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MOVIMENTO DE COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: prática educativa problematizadora e sua relação com as práticas criativas

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dc.contributor.author SILVA, Elieide do Nascimento
dc.date.accessioned 2016-02-11T14:07:38Z
dc.date.available 2016-02-11T14:07:38Z
dc.date.issued 2016-02-11
dc.identifier.other Tese
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/89
dc.description ORIENTADORA: Prof.ª Dr.ª Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina - 1ª EXAMINADORA INTERNA: Prof.ª Dr.ª Patrícia Sandalo Pereira - 2ª EXAMINADORA INTERNA: Prof.ª Dr.ª Bárbara Maria Macêdo Mendes - 3ª EXAMINADORA INTERNA: Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante Guedes - 4ª EXAMINADORA INTERNA: Prof.ª Dr.ª Carmem Lúcia de Oliveira Cabral - 1ª EXAMINADORA EXTERNA: Prof.ª Dr.ª Valdirene Gomes de Sousa - 2º EXAMINADOR EXTERNO: Prof. Dr. Gilvan Lima de Oliveira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A tese fundante deste trabalho investigativo é de que a problematização possibilita o desenvolvimento de práticas criativas, por parte do professor, na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental. Dessa proposição, parte a questão norteadora: qual a relação da prática educativa problematizadora com as práticas criativas na resolução de problemas matemáticos realizadas pelo professor do sexto ano do ensino fundamental? O trabalho investigativo foi desenvolvido com um professor de Matemática do ensino fundamental de uma escola pública do município de Parnaíba-PI e com a pesquisadora que mediou a problematização. A pesquisa utiliza os princípios do Materialismo Histórico Dialético, da Teoria Sócio-Histórica, da Pesquisa Colaborativa, e está fundamentada em Afanasiev (1968), Ferreira (2002, 2007), Freire (2005, 2010), Ibiapina (2003, 2008, 2011), Liberali (2010), Magalhães (2004, 2009), Marx e Engels (2002), Moran e John-Stein (2003), Prado Jr. (2002), Vázquez (2007), Vigotski (1989, 2001, 2007), dentre outros. Os procedimentos da pesquisa foram a entrevista diagnóstica e a observação colaborativa. A análise de dados utiliza a Interação Discursiva como conceito teórico e a discussão como conceito-chave e tem como base Pontecorvo (2005). A investigação discute a possibilidade de desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental por meio da problematização. O estudo caracterizou as práticas predominantes de resolução de problemas matemáticos, tais como: práticas reiterativas, práticas técnicas e práticas criativas, bem como analisou e interpretou o potencial das práticas educativas problematizadoras para o desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas. Como encaminhamento conclusivo, ratifica a potencialidade da prática educativa problematizadora para o desenvolvimento da reflexividade crítica que torna possível a compreensão e a reelaboração das práticas educativas utilizadas na resolução de problemas matemáticos, da sala de aula, bem como dos contextos e dos indivíduos que deles participam. ABSTRACT: The founding thesis of this investigative work is that the problem-based learning enables the development of creative practices, on the part of the teacher, in solving mathematical problems in elementary school. From this proposition, comes the guiding question: what is the relationship of problem-based educational practice with the creative practices in solving mathematical problems made by the teacher of the sixth grade of elementary school? The investigative work was held by the researcher, who mediated the problem-based activities, and a professor of mathematics in primary education at a public school in the city of Parnaíba-PI. The research uses the principles of Dialectical Historical Materialism, the Socio-Historical Theory, Collaborative Research, and is based in Afanasiev (1968), Ferreira (2002, 2007), Freire (2005, 2010), Ibiapina (2003, 2008, 2011 ), Liberali (2010), Magellan (2004, 2009), Marx and Engels (2002), Moran and John-Stein (2003), Prado Jr. (2002), Vázquez (2007), Vygotsky (1989, 2001, 2007), among others. The research procedures were diagnostic interview and collaborative observation. Data analysis uses the Discursive Interaction as a theoretical concept and discussion as key concept and is based in Pontecorvo (2005). The research discusses the possibility of development of creative practices in solving mathematical problems in elementary school through problem-based learning. The study characterized the predominant practices of solving mathematical problems such as: reiterative practices, technical practices and creative practices as well as analyzed and interpreted the potential of problem-based educational practices for the development of creative practices in solving problems. As conclusive forwarding, confirms the potential of problem-based educational practice for the development of critical reflexivity that makes possible the understanding and reworking of educational practices used in the resolution of mathematical problems, the classroom, as well as of the contexts and individuals who participate. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Matemática - Problemas pt_BR
dc.subject Mathematics - Problems pt_BR
dc.subject Ensino - Práticas criativas pt_BR
dc.subject Education - Creative practices pt_BR
dc.subject Pesquisa colaborativa pt_BR
dc.title MOVIMENTO DE COLABORAÇÃO COM UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA: prática educativa problematizadora e sua relação com as práticas criativas pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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