Examinadora Externa: Profª. Dra. Cristiana Brasil de Almeida Rebouças (UFC). 1º Examinadora Interna: Profª. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade. 2º Examinadora Interna: Profª . Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo.1º Suplente: Profª . Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia. 2º Suplente: Profª . Dra. Benevina Maria Villar Teixeira Nunes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Introdução. A internet possibilitou inovação nas áreas da Educação e Saúde, facilitando o acesso a conteúdos pouco explorados, como o Cateterismo Intermitente Limpo, cujo desconhecimento repercute negativamente na vida das pessoas. Objetivo: Avaliar o impacto do blog sobre o cateterismo intermitente limpo na autoconfiança de pacientes e cuidadores. Materiais e métodos: Estudo multimétodos, constituído por três subestudos. O primeiro, transversal e analítico: Pacientes e cuidadores praticantes do Cateterismo Intermitente Limpo e suas necessidades; o segundo: Construção e Validação em aparência, conteúdo e ergonomia de blog acerca dos cuidados de enfermagem no Cateterismo intermitente limpo e, o último: quase experimental, comparando a autoconfiança dos participantes antes e após a implementação do blog. A pesquisa foi realizada em estabelecimento de saúde pública, em Teresina, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. A coleta de dados deu-se de janeiro a março; e de setembro a outubro de 2018. A amostra foi constituída por 41 pacientes e 16 cuidadores, homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos. Os dados foram processados pelos Softwares livres “R” versão 3.5.1 e PSPP - Program for Statistical Analysis of Sampled Data versão 1.1.0. As variáveis quantitativas foram avaliadas por meio de estatística descritiva e as qualitativas usando proporção, com intervalos de confiança de 95%. Aplicaram-se o teste binomial para verificar a concordância entre os juízes (≥ 85%), e o teste de proporções para estimar a autoconfiança entre os participantes. Na análise inferencial, não paramétrica, utilizaram-se os testes de Fischer e Qui-quadradro na avaliação das dificuldades apresentadas na prática do CIL pelos participantes e o de McNemar, ao nível de 0,05 de significância entre duas proporções com as amostras pareadas, avaliando se os participantes melhoraram ou não a autoconfiança após apresentação do blog. Resultados: Após identificação das necessidades dos participantes quanto à prática do CIL, desenvolveu-se o blog PortalCIL cujo menu compõe seis abas que abordam sobre o cateterismo intermitente limpo. O blog foi validado por 08 juízes em Enfermagem, quanto ao conteúdo; e por 05 juízes em Informática, quanto à aparência e ergonomia. As recomendações dos juízes foram atendidas quase em sua totalidade. Em seguida o blog foi apresentado aos participantes para avaliação e comparação da autoconfiança, antes e depois. os participantes avaliaram o blog satisfatoriamente - avaliação global 95,1% (p-valor 0,951). Houve impacto positivo na autoconfiança dos participantes quanto à prática do CIL, de forma global (22,2%) e por item avaliado da Escala de autoconfiança (28,4%). Os itens mais impactantes positivamente foram os que questionam sobre a ‘escolha de usar ou não o lubrificante no momento de introduzir o cateter na bexiga’ (66,7%); seguidos da ‘capacidade de realizar o CIL’; ‘escolher o material a ser utilizado durante o CIL’ e ‘lavar as mãos antes do procedimento’ (50,0%). Conclusão: A adoção de blog como estratégia educacional na assistência à saúde, demonstrou resultados positivos quanto à prática do cateterismo intermitente limpo por pacientes e cuidadores, impactando na melhoria da autoconfiança dos participantes quanto à aspectos importantes inerentes à prática do CIL. ABSTRACT:Introduction: The Internet enabled innovation in the fields of Education and Health, facilitating the access to poorly explored contents, such as Clean Intermittent Catheterization, whose ignorance negatively impacts the lives of people Objective: To evaluate the impact of a blog on clean intermittent catheterization in the self-confidence of patients and caregivers. Materials and methods: This is a multi-method study consisted of three sub-studies. The first, cross-sectional and analytical: Patients and caregivers practicing Clean Intermittent Catheterization and their needs; the second: Preparation and Validation in appearance, content and ergonomics of a blog about nursing care in clean intermittent catheterization; and the latter: quasi-experimental, comparing the self-confidence of participants before and after the implementation of the blog. The research was performed in a public health facility located in Teresina, after approval of the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí. Data collection took place from January to March; and from September to October 2018. The sample was composed of 41 patients and 16 caregivers, men and women, aged 18 years or over. The data were processed by the free Softwares “R”, version 3.5.1, and PSPP, version 1.1.0. The quantitative variables were evaluated using descriptive statistics, while qualitative variables using proportion, with 95% confidence intervals. We applied the binomial test to check the agreement among the judges (≥ 85%), and the proportions test to estimate the self-confidence among the participants. In the non-parametric inferential analysis, we used the Fischer test; and, to evaluate the difficulties presented by the participants in the CIL practice, we used the Chi-square and McNemar’s tests, at a 0.05 significance level between two proportions with the paired samples, evaluating whether the participants improved or not the selfconfidence after the presentation of the blog. Results: After identifying the needs of the participants regarding the CIL practice, we developed the PortalCIL blog, whose menu consists of six tabs that deal with clean intermittent catheterization. The blog was validated by 08 judges in Nursing, regarding the content; and by 05 judges in Computer science, regarding the appearance and the ergonomics. The recommendations of the judges were met almost in their entirety. Subsequently, the blog was presented to the participants for evaluation and comparison of the self-confidence, before and after. We found that the participants rated the blog satisfactorily – global evaluation of 95.1% (pvalue 0.951). There was a positive impact on the self-confidence of the participants regarding the CIL practice, globally speaking (22.2%), and per item evaluated in the Self-confidence Scale (28.4%). The most positively impacting items were those who questioned the ‘choice of using the lubricant when the catheter was inserted in the bladder’ (66.7%); followed by the ‘ability to operate CIL’; ‘to choose the material to be used during CIL’; and ‘to wash hands before the procedure’ (50.0%). There was no negative impact on the self-confidence of the participants after the presentation of the blog. Conclusion: The adoption of technology – blog as an educational strategy in health care has demonstrated positive results regarding the practice of clean intermittent catheterization by patients and caregivers, since it impacted on the improvement of the self-confidence of the participants regarding important aspects inherent in the CIL practice. RESUMEN:Introducción: La Internet posibilitó la innovación en las áreas de Educación y Salud, facilitando el acceso a contenidos poco explotados, como el Cateterismo Intermitente Limpio, cuyo desconocimiento se reflecte negativamente en la vida de las personas. Objetivo: Evaluar el impacto de un blog sobre el cateterismo intermitente limpio en la autoconfianza de pacientes y cuidadores. Materiales y métodos: Estudio de múltiples métodos, compuesto por tres subestudios. El primero, transversal y analítico: Pacientes y cuidadores practicantes del Cateterismo Intermitente Limpio y sus necesidades; el segundo: Construcción y Validación en apariencia, contenido y ergonomía de un blog acerca de los cuidados de enfermería en el cateterismo intermitente limpio; y el último: casi experimental, comparando la autoconfianza de los participantes antes y después de la implementación del blog. La investigación se llevó a cabo en un establecimiento de salud pública ubicado en Teresina, tras la aprobación del Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí. La recolección de datos se dio de enero a marzo; y de septiembre a octubre de 2018. La muestra estaba compuesta por 41 pacientes y 16 cuidadores, hombres y mujeres, con edad a partir de los 18 años. Los datos fueron procesados por los Softwares libres “R”, versión 3.5.1, y PSPP, versión 1.1.0. Las variables cuantitativas fueron evaluadas por medio de estadística descriptiva, y las cualitativas usando proporción, con intervalos de confianza del 95%. Se aplicó la prueba binomial para chequear la concordancia entre los jueces (≥ 85%), y la prueba de proporciones para estimar la autoconfianza entre los participantes. En el análisis inferencial, no paramétrico, se utilizaron las pruebas de Fischer; y, en la evaluación de las dificultades presentadas en la práctica del CIL por los participantes, se utilizaron la del Chi-cuadrado y la de McNemar, al nivel de 0,05 de significancia entre dos proporciones con las muestras pareadas, evaluando si los participantes mejoraron o no la autoconfianza después de la presentación del blog. Resultados: Después de la identificación de las necesidades de los participantes en cuanto a la práctica del CIL, se desarrolló el blog PortalCIL, cuyo menú compone seis pestañas que abordan sobre el cateterismo intermitente limpio. El blog fue validado por 08 jueces en Enfermería, en cuanto al contenido; y por 05 jueces en Computación, en cuanto a la apariencia y la ergonomía. Las recomendaciones de los jueces fueron atendidas casi en su totalidad. Posteriormente, el blog fue presentado a los participantes para evaluación y comparación de la autoconfianza, antes y después. Se comprobó que los participantes evaluaron el blog satisfactoriamente – evaluación global del 95,1% (p-valor 0,951). Hubo un impacto positivo en la autoconfianza de los participantes en cuanto a la práctica del CIL de forma global (22,2%) y por ítem evaluado de la Escala de autoconfianza (28,4%). Los ítems más impactantes positivamente fueron los que cuestionan sobre la ‘elección de usar o no el lubricante en el momento de introducir el catéter en la vejiga’ (66,7%); seguidos de la ‘capacidad de operar el CIL’; ‘elegir el material que se utilizará durante el CIL’; y ‘lavarse las manos antes del procedimiento’ (50,0%). No hubo un impacto negativo en la autoconfianza de los participantes después de la presentación del blog. Conclusión: La adopción de tecnología – blog como estrategia educativa en la asistencia a la salud ha demostrado resultados positivos en cuanto a la práctica del cateterismo intermitente limpio por pacientes y cuidadores, ya que impactó en la mejora de la autoconfianza de los participantes en cuanto a aspectos importantes inherentes a la práctica del CIL. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Blog pt_BR
dc.subject Autoconfiança pt_BR
dc.subject Paciente pt_BR
dc.subject Cateterismo Intermitente Limpo pt_BR
dc.subject Self-confidence pt_BR
dc.subject Patient pt_BR
dc.subject Clean Vesical Intermittent Catheterization. pt_BR
dc.subject Autoconfianza pt_BR
dc.subject Cateterismo Vesical Intermitente Limpio pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE BLOG NA AUTOCONFIANÇA DE PACIENTES E CUIDADORES PRATICANTES DO CATETERISMO INTERMITENTE LIMPO pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Teses do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account