Abstract:
RESUMO: O presente trabalho analisa as experiências de compositores e intérpretes nos principais
festivais de canção popular ocorridos em Teresina entre as décadas de 1970 e 1980. Discute
em que medida as estéticas musicais, nascidas ou que se fortaleceram, nos festivais televisivos
ocorridos nas décadas de 1960 e 1970 no eixo Rio-São Paulo, influenciaram a produção
musical de Assis Davis, Aurélio Mello, Cruz Neto, Durvalino Filho, George Mendes, Geraldo
Brito, Laurenice França e Viriato Campelo, que juntamente com outros artistas, atuaram de
modo efetivo nos primeiros festivais de música popular da capital piauiense. Para isso
estudou-se como a configuração histórica da cidade proporcionou o início desse tipo de
festival, observando ainda algumas de suas particularidades. Por meio de relatos orais de
músicos que vivenciaram esse momento, suas memórias são tomadas como matéria-prima
para se investigar como esses organizavam-se e construíam/inventavam suas próprias canções
dentro dos espaços culturais diversificados da cidade. Por fim, se buscou examinar, por meio
de jornais, algumas disputas narrativas frente às estratégias das políticas culturais
implementada pelo governo do Estado do Piauí no período estudado. Para tanto, foram
utilizados os principais aportes teórico-metodológicos da história oral, estabelecendo também
um diálogo entre História Cultural e música popular, bem como algumas fontes
hemerográficas sobre o período em questão........................ABSTRACT: This paper analyzes the experiences of composers and interpreters in the major popular song
festivals occurred in Teresina between the 1970s and 1980. It discusses the extent to which
musical aesthetic, born or strengthened in television festivals that took place in the 1960s and
1970 in Rio and São Paulo, influenced the musical production of Assis Davis, Aurélio Mello,
Cruz Neto, Durvalino Filho, George Mendes, Geraldo Brito, Laurenice França e Viriato
Campelo, which together with other artists, worked effectively in the first festivals of popular
music Piauí capital. For it was studied as the historical setting of the city provided the
beginning of this type of festival, still observing some of its peculiarities. Through oral
accounts of musicians who experienced that time, their memories are taken as raw materials
to investigate how these were organized and built / invented his own songs within the diverse
cultural spaces of the city. Finally, it sought to examine, through newspapers, some front
narratives disputes the strategies of cultural policies implemented by the Piauí State
government during the study period. Therefore, the main theoretical and methodological
contributions of oral history were used, also establishing a dialogue between Cultural History
and popular music as well as some newspaper sources over the period in question.