Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem como objeto o romance de Assis Brasil, Os que bebem como os cães (1975). Propõe-se a análise dos conceitos de liberdade x prisão, vida x morte, conhecimento x ignorância, humanização x bestialização, submissão x resistência, lucidez x loucura, que Jeremias desenvolve dentro do cárcere, observando a evolução e as mudanças que esses elementos sofrem ao longo da narrativa e sua relação com o processo de conscientização passado pela personagem, observando o diálogo entre Literatura e realidade. Para tal, usa-se como aporte teórico um recorte da teoria de Sartre acerca do existencialismo, limitado aos conceitos de liberdade, angústia e autenticidade. A pesquisa faz uso de pesquisa bibliográfica qualitativa aplicada ao exame do romance em foco. Para discussão das características estéticas da obra, é feito um estudo a respeito do movimento do “Novo Romance brasileiro”, tomando como base a obra crítica de Assis Brasil (1973; 1975; 1980; 1982; 1987; 1992; e 1995), utilizando-se ainda do conceito de indústria cultural, de Max Horkheimer e Theodor Adorno (1992), e das ideias de Edgar Morin sobre cultura de massa (2002). Os pressupostos teóricos para compreensão do universo diegético são emprestados de Carlos Reis (2006) e Affonso Romano de Sant‟Anna (1990), bem como o são também os conceitos da topoanálise, de Ozíris Borges Filho (2007) e de Luis Alberto Brandão (2013). Quanto ao estudo da simbologia encontrada no romance, empregam-se as interpretações oferecidas por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2015) e por Manfred Lurker (2003)..............ABSTRACT: The object of this thesis is the novel Os que bebem como os cães (1975), by Assis Brasil. The proposal is to analyze the concepts of freedom vs. prision, life vs. death, knowledge vs, ignorance, humanization vs, brutalization, submission vs. resistance, lucidity vs. madness, developed by Jeremias inside the prision, by observing the evolution and changes that these elements suffer throughout the narrative and their relation to the character‟s process of consciousness, identifying the dialogue between literature and reality. The theoretical support is a cut of Sartre‟s theory of existencialism narrowed to the concepts of freedom, anguish and authenticity. To discuss the aesthetic nature of the novel, there is a study of the “novo romance brasileiro” [new Brazilian novel], based on Assis Brasil‟s critical studies (1973; 1975; 1980; 1982; 1987; 1992; 1995), using Max Horkheimer‟s e Theodor Adorno‟s concept of culture industry (2002), along with Edgar Morin‟s ideas on mass culture (2002). The theoretical basis to understand the diegetic universe are borrowed from Carlos Reis (2006) and Affonso Romano de Sant‟Anna (1990), as well the concept of topoanalysis from Ozíris Borges Filho (2007) and Luis Alberto Brandão (2013). The study also makes use of Jean Chevalier‟s and Alain Gheerbrant‟s (2015) and Manfred Lurker‟s (2003) interpretations of the symbols found in the novel.