Abstract:
RESUMO: Este trabalho apresenta o resultado de pesquisa de mestrado, cujo objetivo é
reconstituir a história e memória do Projeto Minerva em Teresina, analisando o
processo de organização, estruturação e funcionamento no período de 1971 a
1982.O Projeto Minerva foi um Curso Supletivo de Primeiro e Segundo Graus, da
década de 1971 a 1982. O recorte temporal com inicio em 1971 deu-se pela
implantação e consolidação do Projeto Minerva em Teresina, até 1982, com o
término do mesmo em todo o Piauí. A pesquisa caracteriza -se como histórica de
natureza qualitativa, do tipo documental e bibliográfica, com fundamentação teórica
na Nova História Cultural e suporte metodológico na História Oral. Os autores que
fundamentaram o trabalho foram: Burke (1992) com a Nova História Cultural, Alberti
(1980) com História Oral; Halbwachs (1990); Nora (1993) e Souza (2000) nos
estudos de Memória; Romanelli (1985) e Ribeiro (2003) com a História da Educação;
Britto (1996), Ferro (1996) com a História da Educação no Piauí; Di Pierro (2001);
Haddad (2000); Freire (1987) e Moura (2002) abordando a Educação de Jovens e
Adultos (EJA); Germano (2000) na contextualização da educação brasileira durante
o regime militar e por fim Pimentel (1999) com informações sobre radio educativa e
Projeto Minerva. As fontes utilizadas para investigação dos dados foram: jornais e
documentos encontrados no Arquivo Público do Piauí e na biblioteca da Secretaria
de Educação do Piauí(SEDUC). Bem como depoimentos orais de 8 (oitos)
colaboradores que testemunharam a implantação e a consolidação do Projeto
Minerva em Teresina-PI. Constatou-se que a História do Projeto Minerva em
Teresina permanece nas memórias dos supervisores, monitores, alunos e
coordenadores, do referido projeto que enfatizaram a importância deste projeto na
inclusão educacional de inúmeras pessoas que ret ornaram à escolarização
chegando até o Ensino Superior. É também considerado como uma experiência
pioneira de Educação à Distância. Esperamos com este trabalho contribuir para a
construção da historiografia da educação piauiense e brasileira. ABSTRACT: This work presents the results of a Master degree research in which the objective is
to reconstitute the history and memory of the Minerva Project in Teresina, analyzing
the organization, framework and functioning process from 1971 to 1982. The Minerva
Project was a First and Second Degrees Supplementary Course of the 1971 to 1982
decade. The time frame beginning in 1971 was marked by the implementation and
consolidation of the Minerva Project in Teresina, till 1982, with its end throughout
Piauí. The research is characterized as historical of qualitative nature, documental
and bibliographic, with theoretical foundation in New Cultural Historicism and
methodological support from Oral History. The authors studied for this work were:
Burke (1992) with New Cultural Historicism, Alberti (1980) with Oral History;
Halbwachs (1990); Nora (1993) and Souza (2000) in the studies of Memory;
Romanelli (1985) and Ribeiro (2003) with the History of Education; Britto (1996),
Ferro (1996) with the History of Education in Piauí; Di Pierro (2001); Haddad (2000);
Freire (1987) and Moura (2002) approaching Adults and Young adults‟ Education
(EJA); Germano (2000) in Brazilian education contextualization during m ilitary regime
and finally Pimentel (1999) with information on educational radio and Minerva
Project. The sources used for the investigation were: newspapers and documents
found in Piaui Public Archive and in the library of Piaui Secre tary of Education
(SEDUC), as well as oral depositions of 8 (eight) collaborators who testify the
implementation and consolidation of the Minerva Project in Teresina-PI. It was
noticed that the History of the Minerva Project in Teresina remains in the memories of
supervisors, monitors, students and coordinators of such a project, who emphasized
its importance in the educational inclusion of many people who returned to school,
getting to Superior Teaching. It is also considered a pioneer experience of Distance
Learning. We hope, with this work, to contribute for a historiography of Piauiense and
Brazilian education.