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RESUMO: Este trabalho apresenta e analisa o processo de constituição da viação férrea no Piauí, 
tomando como base  estudos e projetos de ferrovias que visavam transform ar o Estado  em um 
grande  entroncamento ferroviário.  Nesse sentido, foi projetada a construção  de  estradas de 
ferro  ligando a capital Teresina (PI) às cidades de  São Luís (MA),  Petrolina (PE)  e  Crateús 
(CE), além da  Central do Piauí que  ligaria  Teresina a  Amarração (Atual Luís Correia).  Com 
isso, perscrutou-se a história do desenvolvimento ferroviário piauiense, sobretudo dos 
primeiros trilhos implantados na região norte do Estado, atingindo cidades como Parnaíba, 
Luís Correia, Cocal, Piripiri, Piracuruca, etc.,  em que  se escolheu  Parnaíba  para compreender 
sua relação com a  ferrovia. No final do século XIX e início do século   XX,  essa cidade  era
considerada  empório comercial do Piauí com a  presença de  casas comerciais e  elementos do 
mundo moderno,  dentre os quais  as ferrovias e  suas  edificações. Nesse espaço ferroviário,
verificou-se a atuação de diversos profissionais,  como engenheiros e operários,  que 
trabalhavam  realizando  diferentes  serviços: planejamento, construção, manutenção, etc.  Além 
disso,  rastreou-se  as memórias de  ferroviários aposentados, principalmente de operários,  para 
compreender suas funções na ferrovia e suas sociabilidades praticadas tanto no espaço urbano 
de Parnaíba quanto  no ambiente de trabalho.  Para isso,  foram realizadas leituras de estudos 
acerca das ferrovias  como  as dos autores  Francisco Foot Hardman,  Douglas Apratto Tenório, 
Ecléa Bosi, Vera Dodebei e Michel de Certeau.  As fontes  foram  constituídas por: jornais (O 
Dia,  Diário Oficial  e  O Piauí, de Teresina;  A Semana  e  A Praça, de Parnaíba), periódicos 
(Almanaque da Parnaíba, Econômica piauiense, Cartas CEPRO, etc.), mensagens e relatórios 
governamentais, além de crônicas produzidas  por intelectuais parnaibanos,  fontes orais  e
documentações  contidas nas pastas de assentamento individual de funcionários da Re de 
Ferroviária Federal S. A,  em São Luís (MA), especialmente de ex-ferroviários que 
trabalharam na antiga Estrada de Ferro Central do Piauí . O recorte temporal da pesquisa 
abrange os anos de 1916  a  1960 e se justifica  por ter início, em 1916,  a inauguração  do 
primeiro ramal ferroviário do Piauí,  ligando Portinho a Cacimbão (regiões próxim as a 
Parnaíba). Desse ano em diante, surgiram novos projetos de implantação d e ferrovias no 
Estado e, com o advento das rodovias direcionadas mais para a região sul, ocorreu a gradativa 
desativação do sistema ferroviário  e a diminuição da importância comercial de Parnaíba 
devido as mercadorias passarem a ser escoadas nas cidades de Teresina, Picos e Floriano. ABSTRACT: This work presents and analyzes the process of constitution of the rail roads in Piauí, taking as 
its base studies and railway projects that aimed at transforming the state into a large railway 
hub. In this way construction was projected for railways linking the capital Teresina (PI) to 
the cities of São Luís (MA), Petrolina (PE) and Crateús (CE), beyond the Central do Piauí 
(main railroad) which would link Teresina to Amarração (the present day Luís Correia). With 
this, the history of railway development in Piauí was investigated, especially the first tracks 
laid in the north of the state, reaching cities such as Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Piripiri, 
Piracuruca, etc., of which Parnaíba was chosen to understand its relation with the railroad.  At 
the end of the nineteenth century and the beginning of twentieth century, this city was 
considered the commercial hub of Piauí with the presence of commercial buildings and 
elements of the modern world, among which were railroads and its buildings. In t hat rail 
context, the performance of several professionals was verified, such as that of engineers and 
laborers who worked performing different kinds of services: planning, construction, 
maintenance, etc. Besides this, the memories of retired railroad people, mainly laborers, were 
traced, to understand their functions in the railroad and their social life as much in the urban 
space of Parnaíba as in the work place. For this, studies of the railways were read, such as 
those of the authors Francisco Foot Hard man, Douglas Apratto Tenório, Ecléa Bosi, Vera 
Dodebei and Michel de Certeau. The sources used were newspapers (O Dia,  Diário Oficial e
O Piauí, de Teresina;  A Semana  e  A Praça, de Parnaíba) journals (Almanaque da Parnaíba, 
Econômica piauiense,  Cartas CEPRO, etc.), government papers and reports, as well as 
chronicles of Parnaíban intellectuals, oral sources and documentation in personnel files of 
individual employees of Rede Ferroviária Federal S. A, in São Luís (MA), especially of ex -railway workers who worked in the old Estrada de Ferro Central do Piauí. The time frame of 
this research spans the years between 1916 to 1960 and this is justified because , in 1916, the 
inauguration of the first railroad extension of Piauí commenced, linking Portinho to Cacim bão 
(regions close to Parnaíba). From this year onwards, new projects establishing railways in the 
state appeared and, with the advent of roads directed more to the south, a gradual deactivation 
of the rail system and diminution of the commercial importanc e of Parnaíba occurred, due to 
goods being increasingly marketed in the cities of Teresina, Picos and Floriano. | 
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