Abstract:
RESUMO: Este trabalho resultou de uma investigação que foi desenvolvida no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, com o objetivo de construir um aplicativo para celulares android que desse clareza na resolução de exercícios que envolvem aplicações das leis de Newton, sendo esta clareza baseada no que versa a Teoria de Ausubel acerca da aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Assim, os participantes do estudo foram os alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio da escola Augustinho Brandão da rede estadual de ensino na cidade de Cocal dos Alves-PI. Para a realização da investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, por ser considerada a que melhor se adéqua ao estudo. Para a produção dos dados foi utilizado um Aplicativo para android produzido na plataforma App Inventor (Wolber et al, 2011), apresentado e disponibilizado aos alunos. A aplicação do produto em sala de aula mostrou o grande interesse dos alunos pelas novas tecnologias, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem dos conceitos das leis de Newton.---------------ABSTRACT: This work results from an investigation that was developed in the course of National Professional Masters in Physics Teaching, in order to build an app for android phones, which give clarity in solving exercises involving applications of Newton's laws, which is based on clarity versa in the Ausubel theory about meaningful learning (Moreira, 2011). Thus the study participants will be students of a class of 2nd year of high school of Augustine Brandão school education state system in the city of Cocal dos Alves-PI. To carry out the research we chose the descriptive qualitative research, to be the one that best fits the study. For the production of the data will be used an application for android produced in App Inventor platform (Wolber et al, 2011), presented and made available to students. The application of the product in the classroom showed the great interest of the students by new technologies, contributing significantly to the learning of concepts of Newton laws.