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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: desafios da prática docente na escola de tempo integral

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dc.contributor.author SILVA, Raquel Maria da Conceição Marques da
dc.date.accessioned 2017-09-05T16:27:45Z
dc.date.available 2017-09-05T16:27:45Z
dc.date.issued 2017-09-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/717
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura. Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima(UFMA). Examinadora: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo. Suplente: Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo. Suplente: Profa. Dra. Antonia Edna Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O trabalho dissertativo que ora se apresenta, trata-se de uma investigação sobre os sentidos e significados da leitura e da escrita, para jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental, objeto de estudo dessa investigação. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. Reflete as práticas pedagógicas relacionadas à leitura e à escrita, tendo como lócus a sala de aula, dialogando com sentidos e significados atribuídos pelos jovens e os profissionais da escola e sua influência para a aprendizagem. Foi desenvolvida com a participação de professores e estudantes do sistema de ensino municipal de Teresina/Piauí. O referencial teórico metodológico sustenta-se na Pesquisa Ação, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa na perspectiva colaborativa. A opção pela abordagem qualitativa e colaborativa se justifica porque se aplica ao objeto de estudo, visto que analisa a realidade envolvendo simultaneamente estudantes, professores e pesquisador. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como docente da escola básica, atuando no Ensino Fundamental no Componente Curricular Língua Portuguesa o que resultou na questão/problema, norte desse estudo: Como o desenvolvimento de estratégias de ensino, em Ciclos de Estudos Colaborativos, contribui para superação das dificuldades e promoção da aprendizagem dos jovens de 15 a 17 anos, na escola de tempo integral? Tem como objetivo geral: Analisar as dificuldades de aprendizagem dos jovens de 15 a 17 anos, em situação de multirrepetência no ensino fundamental, como alternativa pedagógica para a promoção da aprendizagem e, como objetivos específicos: a) Identificar as dificuldades de leitura e de escrita, dos jovens de 15 a 17 anos em situação de multirrepetência, na escola de tempo integral; b) Elaborar estratégias de ensino que atendam às necessidades de aprendizagem da leitura e da escrita dos jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental; c) Desenvolver ações de intervenção que motivem a capacidade de aprendizagem, visando à construção de competências leitora e escritora. No plano teórico, fundamenta-se, na LDB nº 9394/96, PNE/Lei nº 13.005/2014 e nos estudos de: Moll (2012, 2013), Martins (2012), Freire (2011), Gadotti (2009), Moura (2003, 2004, 2011), entre outros. Os procedimentos metodológicos para produção das informações foram realizados em três momentos. No primeiro, aplicação do questionário com todos os alunos do turno da tarde que se encontram retidos no Ensino Fundamental, quando poderiam estar cursando o Ensino e Médio e os professores do Componente Curricular Língua Portuguesa, a fim de traçar o perfil dos participantes e levantar as necessidades de formação e as dificuldades de leitura e de escrita. A entrevista, segundo momento com os participantes, foi realizada com o propósito de consolidar informações acerca das necessidades de aprendizagens dos alunos. No terceiro momento, realizaram-se os Ciclos de Estudos Colaborativos com a participação dos estudantes. A organização das informações produzidas apoia-se em Bardin (2011), Oliveira (2007), e a interpretação, nos princípios da Análise do Discurso, segundo Orlandi (2012), Pêcheux (2012), Malheiros (2011), Iñiguês (2004), Bauer; Gaskell (2002), entre outros. Os resultados da intervenção proposta, a partir dos Ciclos de Estudos Colaborativos contribuíram para promoção de aprendizagens dos jovens estudantes para a vida. Conclui-se que as estratégias de ensino e aprendizagem foram determinantes para a aquisição de novos conhecimentos, bem como a conscientização quanto ao desejo de continuar aprendendo, principalmente para progredir nos estudos. ABSTRACT: The dissertational work presented here, it is an investigation into the meanings of reading and writing to young people aged 15 to 17 held in elementary school, this research study object. Binds Research line: Education, Teacher Training and Pedagogical Practices, the Graduate Program in Education and the Interdisciplinary Center for Research on Curricular Practical Training and education professionals (NIPPC) of the Federal University of Piauí. Reflects the pedagogical practices related to reading and writing, and as a place to classroom, dialoguing with senses and meanings of the young people and school professionals and their influence on learning. It was developed with the participation of teachers and students of the local school system Teresina / Piauí. The methodological theoretical framework is based on Action Research, with the qualitative research approach in collaborative perspective. The option for qualitative and collaborative approach is justified because it applies to the object of study, since analyzes the reality simultaneously involving students, teachers and researchers. Interest in the issue came from experienced concerns as a teacher of elementary school acting in elementary school in Component Curriculum Portuguese which resulted in the issue / problem, north of this study: As the development of teaching strategies in Collaborative Study Cycles, contributes to overcoming difficulties and promote young people learning from 15 to 17 years in school full-time? Its general objective: To analyze the learning difficulties of young people from 15 to 17 years in multirrepetencia situation in primary education, as a pedagogical alternative to the promotion of learning and as specific objectives: a) Identify the difficulties in reading and writing , young people from 15 to 17 years multirrepetência situation in school full-time; b) Develop teaching strategies that meet the specific learning needs and writing of young people aged 15 to 17 held in the elementary school; c) Develop intervention actions that motivate learning ability, for the construction of reader and writer skills. In theory, is based on LDB No 9424/96, PNE / Law No. 13,005 / 2014 and in the study: Moll (2012, 2013), Martins (2012), Freire (2011), Gadotti (2009), Moura (2007, 2004, 2003), among others. The methodological procedures for the production of information were carried out in three stages. In the first, the questionnaire with all afternoon shift students who are retained in elementary school when they could be taking and high school, and teachers Component Curriculum Portuguese in order to trace the profile of participants and raise training needs and difficulties in reading and writing. The second stage interview with the participants, was held in order to consolidate information about students' learning needs. In the third phase, we performed the Collaborative Study Cycles with the participation of students. The organization of the information produced is supported by Bardin (2011), Oliveira (2010), and the interpretation, the principles of discourse analysis, according to Orlandi (2012), Pêcheux (2012), Malheiros (2011), Iñiguês (2004) Bauer; Gaskell (2002), among others. The results of the proposed intervention, from the Collaborative Study Cycles contributed to promotion of learning of young students for life. It was concluded that the teaching and learning strategies were instrumental in the acquisition of new knowledge and the awareness of the desire to continue learning, especially to progress in studies. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem - Estratégias pt_BR
dc.subject Leitura e escrita - Dificuldades pt_BR
dc.subject Integral education pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Reading and writing - Difficulties pt_BR
dc.subject Teaching and learning - Strategies pt_BR
dc.title DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: desafios da prática docente na escola de tempo integral pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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