Repositório Institucional da UFPI

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO MINERVA EM TERESINA: a educação nas ondas do rádio (1971-1982)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LUSTOSA, Rejânia Rebêlo
dc.date.accessioned 2017-09-05T16:35:18Z
dc.date.available 2017-09-05T16:35:18Z
dc.date.issued 2017-09-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/718
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro. Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Gloria Carvalho Moura. Orientadora externa: Profa. Dra. Teresa Pessoa(Universidade de Coimbra/Portugal). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa de mestrado, cujo objetivo é reconstituir a história e memória do Projeto Minerva em Teresina, analisando o processo de organização, estruturação e funcionamento no período de 1971 a 1982.O Projeto Minerva foi um Curso Supletivo de Primeiro e Segundo Graus, da década de 1971 a 1982. O recorte temporal com inicio em 1971 deu-se pela implantação e consolidação do Projeto Minerva em Teresina, até 1982, com o término do mesmo em todo o Piauí. A pesquisa caracteriza -se como histórica de natureza qualitativa, do tipo documental e bibliográfica, com fundamentação teórica na Nova História Cultural e suporte metodológico na História Oral. Os autores que fundamentaram o trabalho foram: Burke (1992) com a Nova História Cultural, Alberti (1980) com História Oral; Halbwachs (1990); Nora (1993) e Souza (2000) nos estudos de Memória; Romanelli (1985) e Ribeiro (2003) com a História da Educação; Britto (1996), Ferro (1996) com a História da Educação no Piauí; Di Pierro (2001); Haddad (2000); Freire (1987) e Moura (2002) abordando a Educação de Jovens e Adultos (EJA); Germano (2000) na contextualização da educação brasileira durante o regime militar e por fim Pimentel (1999) com informações sobre radio educativa e Projeto Minerva. As fontes utilizadas para investigação dos dados foram: jornais e documentos encontrados no Arquivo Público do Piauí e na biblioteca da Secretaria de Educação do Piauí(SEDUC). Bem como depoimentos orais de 8 (oitos) colaboradores que testemunharam a implantação e a consolidação do Projeto Minerva em Teresina-PI. Constatou-se que a História do Projeto Minerva em Teresina permanece nas memórias dos supervisores, monitores, alunos e coordenadores, do referido projeto que enfatizaram a importância deste projeto na inclusão educacional de inúmeras pessoas que ret ornaram à escolarização chegando até o Ensino Superior. É também considerado como uma experiência pioneira de Educação à Distância. Esperamos com este trabalho contribuir para a construção da historiografia da educação piauiense e brasileira. ABSTRACT: This work presents the results of a Master degree research in which the objective is to reconstitute the history and memory of the Minerva Project in Teresina, analyzing the organization, framework and functioning process from 1971 to 1982. The Minerva Project was a First and Second Degrees Supplementary Course of the 1971 to 1982 decade. The time frame beginning in 1971 was marked by the implementation and consolidation of the Minerva Project in Teresina, till 1982, with its end throughout Piauí. The research is characterized as historical of qualitative nature, documental and bibliographic, with theoretical foundation in New Cultural Historicism and methodological support from Oral History. The authors studied for this work were: Burke (1992) with New Cultural Historicism, Alberti (1980) with Oral History; Halbwachs (1990); Nora (1993) and Souza (2000) in the studies of Memory; Romanelli (1985) and Ribeiro (2003) with the History of Education; Britto (1996), Ferro (1996) with the History of Education in Piauí; Di Pierro (2001); Haddad (2000); Freire (1987) and Moura (2002) approaching Adults and Young adults‟ Education (EJA); Germano (2000) in Brazilian education contextualization during m ilitary regime and finally Pimentel (1999) with information on educational radio and Minerva Project. The sources used for the investigation were: newspapers and documents found in Piaui Public Archive and in the library of Piaui Secre tary of Education (SEDUC), as well as oral depositions of 8 (eight) collaborators who testify the implementation and consolidation of the Minerva Project in Teresina-PI. It was noticed that the History of the Minerva Project in Teresina remains in the memories of supervisors, monitors, students and coordinators of such a project, who emphasized its importance in the educational inclusion of many people who returned to school, getting to Superior Teaching. It is also considered a pioneer experience of Distance Learning. We hope, with this work, to contribute for a historiography of Piauiense and Brazilian education. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação – História – Piauí pt_BR
dc.subject Educação Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Rádio na educação pt_BR
dc.subject Projeto Minerva pt_BR
dc.subject Adults and Young adults - Education pt_BR
dc.subject Minerva Project pt_BR
dc.title HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO MINERVA EM TERESINA: a educação nas ondas do rádio (1971-1982) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account