Abstract:
RESUMO: O objetivo deste trabalho investigativo está centrado no universo dos Grupos Comunitários Produtivos que integram o Projeto de educação da Diocese de Parnaíba. Buscamos compreender sua gênese, sua prática e motivações como sendo ação orgânica da Igreja local, através das CEBs. Escolhemos como ambiente de pesquisa dois grupos comunitários da localidade Rancharia que desenvolveram um sistema cooperativo de práticas econômicas de subsistência, centradas na apicultura e horticultura. No interior desses grupos se situa uma educação comunitária, cuja intenção da Igreja e dos assessores técnicos é a de propiciar aos comunitários a autonomia. A atuação dos grupos comunitários produtivos inseridos num processo educativo revela, no presente, um modo de evangelização da Igreja que mudou no tempo. Revela também uma forma de educação que produz através de novos saberes uma sociabilidade na qual a solidariedade se manifesta. Entretanto, uma educação ladeada por tensões, devido aos saberes da tradição entrarem em conflito com saberes sistematizados, científicos e tecnológicos que dão um contorno moderno às práticas econômicas dos comunitários. ---------------ABSTRACT: The objective of this investigative work is centered in the universe of the Productive Communitarian Groups that integrate the Project of education of the Diocese of Parnaíba. We search to understand its gênese, practical its and motivations as being organic action of the local Church, through the CEBs. We choose as surrounding of research two communitarian groups of the Rancharia locality that had developed a cooperative system of practical economic of subsistence, centered in the beekeeping and horticulture. In the interior of these groups if it points out a communitarian education, whose intention of the Church and the assessors communitarian technician is to propitiate to the a autonomy. The performance of the inserted productive communitarian groups in an educative process discloses, the gift, a way of evangelização of the Church that moved in the time. It also discloses an education form that produces through new knowing a sociability in which manifest solidarity if. However, an education tipped for tensions, which had to knowing them of the tradition to enter in conflict with knowing systemize, scientific and technological that give a modern contour to practical the economic ones of the communitarian ones.