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RESUMO: A questão das diferenças, e das desigualdades e discriminações por elas geradas, é
complexa, com nuances e características multidimensionadas. Incorporar esta
discussão nas tentativas de compreender os atos discriminatórios e os óbices
enfrentados por suas vítimas é necessidade na sociedade atual, em que as
diversidades estão sendo problematizadas cada vez mais. Nesse sentido, a
pesquisa em discussão tratou sobre as experiências educacionais vividas por
mulheres lésbicas afrodescendentes. Como apoio para o presente estudo, foram
consultados trabalhos de Moura (1988), Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008,
2010, 2011), Cunha Júnior (2005), Fanon (2008), Castro e Abramovay (2006),
Schumaher (2007), Risério (2007), Gomes (2008), Martins (2013), Junqueira (2013),
no que diz respeito à educação e afrodescendência. Os estudos de Butler (2001),
Louro (2004, 2010, 2012), Furlani (2011), Brah (2013), Piscitelli (2013) também são
fontes para este, no que concerne a questões de gênero, sexualidade e a
intersecção entre estigmas. O estudo tinha como objetivo geral investigar as
experiências de vida, na escola e fora dela, de lésbicas afrodescendentes que vivem
em Teresina-PI. Os objetivos específicos foram caracterizar vivências da fase
escolar, verificar a importância de outros agentes, como movimentos sociais, na
promoção da educação fora da sala de aula e apontar de que maneira a escola e a
educação realizada fora dela interferiram na construção da(s) identidade(s) das
entrevistadas. A pesquisadora utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas
semiestruturadas, à luz das contribuições de Caleffe e Moreira (2006). Através desta
investigação, foi possível entender facetas diversas e desafiadoras de experiências
deste grupo de mulheres lésbicas afrodescendentes, o que possibilitou a
problematização das temáticas abordadas. Perspectivas foram lançadas, tais como
a importância do debate sobre as diferenças e o respeito à diversidade no
desenvolvimento da consciência crítica dos(as) alunos(as), temas silenciados na
escola e em casa. A realização deste trabalho destacou a necessidade de que se
desenvolvam mais pesquisas envolvendo gênero, sexualidade e raça e os
consequentes entrecruzamentos destas categorias nas áreas das educações
escolar e social, uma vez que a complexidade destas relações é, a cada dia, mais
evidenciada. ABSTRACT: The issue of differences and inequalities and discrimination they engender, is
complex, with multimensionated characteristics. Embed this discussion in attempts to
understand the discriminatory acts and the obstacles faced by victims is needed in
today's society, where differences are increasingly being problematized. In this
sense, the research discussion ensued about the educational experiences of African
descent experienced by lesbian women. As support for this study were consulted
jobs Moura (1988), Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011), Cunha
Júnior (2005, 2008), Fanon (2008), Castro; Abramavoy ( 2006) Schumaher (2007),
Risério (2007), Gomes (2008), Martins (2013) Junqueira (2013) with respect to
education and afrodescendência. Studies of Butler (2001) Blonde (2004, 2010,
2012), Furlani (2011), Brah (2013), Piscitelli (2013) are also sources for this, with
regard to issues of gender, sexuality and the intersection between stigmas. The study
was aimed at investigating the experiences of life, in school and outside of lesbians
of African descent living in Teresina-PI. The specific objectives were to characterize
experiences of school age, to verify the importance of other agents, such as social
movements, in promoting education outside the classroom and point out how the
school and education held outside interfered in building (s) identity (s) of the
interviewees. The researcher used a qualitative approach with semistructured
interviews, in light of the contributions of Moreira (2006). Through this research, it
was possible to understand various facets and challenging experiences of this group
of lesbians of African descent, allowing the questioning of the subjects addressed, in
addition to launching some perspectives for future studies in the areas of social and
academic educations. This work highlighted the need to develop more research
involving sexuality, race, education, and the intersections of these cat egories, since
the complexity of these relationships is every day more evident. |
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