Abstract:
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo das práticas e linguagens juvenis dos
sujeitos experimentais na cidade de Teresina-PI, no início dos anos 1970, período
tradicionalmente marcado pela historiografia como os “anos de chumbo”, dando
visibilidade aos experimentos artístico-jornalísticos dessa parcela da juventude. O grupo
em questão foi composto por Durvalino Couto Filho, Edmar Oliveira, Carlos Galvão,
Arnaldo Albuquerque, Torquato Neto, entre outros sujeitos envolvidos com a produção de
linguagens em contraponto ao padrão jornalístico dos veículos “oficiais” midiáticos e da
“cultura do verbo engravatado”, que caracterizaria, segundo estes, a reprodução do senso
de poder por largos setores da imprensa local no contexto, bem como são um
desinvestimento da noção unívoca de cultura pensada pelas instituições culturais como a
Academia Piauiense de Letras - APL. Pensamos, a partir dessas produções, buscar sentidos
e cartografar a emergência de microvetores de (re) apropriação midiática, assim como a
produção de linhas de fuga (GUATTARI, 1992), às subjetividades padronizadas,
normalizadas/normatizadas, compondo mediante a linguagem empregada e às diversas
práticas culturais, a produção da sua micropolítica (GUATTARI & ROLNIK, 2010). Os
suplementos culturais encartados em jornais de maior circulação como: Boquitas Rouge, O
Estado Interessante, Hora Fatal, bem como o mimeografado Gramma – que utilizaremos
como fonte no trabalho – são vistos aqui, como aberturas de possibilidades das
amplificações das novas noções em torno das mudanças culturais e da política desejante
dessa parcela na juventude da cidade, no sentido de abrir meios de inserção de suas visões
de mundo nos veículos de comunicação. ABSTRACT: The goal of this work is to make a study of the practices and juvenile languages of the
experimental individuals in the city of Teresina-PI, in the early 1970s, a period marked by
traditional historiography as the "lead years", giving visibility to the artistic and journalistic
experiments of that portion of youth. The group in mention was composed of Durvalino
Couto Filho, Edmar Oliveira, Carlos Galvão, Arnaldo Albuquerque, Torquato Neto, among
others involved in the production of language in contrast to the journalistic standard of
"official" media vehicles and "well dressed verb” culture, that characterizes, according to
these, the reproduction of the sense of power by large sectors of the local press in context
as well as they are a disinvestment of univocal notion of culture thought by cultural
institutions such as APL (Academy of letters of Piauí state). It was thought, from these
productions, to get directions and to map the emergence of micro vectors of media (re)
appropriation, as well as the production of lines of flight (Guattari, 1992), to the
standardized subjectivities, standardized / normalized, by composing the employed
language and to diverse cultural practices, production of its micropolitics (Guattari &
Rolnik, 2010). Cultural supplements inserted in newspapers with the largest circulation as
Boquitas Rouge, O Estado Interessante, Hora Fatal, and the mimeographed Gramma –
which will be used as a source in the workplace – they are seen here as creators of
possibilities for amplification of new notions around cultural changes and the desiring
policy of that portion of youth, in the pursuit of opening means for putting their
worldviews in the media.