Abstract:
RESUMO: Este estudo constitui-se em pesquisa sobre formação continuada de profissionais do ensino
médio (professores e coordenadores pedagógicos) e sua articulação com o currículo e a
prática pedagógica. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e
Práticas Pedagógicas, do PPGED e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas
Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do
Piauí. Analisa a contribuição da formação continuada dos profissionais do ensino médio, face
aos desafios da educação integral, integrada, para as práticas curriculares e pedagógicas.
Contou com a participação de professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino do
Estado do Piauí. O referencial teórico metodológico configura-se como pesquisa Qualitativa
do tipo Estudo de Caso (BOGDAN e BIKLEN, 1994; YIN, 2010). A pesquisa fundamenta-se
em documentos disponibilizados pelo INEP, MEC e SEDUC-PI escolas pesquisadas e, em
estudiosos que debatem a educação na perspectiva da formação integral, entre os quais,
Coelho (2009), Giroux (1997), Macedo (2007), Morin (2003, 2009, 2011), Perrenoud (1997),
Sacristán (2000), Veiga (2010). Para produção das informações, os procedimentos
metodológicos adotados foram: questionário e entrevista. Para a organização das informações
e sua análise, utilizou-se como orientação teórica a categorização e Análise de Discurso,
pautadas na leitura das obras de Bardin (2011), Oliveira (2007) Orlandi (1988, 2012),
Pêcheux (2012). A opção pela abordagem qualitativa justifica-se por possibilitar uma visão
sistêmica, dos sujeitos e do objeto. O interesse da pesquisadora deriva do seu ingresso no
magistério público, quando se deparou com dificuldades em relação ao currículo do ensino
médio, acentuado ao compor a equipe da Gerência de Ensino Médio da Secretaria Estadual de
Educação. Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: Como a
formação continuada dos profissionais do ensino médio tem contribuído para a consolidação
das práticas curriculares e pedagógicas diante dos desafios da educação integral, integrada?
Tendo como objetivo geral analisar a contribuição da formação continuada dos profissionais
do ensino médio, em face aos desafios da educação integral, integrada, para o
desenvolvimento das práticas curriculares e pedagógicas. Para garantir o estudo das diferentes
variáveis que implicam a compreensão de um ambiente educativo, definiu-se como objetivos
específicos: identificar a percepção dos professores sobre a formação continuada na escola e a
educação integral, integrada; refletir sobre as práticas curriculares e pedagógicas
desenvolvidas pelos professores do Ensino Médio em escolas de tempo integral; estabelecer
interfaces entre a formação continuada, as práticas pedagógicas e o desempenho da escola. Os
resultados apontam para a compreensão de que as iniciativas de formação continuada
desenvolvidas no período da implantação e implementação dos CEMTIs, foram executadas de
forma fragmentada e, aliada à alta rotatividade de professores contribuíram para
descontinuidade de projetos pedagógicos dificultando a integração das atividades nas escolas.
Conclui-se que a consolidação da escola de tempo integral, integrada, preconizada pela
Constituição Federal, LDB e recentemente regulamentada pelo PNE requer uma política mais
efetiva de formação continuada para os professores. ABSTRACT: This study presents a research about the continued formation of High School professionals
(teachers and pedagogical supervisors) and its link with the curricula and the pedagogical
practices. It is bonded to the Line of Research: Teaching, Formation of Teachers and
Pedagogical Practices of the PPGED and the Interdisciplinary Nucleus of Research about
Curricular Practices and Formation of the Professionals of Education (NIPPC), of the Federal
University of Piauí. It analyzes the contribution of the continued formation of the high school
professionals, considering the challenges that the integral and integrate education imposes to
the pedagogical and curricular practices. It counted with the participation of teachers and
pedagogical supervisors from the teaching system of the State of Piauí. The methodological
theoretical reference is set up as Qualitative research, specifically Case Study (BOGDAN and
BIKLEN, 1994; YIN, 2010). The research is based on documents provided by INEP, MEC,
SEDUC-PI, studied schools and in researchers that debate education in the perspective of
integral formation, for instance, Coelho (2009), Giroux (1997), Macedo (2007), Morin (2003,
2009, 2011), Perrenoud (1997), Sacristán (2000), Veiga (2010). To produce information, the
methodological procedures adopted were: questionnaire and interview. To organize and
analyze information, the theoretical orientation adopted were the categorization and Discuss
Analysis, guided by the reading of Bardin’s (2011), Oliveira’s (2007) Orlandi’s (1988, 2012),
Pêcheux’s (2012) studies. The adoption of the qualitative approach was made, because it
allows a systemic picture of the subjects and object. The interest of the researcher comes from
her insertion in public mastership, when she faced difficulties regarded to the high school
curriculum, improved when composing the High School Management staff, of the
Educational State Secretary. Those concerns leaded to the main question of the study: How
the continued formation of the high school professionals has contributed to the consolidation
of the pedagogical and curricular practices against the challenges of the integral and integrate
education? The main objective is to analyze the contribution of the continued formation of the
high school professionals, against the challenges that the integral and integrate education
imposes to the development of pedagogical and curricular practices. In order to guarantee the
study of the different variables that implies the comprehension of an educative environment, it
has been defined as specific objectives: to identify the perception of the teachers about the
continued formation at school and the integral and integrate education; to reflect about the
pedagogical and curricular practices developed by the High School teachers at full time
schools; to establish interfaces among the continued formation, the pedagogical practices and
the performance of the school. The results point to the comprehension that the continued
formation initiatives, developed on the phase of implantation and implementation of the
CEMTIs, were fragmentally executed and allied to a constant changes of teachers, contributed
negatively to the continuity of pedagogical projects and the integration of the activities in
schools. It is concluded that the consolidation of full-time school, integrated, preconized by
the federal constitution, LDB and recently regulated by the PNE requires a more effective
policy for continued formation for teachers.