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RESUMO: O trabalho dissertativo que ora se apresenta, trata-se de uma investigação sobre os sentidos e
significados da leitura e da escrita, para jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental,
objeto de estudo dessa investigação. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de
Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo
Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da
Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. Reflete as práticas pedagógicas
relacionadas à leitura e à escrita, tendo como lócus a sala de aula, dialogando com sentidos e
significados atribuídos pelos jovens e os profissionais da escola e sua influência para a
aprendizagem. Foi desenvolvida com a participação de professores e estudantes do sistema de
ensino municipal de Teresina/Piauí. O referencial teórico metodológico sustenta-se na
Pesquisa Ação, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa na perspectiva colaborativa. A
opção pela abordagem qualitativa e colaborativa se justifica porque se aplica ao objeto de
estudo, visto que analisa a realidade envolvendo simultaneamente estudantes, professores e
pesquisador. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como docente
da escola básica, atuando no Ensino Fundamental no Componente Curricular Língua
Portuguesa o que resultou na questão/problema, norte desse estudo: Como o desenvolvimento
de estratégias de ensino, em Ciclos de Estudos Colaborativos, contribui para superação das
dificuldades e promoção da aprendizagem dos jovens de 15 a 17 anos, na escola de tempo
integral? Tem como objetivo geral: Analisar as dificuldades de aprendizagem dos jovens de
15 a 17 anos, em situação de multirrepetência no ensino fundamental, como alternativa
pedagógica para a promoção da aprendizagem e, como objetivos específicos: a) Identificar as
dificuldades de leitura e de escrita, dos jovens de 15 a 17 anos em situação de
multirrepetência, na escola de tempo integral; b) Elaborar estratégias de ensino que atendam
às necessidades de aprendizagem da leitura e da escrita dos jovens de 15 a 17 anos retidos no
ensino fundamental; c) Desenvolver ações de intervenção que motivem a capacidade de
aprendizagem, visando à construção de competências leitora e escritora. No plano teórico,
fundamenta-se, na LDB nº 9394/96, PNE/Lei nº 13.005/2014 e nos estudos de: Moll (2012,
2013), Martins (2012), Freire (2011), Gadotti (2009), Moura (2003, 2004, 2011), entre outros.
Os procedimentos metodológicos para produção das informações foram realizados em três
momentos. No primeiro, aplicação do questionário com todos os alunos do turno da tarde que
se encontram retidos no Ensino Fundamental, quando poderiam estar cursando o Ensino e
Médio e os professores do Componente Curricular Língua Portuguesa, a fim de traçar o perfil
dos participantes e levantar as necessidades de formação e as dificuldades de leitura e de
escrita. A entrevista, segundo momento com os participantes, foi realizada com o propósito de
consolidar informações acerca das necessidades de aprendizagens dos alunos. No terceiro
momento, realizaram-se os Ciclos de Estudos Colaborativos com a participação dos
estudantes. A organização das informações produzidas apoia-se em Bardin (2011), Oliveira
(2007), e a interpretação, nos princípios da Análise do Discurso, segundo Orlandi (2012),
Pêcheux (2012), Malheiros (2011), Iñiguês (2004), Bauer; Gaskell (2002), entre outros. Os
resultados da intervenção proposta, a partir dos Ciclos de Estudos Colaborativos contribuíram
para promoção de aprendizagens dos jovens estudantes para a vida. Conclui-se que as
estratégias de ensino e aprendizagem foram determinantes para a aquisição de novos
conhecimentos, bem como a conscientização quanto ao desejo de continuar aprendendo,
principalmente para progredir nos estudos. ABSTRACT: The dissertational work presented here, it is an investigation into the meanings of reading and
writing to young people aged 15 to 17 held in elementary school, this research study object.
Binds Research line: Education, Teacher Training and Pedagogical Practices, the Graduate
Program in Education and the Interdisciplinary Center for Research on Curricular Practical
Training and education professionals (NIPPC) of the Federal University of Piauí. Reflects the
pedagogical practices related to reading and writing, and as a place to classroom, dialoguing
with senses and meanings of the young people and school professionals and their influence on
learning. It was developed with the participation of teachers and students of the local school
system Teresina / Piauí. The methodological theoretical framework is based on Action
Research, with the qualitative research approach in collaborative perspective. The option for
qualitative and collaborative approach is justified because it applies to the object of study,
since analyzes the reality simultaneously involving students, teachers and researchers. Interest
in the issue came from experienced concerns as a teacher of elementary school acting in
elementary school in Component Curriculum Portuguese which resulted in the issue /
problem, north of this study: As the development of teaching strategies in Collaborative Study
Cycles, contributes to overcoming difficulties and promote young people learning from 15 to
17 years in school full-time? Its general objective: To analyze the learning difficulties of
young people from 15 to 17 years in multirrepetencia situation in primary education, as a
pedagogical alternative to the promotion of learning and as specific objectives: a) Identify the
difficulties in reading and writing , young people from 15 to 17 years multirrepetência
situation in school full-time; b) Develop teaching strategies that meet the specific learning
needs and writing of young people aged 15 to 17 held in the elementary school; c) Develop
intervention actions that motivate learning ability, for the construction of reader and writer
skills. In theory, is based on LDB No 9424/96, PNE / Law No. 13,005 / 2014 and in the study:
Moll (2012, 2013), Martins (2012), Freire (2011), Gadotti (2009), Moura (2007, 2004, 2003),
among others. The methodological procedures for the production of information were carried
out in three stages. In the first, the questionnaire with all afternoon shift students who are
retained in elementary school when they could be taking and high school, and teachers
Component Curriculum Portuguese in order to trace the profile of participants and raise
training needs and difficulties in reading and writing. The second stage interview with the
participants, was held in order to consolidate information about students' learning needs. In
the third phase, we performed the Collaborative Study Cycles with the participation of
students. The organization of the information produced is supported by Bardin (2011),
Oliveira (2010), and the interpretation, the principles of discourse analysis, according to
Orlandi (2012), Pêcheux (2012), Malheiros (2011), Iñiguês (2004) Bauer; Gaskell (2002),
among others. The results of the proposed intervention, from the Collaborative Study Cycles
contributed to promotion of learning of young students for life. It was concluded that the
teaching and learning strategies were instrumental in the acquisition of new knowledge and
the awareness of the desire to continue learning, especially to progress in studies. |
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