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UMA NOVA METODOLOGIA PARA SIMULAÇÃO DE PROTOCOLOS DE DETECÇÃO E MINIMIZAÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS DE VEÍCULOS EM CENÁRIOS QUE UTILIZAM TRACES DE TRÁFEGO.

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dc.contributor.author PEREIRA FILHO, Sebastião Galeno
dc.date.accessioned 2017-10-05T13:19:59Z
dc.date.available 2017-10-05T13:19:59Z
dc.date.issued 2017-10-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/814
dc.description Orientador: André Castelo Branco Soares. Membro Externo: Prof. Dr. Mário Antônio Meireles Teixeira (UFMA). 1º Membro Interno: Prof. Dr. André Macêdo Santana. 2º Membro Interno: Prof. Dr. José Valdemir dos Reis Júnior. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O crescente número de veículos nas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos, provoca alguns problemas de mobilidade. Um desses problemas é o congestionamento de trânsito que causa stress aos motoristas, grandes prejuízos financeiros para o país e prejuízos ambientais relacionados à emissão do dióxido de carbono (CO2). Por meio das redes veiculares, pode-se criar protocolos para auxiliar na detecção e redução de congestionamentos de tráfego, e consequentemente reduzir o tempo de viagem dos veículos. No estudo e avaliação de desempenho desses protocolos utiliza-se experimentos com o uso de traces de tráfego. Apesar do uso de traces ser uma ótima maneira de validar esses protocolos em redes veiculares, os experimentos podem demorar para serem concluídos e existem alguns desafios nesses experimentos que devem ser mencionados: a escolha do cenário e trace adequado, a escolha da região e faixa de tempo do trace que será simulado. Com isso, este trabalho de mestrado propõe uma nova metodologia para simulação de protocolos de detecção e minimização de congestionamentos de veículos em cenários que utilizam traces de tráfego. Na metodologia proposta realiza-se divisões da área do cenário em regiões menores objetivando diminuir o tempo de simulação. Apresenta-se um estudo de caso utilizando a metodologia e observou-se que é possível diminuir o tempo de simulação de 29 horas para 55 minutos. Além disso, observou-se que um estudo de avaliação de desempenho de protocolo de detecção e minimização de congestionamentos que demorou 1 mês para concluir simulações, poderia demorar aproximadamente 24 meses sem o uso da metodologia...............ABSTRACT: The increasing number of vehicles in cities, especially in large urban centers, causes some mobility problems. One such problem is the traffic jam that causes stress to motorists, huge financial losses to the country and environmental damages related to the emission of carbon dioxide (CO2). Through the vehicular networks, it is possible to create applications to detect and minimize the existence of traffic jams, and consequently reduce the travel time of the vehicles. In the study and evaluation of performance of these protocols we use experiments with the use of traffic traces. Although the use of traces is a great way to validate these protocols in vehicular networks, the experiments may take time to complete and there are some challenges in these experiments that must be mentioned: the choice of the appropriate scenario and trace, the choice of region and range time of the trace to be simulated. This work proposes a new methodology to simulate protocols for the detection and minimization of vehicle congestion in scenarios that use traffic traces. In the proposed methodology it is possible to divide the area of the scenario into smaller regions in order to reduce the simulation time. A case study using the methodology is presented and it has been observed that it is possible to reduce the simulation time from 29 hours to 55 minutes. In addition, it was observed that a congestion detection and congestion minimization protocol performance evaluation study that took 1 month to complete simulations could take approximately 24 months without the use of the methodology. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Redes veiculares pt_BR
dc.subject Congestionamentos de tráfego pt_BR
dc.subject Traces de tráfego pt_BR
dc.subject Vehicular networks pt_BR
dc.subject Traffic jams pt_BR
dc.subject Traffic traces pt_BR
dc.title UMA NOVA METODOLOGIA PARA SIMULAÇÃO DE PROTOCOLOS DE DETECÇÃO E MINIMIZAÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS DE VEÍCULOS EM CENÁRIOS QUE UTILIZAM TRACES DE TRÁFEGO. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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