Abstract:
RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo investigar a relação dos significados e sentidos de ensinar Artes Visuais na educação profissional técnica de nível médio com as práticas docentes produzidas pelas professoras de duas escolas em Parnaíba - PI, colaborando para a produção do devir dos significados e sentidos de ensinar Artes Visuais e práticas docentes ético-afetivas. Especificamente, objetiva caracterizar as práticas produzidas pelas professoras na educação profissional técnica de nível médio em contexto escolar; identificar os significados e sentidos de ensinar Artes Visuais que as professoras relacionam com suas práticas docentes na educação profissional técnica de nível médio em contexto escolar; e analisar os significados e sentidos de ensinar Artes Visuais na educação profissional técnica de nível médio no desenvolvimento das práticas docentes. Para alcançar os objetivos, a pesquisa utilizada foi a colaborativa fundamentada em Ibiapina (2008, 2014), tendo como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético fundamentado em Marx e Engels (2002). O estudo utiliza como procedimentos metodológicos o encontro colaborativo, o Messenger e a observação colaborativa. A análise é baseada na pergunta, a partir dos estudos de Ninin (2013). A pesquisa traz como resultado o salto qualitativo dos conhecimentos iniciais das partícipes, com possibilidade do devir de práticas docentes ético-afetivas, conseguido em compartilhamentos de significados e negociações de sentidos de ensinar Artes Visuais. O estudo apresenta predominância de atributos da prática docente anacrônica e híbrida. Dessa forma, a pesquisa favoreceu, por meio da colaboração, o desenvolvimento pessoal e profissional das partícipes que atuam no ensino de Artes Visuais na educação profissional técnica de nível médio.........................ABSTRACT:
The present study has as to investigate the relationship of meanings and senses of teaching Visual Arts in Education Professional average level of technique with as practice teachers produced by teachers of two schools in Parnaíba-PI, contributing to you becoming the production of meanings and senses teach Visual Arts Practices and ethical teachers-affective. Specifically, it was to characterize the practices produced by teachers in middle level technical professional education in schools; identify the significance and meanings of teaching Visual Arts that teachers relate to their teaching practices in mid-level technical professional education in schools; and analyze the significance and meanings of teaching Visual Arts at the mid-level professional technical education in the development of teaching practices. To achieve the objectives, the research used was based on collaborative Ibiapina (2008, 2014), with the theoretical and methodological basis of the Historical Materialism Dialectical based on Marx and Engels (2002). The study uses as methodological procedures collaborative meeting, Messenger and collaborative observation. The analysis is based on the inquiry, from the studies of Ninin (2013). The research brings as a result the qualitative leap of the initial knowledge of participants, with the possibility of becoming ethical-affective teaching practices achieved in shares of meanings and negotiations of senses to teach Visual Arts. The study presents predominance attributes of anachronistic and hybrid teaching. In this way, the survey favored , through collaboration , professional and personal development of participants who work in teaching Visual Arts at the average level of professional technical education.