Repositório Institucional da UFPI

CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES ACERCA DO COMPORTAMENTO SUICIDA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BRITO, Mara Dalila Leandro de Sousa.
dc.date.accessioned 2020-03-03T17:26:16Z
dc.date.available 2020-03-03T17:26:16Z
dc.date.issued 2020-03-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1993
dc.description Orientador: Prof. Dr. Fernando José Guedes da Silva Júnior. Membro Interno: Profª. Drª. Jaqueline Carvalho e Silva Sales. Membro Externo: Profª. Drª. Angélica Martins de Souza Gonçalves (Universidade Federal de São Carlos). Membro Suplente: Profª. Drª. Claudete Ferreira de Souza Monteiro (UFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: INTRODUÇÃO: O comportamento suicida engloba a ideação suicida, o planejamento, a tentativa de suicídio e, pode culminar, no próprio suicídio. Têm-se identificado alta prevalência deste comportamento em adolescentes. Em decorrência do contato mais próximo às famílias, em especial dos adolescentes, as escolas em associação às Unidades Básicas de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, são consideradas essenciais na prevenção do comportamento suicida, tendo o professor como elo entre os serviços, por estes se localizarem em posição estratégica dentro do ambiente escolar, para atuarem como provedores da prevenção do comportamento suicida. OBJETIVO: Analisar conhecimentos e práticas de professores de ensino fundamental sobre comportamento suicida e estratégias de prevenção. MÉTODO: Estudo qualitativo apoiado na pesquisa-ação, desenvolvido em escola pública do município de Teresina, Piauí, Brasil. A amostra foi constituída por nove professores de ensino fundamental. O estudo foi dividido em fases operacionais, a saber: introdutória ou de negociação; de desenvolvimento (seminários), de mapeamento e categorização dos dados; e os resultados, que foram apresentados em forma de artigo. Utilizaram-se técnicas pautadas no Método Criativo e Sensível. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido conforme aspectos éticos das Resoluções nº. 466/2012 e nº. 510/16, regulamentadas pelo Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS: O conhecimento dos professores baseava-se na identificação dos sinais de alerta em sala de aula, recomendando-se para prevenção a identificação do aluno em risco, a observação, o diálogo, o monitoramento e a utilização de redes de apoio. Em relação à prática, citou-se a aproximação professor-aluno e a identificação e prevenção do bullying. CONCLUSÃO: Observa-se a necessidade de ações voltadas para a capacitação e educação permanente desses profissionais, tendo em vista sua posição privilegiada para a promoção de ambientes saudáveis e intervenções de resiliência bem como para a prevenção e identificação dos adolescentes em risco, com manejo adequado e encaminhamento compartilhado aos serviços de saúde. ABSTRACT: INTRODUCTION: The suicide behavior embodies for suicide thinking, the planning, the suicide attempt and, can culminate, in the suicide. It has itself identified high prevalence of this behavior in teenagers. Due to the nearest contact to the families, especially of the teenagers, schools in association to the Basic Units of Health, by means of the Program Health at school, are considered essential in the suicide behavior prevention having the teacher as link among services for these in strategic position inside the school environment for acting as behavior suicide prevention purveyors. GOAL: Analyze knowledges and teachers' practices of fundamental teaching about prevention suicide behavior and strategies. METHOD: Qualitative study supported in the research-action, developed at public school of the municipal district of Teresina, Piauí, Brazil. The sample was constituted by nine teachers of fundamental teaching. The study was divided into operational phases to know: Introductory or of negotiation; of development (seminars), of plotting and categorization of data; And the results that were presented in article form. It used itself techniques ruled in the Creative and Sensitive Method. All the participants signed informed and consent form according to ethical aspects of the Resolution nº. 466/2012 and nº. 510/16, regulated by the National Health Council. RESULTS: The teachers' knowledge based itself in the alert signals identification in class room recommending itself for prevention student's identification in risk, the observation, the dialog, monitoring and the support chains utilization. Regarding the practice, it was cited the approach teacher-student and bullying identification and prevention. CONCLUSION: It observes itself the need to actions geared to the training and permanent education of these professional having in mind its position privileged for resilience healthy environments and interventions promotion as well as for the prevention and teenagers' identification in risk with adequate handling and shared guiding to the health services. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comportamento autodestrutivo pt_BR
dc.subject Adolescente pt_BR
dc.subject Suicídio pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Prevenção pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Self-destructing behavior pt_BR
dc.subject Teenager pt_BR
dc.subject Suicide pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Prevention pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.title CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFESSORES ACERCA DO COMPORTAMENTO SUICIDA E ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account