Abstract:
RESUMO: O levantamento de informações sobre a realidade dos egressos proporciona
reflexão sobre o processo de formação em enfermagem e contribui para aperfeiçoar
estratégias pedagógicas de formação profissional. Este estudo, realizado com 104
egressos de enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade
Federal do Piauí (CGE/UFPI), formados de 2009 a 2011, trata-se de pesquisa
descritiva, transversal, com objetivo de caracterizar o perfil dos egressos em relação
aos aspectos socioeconômicos, demográficos, formação, atuação e realização
profissional. Coletaram-se os dados de maio a setembro de 2013, por meio da
aplicação de questionário. Para a análise estatística utilizou-se o aplicativo Statistical
Package for the Social Science, versão 18.0. Para verificar diferenças entre duas
médias foi utilizado o teste de Mann-Whitney, e para correlacionar as variáveis,
usou-se a correlação de Spearman. Para verificar associação entre as variáveis
qualitativas foi utilizado o qui-quadrado de Pearson (²). Em todas as análises foi
utilizado o nível de significância de 5%. A amostra compôs-se de maioria jovem,
feminina, solteira, sem filhos, residentes em Teresina, com renda média mensal de
R$ 3.409,80. A maioria realizou atividades complementares durante a graduação,
fez ou estava fazendo cursos de pós-graduação e estava trabalhando como
enfermeiro. Dentre esses, 62% possuíam apenas um emprego, 57% já haviam
passado por dois a quatro empregos desde a formação, e 46,4% dos vínculos
empregatícios foram na área hospitalar. Grande parte atuava predominantemente na
assistência e 65,8% afirmaram executar a Sistematização da Assistência de
Enfermagem (SAE), porém não realizavam todas as etapas. As atividades em
equipe multiprofissional eram realizadas por 65,8% dos egressos, e 60,8% não
participavam de nenhuma entidade de classe. As maiores contribuições do
CGE/UFPI foram atribuídas às competências “Aprender por iniciativa própria” e
“Respeitar os princípios éticos e legais”. As menores contribuições foram apontadas
nas habilidades “Atuar na gerência de enfermagem” e “Participar de entidades de
classe”. Houve associação estatisticamente significativa entre as variáveis ‘área de
atuação hospitalar’ e ‘realização da SAE’, ‘participação em programas de iniciação
científica’ e ‘realização de trabalho científico’, e ‘contribuição do curso para atuar
utilizando o processo de enfermagem/SAE’ e ‘realização da SAE’. O perfil
caracterizado mostrou a maioria de enfermeiros jovens, do sexo feminino, em início
de carreira. A maioria realizou educação continuada em cursos de especialização e
menor quantidade em mestrado. Atuavam predominantemente na assistência, nas
áreas hospitalar e de saúde pública. Grande parte realizava a sistematização da
assistência de enfermagem, porém de forma incompleta. A participação em
entidades de classe foi pouco expressiva, e alguns demonstraram sentimento de
insatisfação com a profissão. Quanto às contribuições do Curso, não foram
satisfatórias quanto às competências ‘atuar na gerência de enfermagem’ e ‘participar
de entidades de classe’. Desta forma, propõem-se modificações no Projeto
Pedagógico do CGE/UFPI, no tocante às competências relacionadas à consciência
crítica e política do egresso e administração e gerência em enfermagem. Concluiuse
que a realização de estudos com os egressos deve ser feita periodicamente, para
que seus resultados possibilitem reflexões, mudanças e/ou aperfeiçoamentos do
currículo do Curso. ABSTRACT: The gathered information about the reality of graduates provides reflection on the process of nursing education and contributes to improving teaching training strategies. This study, conducted with 104 nursing graduates of the Undergraduate inNursing, from Federal University of Piauí (CGE/UFPI), trained from 2009 to 2011, is a descriptive and cross-sectional research, in order to characterize the profile of graduates in relation to socioeconomic, demographic, education, experience and professional achievement. We collected data from May to September 2013, through
a questionnaire. For statistical analysis, we used the application Statistical Package
for the Social Sciences, version 18.0. To see differences between two means, the
Mann-Whitney test was used, and to correlate the variables used to de Spearman
correlation. To assess the association between qualitative variables the chi-square
test was used. In all analyzes, the significance level of 5% was used. The sample
was composed of mostly young, female, single, no kids, living in Teresina, with an
average monthly income of R$ 3,409.80. Most complementary activities held during
graduation did or was doing postgraduate degree and was working as a nurse.
Among these, 62% had only one job, 57% had undergone two to four jobs since the
formation and 46.4% of employment relationships were in the hospital area. Much
acted predominantly on the tour, and 65.8% said they perform Nursing Care System
(NCS), but did not perform all the steps. The multidisciplinary team activities were
performed by 65.8% of the graduates, and 60.8% did not participate in any class
entity. The major contributions of the course competencies were attributed to "learn
on their own initiative" and "Respect the ethical and legal principles." Smaller
contributions were highlighted in skills "Acting in nursing management" and "Attend
class entities". There was a statistically significant association between the variables'
area of hospital operations' and 'realization of NCS', 'participation in undergraduate
research programs' and' conducting scientific work ', and' contribution of the course
to act using the nursing process/NCS’ and ‘completion of NCS'. The featured profile
showed predominance of young nurses, female and early career. Most of them held
in continuing education courses and lower amount of expertise in master. They
worked predominantly in care, the hospital and public health areas. Most of them
accomplished the systematization of nursing care, however incompletely. The
participation in professional associations was not significant, and showed some
feeling of dissatisfaction with the profession. In relation to the contributions of Nursing
graduation Course, were not satisfactory as regards the powers 'work in nursing
management' and 'participate in associations'. Thus, we propose modifications to the
pedagogical project of CGE/UFPI, related to the egress’ critical concerns and
administration and nursing management policy awareness skills. It was concluded
that the studies with the graduates should be done periodically, so that their results
allow reflections, changes and/or improvements of the Course curriculum.