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RESUMO: A análise sobre o sistema de avaliação, com o objetivo de compreender as práticas avaliativas a partir da concepção de educação, de escola, de diretrizes, de políticas públicas, leva-nos à discussão e à reflexão que apontam para as possibilidades de um olhar crítico em relação às práticas que vêm sendo desenvolvidas, como meio de fortalecer as que são significativas ao processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa buscou analisar as concepções de avaliação construídas pelos professores de geografia, da educação básica, da rede municipal de ensino de Teresina, ressaltando as relações entre concepções e práticas avaliativas nas dimensões didático-pedagógicas e normativas. Partindo deste pressuposto, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva na abordagem qualitativa. No processo de coleta de dados, optou-se por questionário, entrevista, observação, análise de documentos oficiais e de conteúdo, sob a perspectiva de Bardin (1977). A pesquisa desenvolve-se tendo como sujeitos quatro professores de geografia que atuam no 6º ano do Ensino Fundamental. Os pressupostos teóricos que nortearam este estudo se fundamentaram em autores que discutem sobre a concepção de avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Tomou-se como referência para a abordagem de concepção de avaliação as obras de Haidt (1994), Hoffman (2007), Libâneo (1994), Luckesi (2001), Vasconcellos (1995), Zabala (2010), entre outros. Para a discussão sobre o ensino de geografia, foram utilizadas as obras de Antunes (2003), Callai (2011), Cavalcanti (2002) e Castrogiovanni (2003). Constatou-se a coexistência de concepções de avaliação voltadas às tendências educacionais inovadoras que têm como sustentação teórica os princípios do construtivismo. Observou-se que houve uma mudança no desenvolvimento do processo avaliativo das escolas, pois as raízes tradicionais que prevaleciam nas instituições de ensino estão sendo substituídas por metodologias progressistas que visam à formação crítica e reflexiva do aluno. Assim, os docentes pesquisados, em sua maioria, apresentaram uma consciência a respeito da importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem em geografia. Os dados encontrados tornam-se fundamentais e relevantes à comunidade escolar, por promoverem reflexões acerca da função que a avaliação vem desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro, tendo em vista que toda prática educativa reflete, implícita ou explicitamente, a concepção sobre o tipo de sujeito que a escola deseja formar. Conclui-se, a partir dos resultados desta investigação, que três dos quatro professores analisados apresentam concepções de avaliação que os permitem desenvolver um processo avaliativo significativo ao desenvolvimento da aprendizagem do aluno. A possível contribuição com este trabalho está em possibilitar um repensar sobre a importância da avaliação e suas implicações, positivas e negativas, no contexto escolar. ------------------ ABSTRACT
The analysis of the evaluation system in order to understand the assessment practices from the design of education, school, guidelines, policy leads to discussion and reflection that points the chances of a critical eye regarding practices that have been developed as a means of strengthening those that are significant to the process of teaching and learning. In this sense, the research sought to examine the evaluation of concepts built by geography teachers of basic education of Teresina teaching municipal network, highlighting the relationship between conceptions and assessment practices in didactic and pedagogical and normative dimensions. Based on this assumption, we used the exploratory and descriptive research in a qualitative approach. In the data collection process, it was decided by questionnaire, interview, observation, analysis of official documents and content analysis in perspective Bardin (1977). The research is developed having as subjects four geography teachers who work in the 6th year of elementary school. The theoretical assumptions that guided this research were based on authors who discuss learning evaluation design in teaching geography. We take as a reference for the evaluation design approach works of Haidt (1994 ), Hoffman (2007 ), Libâneo (1994 ), Luckesi (2001 ), Vasconcellos ( 1995), Zabala (2010 ), among others. For Geography teaching discussion are used the works of Antunes (2003 ), Callai (2011 ), Cavalcanti (2002) and Castrogiovanni (2003). It was found to coexist assessment concepts geared to innovative educational trends whose theoretical support the principles of constructivism. It was observed that there was a significant change in the development of the evaluation process of the schools because the traditional roots prevailing in educational institutions were replaced by progressive methodologies aimed at critical and reflexive formation of the student. Thus, it was noticed that the teachers surveyed, the majority showed an awareness of the importance of evaluation in the teaching-learning process in geography. The findings become crucial and relevant to the school community to promote reflections on the role that evaluation is playing in the Brazilian educational context, given that all educational practice reflects, implicitly or explicitly, the conception of the kind of guy to which the school wishes to form. In conclusion, from the results of this investigation, three of the four teachers have analyzed evaluation concepts that allow them to develop a meaningful evaluation process to the development of student learning. The possible contribution of this work is to enable a rethinking of the importance of evaluation and its implications, both positive and negative, in the school context. |
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