Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: contextos de reelaboração do letramento de professores.

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dc.contributor.author SANTOS, Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento
dc.date.accessioned 2018-01-25T13:09:50Z
dc.date.available 2018-01-25T13:09:50Z
dc.date.issued 2018-01-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/949
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Edna Brito. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Georgyanna Andréa Silva Morais (UEMA). 2º Membro Externo: Profª. Drª. Iveuta de Abreu Lopes (UESPI). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Josânia Lima Portela Carvalhêdo. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Bárbara Maria Macêdo Mendes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A leitura e a escrita são reconhecidamente valorizadas nas sociedades constituindo-se canal para acesso à informação e à produção do conhecimento. O papel do professor alfabetizador incorpora o compromisso de ensinar o aluno a ler e a escrever, bem como a ser usuário desses processos na vida social. Constitui-se um desafio que transcende amplamente a alfabetização: inserir o alunado na cultura do escrito, fazendo da escola um espaço onde leitura, escrita, produção e interpretação de textos sejam direitos legitimados, práticas vivas e vitais. O presente estudo está associado à linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa, tem como objeto de investigação e foco a seguinte questão: Quais as relações entre as experiências de letramento de alfabetizadores em suas histórias de vida pessoal e profissional e a reelaboração de suas práticas no ensino da leitura e da escrita? Nesta perspectiva, tem como objetivo geral investigar quais as relações entre as experiências de letramento de alfabetizadoras em suas histórias de vida pessoal e profissional e a reelaboração de suas práticas no ensino da leitura e da escrita. Com base neste objetivo, desenvolve-se a partir das seguintes questões norteadoras: Que situações de leitura e escrita compõem as histórias de vida pessoal e profissional de alfabetizadoras? Que mediadores de letramentos afetaram as histórias de leitura e escrita de alfabetizadoras? Quais situações de letramento estão presentes na prática docente alfabetizadora? Que possibilidades de reelaboração das práticas de letramento são indicadas pelas alfabetizadoras?. O embasamento teórico-metodológico respalda-se nas contribuições de Street (2014), Contreras (2002), Brito (2011), Freire (2005, 2011, 2014) Kleiman (2007), Formosinho e Machado (2009), Giroux e McLaren (1997), Giroux (1998), Ferreira (2009), entre outros. Adota como metodologia a pesquisa narrativa, seguindo os pressupostos do método autobiográfico. A metodologia é pautada nas narrativas porque permite extrair aspectos objetivos das histórias narradas que revelam e traduzem os significados implícitos sobre o letramento das professoras alfabetizadoras. Harmoniza-se com a análise dos aspectos da realidade educacional vivenciada pelas interlocutoras da pesquisa, diante da intenção de investigar a constituição do letramento de alfabetizadoras em suas histórias de vida pessoal e profissional. Define como técnica de produção de dados a oficina biográfica e o memorial, conforme orientações de Delory-Momberger (2014). Conta com a participação de sete professoras-interlocutoras, selecionadas de acordo com os seguintes critérios: pertencer ao quadro de professores efetivos da rede, estar atuando em classes de alfabetização, ou seja, até o 4º ano do ensino fundamental e disponibilidade para participar da pesquisa. A análise de dados mostra que as alfabetizadoras vivenciaram/vivenciam diferentes situações de leitura e escrita, com ênfase em objetivos escolares e acadêmicos. Mostra, também, que diferentes mediadores compõem suas histórias de letramento, destacando-se a ação familiar e de professores nos diferentes níveis de ensino. O resultado confirma a proposição da tese de que as experiências de letramento de professores alfabetizadores em suas histórias de vida pessoal e profissional demarcam suas práticas de letramento na alfabetização de crianças. --------- ABSTRACT: Reading and writing are known to be valued in societies becoming the channel for access to information and knowledge production. The role of the literacy teacher embodies the commitment to teach the student to read and write, as well as being a user of these processes in social life. It constitutes a challenge that transcends widely literacy: entering students to the culture of writing, making the school a space where reading, writing, production and interpretation of texts to be legitimized rights, being a practical reality, and vital. The present study is associated with the line of research teacher training and educational practice, has as its object of study and focus on the following question: What is the relationship between the experiences of literacy of literacy in their stories of personal and professional life and the reworking of their practices in the teaching of reading and writing?.In this perspective the study has as general objective to investigate the relationships between the literacy experiences of literacy teachers in their personal and professional life histories and the re-elaboration of their practices in the teaching of reading and writing. Based on this objective, the study will be developed based on the following guiding questions: What reading and writing situations make up the personal and professional life histories of literacy teachers? Which literacy mediators affected the reading and writing histories of literacy teachers? What literacy situations are present in the literacy teaching practice? What possibilities of reworking literacy practices are indicated by literacy teachers? The development of this study is a theoretical foundation - methodological framework based on contributions of Street (2014), Contreras (2002), Brito (2011), Freire (2005, 2011, 2014), Kleiman (2007), Formosinho and Machado (2009), Giroux and McLaren (1997), Giroux (1998), Ferreira (2009), among others. The study has as methodology the research narrative, following the assumptions of the autobiographical method. The methodology is based on narratives because it allows remove objective aspects of the stories recounted that reveal and reflect the implicit meanings about the literacy of the literacy teachers. It harmonizes with the analysis of aspects of the educational reality experienced by the interlocutors of the research and with our intention to investigate the formation of literacy in their personal and professional life histories. Had as technique for data production the biographical workshop and the memorial according to Delory-Momberger (2014). The study was attended by seven teachers selected according to the following criteria: to belong to the effective faculty of the network, is working in literacy classes, that is, until the 4th year of elementary education and that wants and has availability for Participate in the survey. The data produced show that literacy teachers experienced/experienced different reading and writing situations, with emphasis on academic and academic objectives. They also show that different mediators have composed literacy stories, highlighting family and teacher action at different levels of education. The result confirms the proposition of the thesis that literacy experiences of literacy teachers in their personal and professional life histories demarcate their literacy practices in children's literacy. ---------------- RÉSUMÉ: Lecture et l'écriture sont reconnus comme valeur dans les sociétés constituant le canal d'accès à l'information et la production de connaissances. Il est un défi qui va bien au-delà de l'alphabétisation: insérer le corps étudiant à la culture écrite, ce qui rend l'école un lieu où la lecture, l'écriture, la production et l'interprétation des textes sont des droits légitimes, étant pratiques en vie et vitales. Cette étude est associée à la ligne de la recherche de formation des enseignants et la pratique de l'éducation, est à l'étude et de se concentrer sur la question: Quelles sont les relations entre les expériences d'alphabétisation d'alphabétisation dans leurs histoires de vie personnelle et professionnelle et la refonte de ses pratiques à lire et à écrire l'enseignement? Dans cette perspective, l'étude a pour objectif général d'enquêter sur ce que les relations entre les expériences des enseignants d'alphabétisation d'alphabétisation dans leurs histoires de vie personnelle et professionnelle et la refonte de ses pratiques en lecture et écriture éducation. Sur la base de cet objectif l'étude sera mis au point à partir des questions suivantes: Quelles directeurs des situations de lecture et d'écriture inventent des histoires d'enseignants d'alphabétisation de la vie personnelle et professionnelle? Literacies que les médiateurs ont affecté les histoires de lecture et d'écriture des enseignants d'alphabétisation? Quelles situations sont présentes dans la pratique de l'alphabétisation d'alphabétisation? Quelles sont les possibilités de reprise des pratiques d'alphabétisation sont indiqués par les enseignants d‟alphabétisation? Le développement de cette étude est base théorique - soutenu méthodologique des contributions de Street (2014), Contreras (2002), Brito (2011), Freire (2005, 2011, 2014) Kleiman (2007), Formosinho et Machado (2009), Giroux et McLaren (1997), Giroux (1998), Ferreira (2009), entre autres. La recherche narrative de la méthodologie de l'étude, selon les hypothèses de la méthode autobiographiques. La méthodologie est basée sur des récits, car il permet d'extraire des aspects objectifs des histoires racontées qui révèlent et reflètent les significations implicites de l'alphabétisation des enseignants d'alphabétisation. En harmonie avec l'analyse des aspects de la réalité éducative vécue par les interlocuteurs de la recherche et avec notre intention d'enquêter sur la mise en place des enseignants d'alphabétisation d'alphabétisation dans leurs histoires de vie personnelle et professionnelle avaient comme technique de production de données et atelier mémoire biographique comme directives Delory Momberger (2014). L'étude a compté avec la participation de sept enseignants sélectionnés selon les critères suivants: l'appartenance à cadre réseau permanent, travaille dans des cours d'alphabétisation, soit jusqu'à la 4ème année de l'école primaire et veut et a la disponibilité pour participer. Les données produites montrent que les enseignants d'alphabétisation ont connu une/expérience différente des situations de lecture et d'écriture, en mettant l'accent sur les objectifs scolaires et universitaires. Ils montrent également que différents médiateurs ont fait des histoires d'alphabétisation, en particulier l'action familiale et les enseignants à différents niveaux de l'enseignement. Le résultat confirme la proposition de la thèse selon laquelle les expériences d'alphabétisation des enseignants d'alphabétisation dans leurs histoires de vie personnelle et professionnelle de leurs pratiques délimitent l'alphabétisation dans l'alphabétisation des enfants. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Formação de professores alfabetizadores pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Teacher Training Literacy pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.subject Alphabétisation pt_BR
dc.subject Les enseignants en matière d'alphabétisation pt_BR
dc.subject L'enseignement pratique pt_BR
dc.title FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: contextos de reelaboração do letramento de professores. pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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