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RESUMO: A tese fundante deste trabalho investigativo é de que a problematização possibilita o
desenvolvimento de práticas criativas, por parte do professor, na resolução de
problemas matemáticos no ensino fundamental. Dessa proposição, parte a questão
norteadora: qual a relação da prática educativa problematizadora com as práticas
criativas na resolução de problemas matemáticos realizadas pelo professor do sexto
ano do ensino fundamental? O trabalho investigativo foi desenvolvido com um
professor de Matemática do ensino fundamental de uma escola pública do município
de Parnaíba-PI e com a pesquisadora que mediou a problematização. A pesquisa
utiliza os princípios do Materialismo Histórico Dialético, da Teoria Sócio-Histórica, da
Pesquisa Colaborativa, e está fundamentada em Afanasiev (1968), Ferreira (2002,
2007), Freire (2005, 2010), Ibiapina (2003, 2008, 2011), Liberali (2010), Magalhães
(2004, 2009), Marx e Engels (2002), Moran e John-Stein (2003), Prado Jr. (2002),
Vázquez (2007), Vigotski (1989, 2001, 2007), dentre outros. Os procedimentos da
pesquisa foram a entrevista diagnóstica e a observação colaborativa. A análise de
dados utiliza a Interação Discursiva como conceito teórico e a discussão como
conceito-chave e tem como base Pontecorvo (2005). A investigação discute a
possibilidade de desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas
matemáticos no ensino fundamental por meio da problematização. O estudo
caracterizou as práticas predominantes de resolução de problemas matemáticos,
tais como: práticas reiterativas, práticas técnicas e práticas criativas, bem como
analisou e interpretou o potencial das práticas educativas problematizadoras para o
desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas. Como
encaminhamento conclusivo, ratifica a potencialidade da prática educativa
problematizadora para o desenvolvimento da reflexividade crítica que torna possível
a compreensão e a reelaboração das práticas educativas utilizadas na resolução de
problemas matemáticos, da sala de aula, bem como dos contextos e dos indivíduos
que deles participam. ABSTRACT: The founding thesis of this investigative work is that the problem-based learning
enables the development of creative practices, on the part of the teacher, in solving
mathematical problems in elementary school. From this proposition, comes the
guiding question: what is the relationship of problem-based educational practice with
the creative practices in solving mathematical problems made by the teacher of the
sixth grade of elementary school? The investigative work was held by the researcher,
who mediated the problem-based activities, and a professor of mathematics in
primary education at a public school in the city of Parnaíba-PI. The research uses the
principles of Dialectical Historical Materialism, the Socio-Historical Theory,
Collaborative Research, and is based in Afanasiev (1968), Ferreira (2002, 2007),
Freire (2005, 2010), Ibiapina (2003, 2008, 2011 ), Liberali (2010), Magellan (2004,
2009), Marx and Engels (2002), Moran and John-Stein (2003), Prado Jr. (2002),
Vázquez (2007), Vygotsky (1989, 2001, 2007), among others. The research
procedures were diagnostic interview and collaborative observation. Data analysis
uses the Discursive Interaction as a theoretical concept and discussion as key
concept and is based in Pontecorvo (2005). The research discusses the possibility of
development of creative practices in solving mathematical problems in elementary
school through problem-based learning. The study characterized the predominant
practices of solving mathematical problems such as: reiterative practices, technical
practices and creative practices as well as analyzed and interpreted the potential of
problem-based educational practices for the development of creative practices in
solving problems. As conclusive forwarding, confirms the potential of problem-based
educational practice for the development of critical reflexivity that makes possible the
understanding and reworking of educational practices used in the resolution of
mathematical problems, the classroom, as well as of the contexts and individuals
who participate. |
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