dc.contributor.author |
CRUZ, Luciana Soares da |
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dc.date.accessioned |
2017-10-18T16:51:07Z |
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dc.date.available |
2017-10-18T16:51:07Z |
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dc.date.issued |
2017-10-18 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/833 |
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dc.description |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Lídia Medeiros de Noronha Pessoa. Examinador externo: Profa. Dra. Emilene Leite de Sousa(UFMA). Examinador interno: Profa. Dra. Márcia Leila de Castro Pereira. Suplente: Profa. Dra. Carmen Lúcia Silva Lima. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo analisar como as crianças do Quilombo Olho
D’água dos Negros se apropriam dos espaços da Comunidade na qual vivem através de
suas experiências e, desse modo, produzem e são produzidas por uma noção de
identidade étnica e territorialidade. Reconhecendo as crianças como agentes
participantes na formação do seu território, busquei compreender como meninas e
meninos do Quilombo experienciam os espaços por onde transitam na comunidade
transformando-os em lugares constituídos, por elas, através da afetividade e
participação. A pesquisa teve como referencial teórico os atuais estudos da
Antropologia da infância e da criança e foi realizada a partir da etnografia. A utilização
desenhos e fotografias nesse trabalho teve a finalidade de priorizar as falas das crianças,
concedendo a estas um lugar central dentro da pesquisa. ABSTRACT: The present work had as objective to analyze how the children of Quilombo Olho
D’água dos Negros Seize the spaces of the Community in which they live through their
experiences and, in this way, produce and are produced by a notion of ethnic identity
and territoriality. Recognizing the children as agents involved in the formation of their
territory, I tried to understand how Quilombo girls and boys experience the spaces
through which they move in the community, transforming them into places constituted
by them through affection and participation. The research had as theoretical reference
the current studies of the anthropology of childhood and the child, and was carried out
from the ethnography. The use of drawings and photographs in this work had the
purpose of prioritizing the children's speeches, granting them a central place within the
research. |
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dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Crianças Quilombolas - Experiências |
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dc.subject |
Corporeidade |
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dc.subject |
Identidade étnica |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola children - Experience |
pt_BR |
dc.subject |
Corporeity |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic identity |
pt_BR |
dc.title |
“EU DISSE! AQUI É BONITO DEMAIS!”: Ser criança quilombola na Comunidade Olho D’água dos Negros |
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dc.type |
Preprint |
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