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ENTRE POSES E IMAGENS: a moda da elite feminina em Teresina na primeira metade do século XX.

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dc.contributor.author ALBUQUERQUE, Simone Ferreira de
dc.date.accessioned 2017-09-05T12:57:18Z
dc.date.available 2017-09-05T12:57:18Z
dc.date.issued 2017-09-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/714
dc.description Orientador: Prof°. Drº. Manoel Ricardo Arraes Filho. Membro Externo: Profª. Drª. Antônia Valtéria Melo Alvarenga (UESPI). 1º Membro Interno: Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz (Suplente). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho é um estudo de natureza histórico-documental que objetiva determinar como a moda difundida nos grandes centros do mundo na primeira metade do século XX, período marcado por ideias de urbanização, modernização, sociabilidade e civilidade, chega à Teresina. Enfim como essa moda se difundia e, como ela era absorvida pelas mulheres da elite local. Utilizamos como fontes primárias de investigação jornais e periódicos além de fotografias. Como suporte teórico do trabalho nos baseamos nos conceitos de modernização e modernidade de Marshall Bergman (1996), nas ideias de sociabilidade de Jean Baechler (1996), nas noções de civilidade de Norbert Elias (2001, 2011) e nos conceitos de moda de Lipovetsky (2009). Também foram referência os estudos de Queiroz (2006) e Tajra (2014) sobre a economia e comércio local além dos trabalhos de Castelo Branco (1994, 2002, 2006, 2013), Cardoso (2010, 2012), Costa (2009), Britto (1977), Monteiro (2015) e tantos outros acerca da cidade. A pesquisa foi proposta como forma de contar a história da cidade e das mulheres através da moda uma vez que não há disponível estudos sobre o tema em Teresina neste período. Assim, procuramos contribuir para a construção de um acervo histórico, iconográfico e sociológico sobre a moda no estado que possa despertar o interesse de estudantes, pesquisadores e da sociedade em geral. A conclusão é de que a moda difundida nos grandes centros que chegava à Teresina por meio do cinema, de revistas e até mesmo através das crônicas e das propagandas de moda existentes nos jornais locais, era logo aceita pelas mulheres da elite local, embora tenha sido observada de forma mais característica nas décadas de 1920 e 1940.....................ABSTRACT This paper is a study of historical-documentary nature that aims to determine how the fashion that was spread in the world's great fashion centers in the first half of the twentieth century, a period marked by several changes in major Brazilian cities, ideas such as urbanization, modernization, sociability and civility first came to Teresina, the way that trend was spreading around and how it was seen and absorbed by the women of the local elite. Newspapers and periodicals as well as photographs were used as primary sources of research, and to give theoretical support to the work we relied it on the concepts of modernization and modernity, Marshall Bergman (1996), the sociability of ideas of Jean Baechler (1996), the Norbert Elias civility notions (2011) and the Lipovetsky concept of fashion, making use of these concepts for the construction of the conception of this tripod that permeates throughout the paper. It was also used as a reference the studies by Queiroz (2006) and Tajra (2014) on the economy and Teresina trade beyond the Castelo Branco works (1994, 2002, 2006, 2013), Cardoso (2010, 2012), Costa (2009) Britto (1977), Monteiro (2015) and many others about the city. The research was proposed as a way to tell the story of the city and women through fashion since there are few studies about fashion in Teresina. this period contributing to the construction of a historical and sociological collection on the fashion of the state, which will ignite the interest of students, researchers and society in general, to recognize that in fashion, the relationships extend beyond the clothes, reaching the conclusion that fashion, widespread in large cities, arrived in Teresina through cinema, magazines and even through chronic and in fashion advertisements, local newspapers and that it was quickly accepted by the local women from the elite, although it has been observed more characteristically in the 1920's and 1940’s. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Moda pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Teresina pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Sociabilidade pt_BR
dc.subject Fashion pt_BR
dc.subject Woman pt_BR
dc.subject Modernity pt_BR
dc.subject Sociability pt_BR
dc.title ENTRE POSES E IMAGENS: a moda da elite feminina em Teresina na primeira metade do século XX. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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