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RESUMO: O estudo aborda o impulso que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) provocam no
processo de ensino-aprendizagem. A introdução das TIC no ensino superior de Geografia traz, em
si, uma revolução nos paradigmas educacionais à medida que apresenta oportunidades para
integrar e enriquecer o conteúdo das aulas no ambiente universitário. Assim, é importante q ue o
professor reflita sobre o real objetivo de sua prática nesse novo contexto, afinal o como ensinar é
tão importante como o que ensinar. O Ensino de Geografia do século XXI passa por
modificações, sobretudo, sob o viés das novas formas de ensinar e aprender Geografia. Estas
afirmativas são embasadas por alguns dos autores que discutem o Ensino de Geografia com
destaque para Cavalcanti (2012), Callai (2013), Tardif (2012), Zabala (1998) e os que analisam a
inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Geografia,
entre eles, Castells (2003), Takahashi (2000), Valente (2005), Tornaghi, Prado e Almeida (2010),
Moran, Masetto e Behrens (2000). Este trabalho apresentou como objetivo geral refletir sobre o
significado e a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de
Geografia no Campus Clóvis Moura (UESPI), em Teresina–Piauí, tendo em vista identificar as
situações reais e idealizadas, as limitações e possibilidades do uso das TIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Quanto aos objetivos específicos, a investigação buscou compreender
a relação do professor de Geografia do Campus Clóvis Moura com as Tecnologias da Informação
e Comunicação; analisar a percepção dos alunos do curso de Geografia do referido Campus sobre
a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional; e, por fim,
identificar os avanços e/ou as limitações do uso destas tecnologias no campo de estudo
delimitado. O levantamento de informações realizou-se por meio da pesquisa de campo, com a
aplicação de questionários (tanto para os alunos 29 alunos como para os 5 professores
pesquisados), além do acompanhamento das aulas de Geografia e de registro das atividades
docentes e discentes que ocorriam em cada aula, participação das atividades de extensão do Curso
de Geografia e também de pesquisa documental (sendo necessário recorrer a sites oficiais do
Governo do Estado do Piauí como também ao Diário Oficial do Estado impresso). A tabulação
dos dados possibilitou a interpretação dos dados por meio do uso do Software Microsoft Word e
Excel 2003, 2007 e 2010. A pesquisa identificou que os alunos e professores do curso de
Geografia do Campus Clóvis Moura consideram importante a inserção das TIC nos ambientes de
formação docente. Os atores da pesquisa salientaram, ainda, que essa inclusão é de fundamental
importância porque promove transformações na relação entre os alunos, o professor e o
conhecimento, garantindo maior interação entre eles. Os sujeitos da pesquisa também apontaram
que, com as TIC, há abertura para outras possibilidades de estudo, comunicação e produção de
novos conhecimentos, o que influi na ampliação do espaço de estudo. Porém, quando se propõe
fazer uma pesquisa onde se destaca a introdução das TIC no ensino e na aprendizagem de
Geografia as dificuldades começam a surgir logo que se sugere em colocar essa pesquisa em
prática, ou por se tratar de um tema inovador ou pela dificuldade de encontrar subsídios
necessários para sua realização adequada. Os resultados desta pesquisa mostraram que a prática
docente atual deve apoiar o processo de ensino-aprendizagem em novas bases, proporcionando
que o aluno possa adquirir atitudes, competências e aptidões para avançar na sua vida acadêmica
e, posteriormente, na sua vida profissional e que o ensino de Geografia necessita estar de acordo
com as reais necessidades do educando contemporâneo. Concluiu-se que as relações entre
professor e aluno e, consequentemente, com a Universidade melhoram significativamente nesse
contexto da inserção das TIC no ensino e na aprendizagem de Geografia . Pôde-se perceber que o
espaço e o tempo de agora são outros: o espaço para a aprendizagem alargou-se
consideravelmente, indo do palpável e do limitado ao virtual e ilimitado; e o tempo extrapola o
tempo passado na Universidade (em sala de aula) porque a aula e/ou a aprendizagem podem
ocorrer a qualquer momento, a qualquer instante. ABSTRACT: The study addresses the impact that Information and Communication Technologies lead the teaching-learning process. The introduction of ICT in Geography of higher education brings with it a revolution
in educational paradigms as it presents opportunities to integrate and enrich the content of the classes
in the university environment. It is therefore important that the teacher think about the real purpose of
their practice in this new context, after all how to teach is as important as what we teach. The
Geography Education XXI Century passes changes, especially under the bias of the new forms of
teaching and learning geography. These claims are backed up by some of the authors who discuss the
Geography Teaching especially Cavalcanti (2012), Callai (2013), Tardif (2012), Zabala (1998) and
analyzing the inclusion of ICT in teaching and learning Geography among them, Castells (2003),
Takahashi (2000), Valente (2005), Tornaghi; Prado and Almeida (2010), Moran; Masetto and Behrens
(2000), among others. This work presented as a general objective to reflect on the meaning and
importance of the use of Information and Communication Technologies in Geography Teaching in
Campus Clovis Moura (UESPI) in Teresina, Piauí, in order to identify the real and idealized situations,
limitations and possibilities of the use of ICT in teaching and learning geography. As for the specific
objectives, the research sought to understand the relationship Teacher Campus Geography Clovis
Moura with the Information and Communication Technologies; analyze the students' perception of
said Campus Geography course on the integration of Information and Communication Technologies in
the educational context; and, finally, to identify improvements and / or limitations in the use of these
technologies in a delimited field of study. The survey information was held by field research, with the
use of questionnaires (for both students 29 students and for 5 teachers surveyed), and monitoring of
Geography classes and registration of the activities teachers and students that occurred in each class,
participation of outreach activities of Geography Course and also documentary research (being
necessary to resort to the official websites of the Government of the State of Piauí as well as the
Official Gazette of the printed state). The survey information was carried out through field research,
using questionnaires and interviews. The tabulation of the data allowed the interpretation of the data
through the use of Microsoft Word software and Excel 2003, 2007 and 2010. The study found t hat
students and teachers of Geography Campus Course Clovis Moura consider important the inclusion of
ICT in environments teacher training. The survey actors also stressed that such inclusion is of
fundamental importance because it promotes changes in the relationship between students, teachers
and knowledge, ensuring greater interaction between them. Still, when it proposes a research which
includes the introduction of ICT in teaching and Geography learning difficulties begin soon arise that
is suggested to put this research into practice, or because it is an innovative theme or difficulty to find
subsidies necessary for its proper conduct. The results of this research showed that the current teaching
practice should support the process of teaching and learning on a new basis, providing that the student
can acquire attitudes, skills and abilities to advance in their academic life and later in their professional
life and that Geography teaching needs to be according to the actual needs of the modern student. It
was concluded that the relationship between teacher and student, and consequently with the University
significantly improve in this context of the integration of ICT in teaching and learning Geography. It
was concluded that the relationship between teacher and student and consequently with the university,
it can be said that space and time are now other: the space for learning widens considerably, ranging
from tangible and limited to virtual unlimited; and time becomes much more than the time spent at
university (in the classroom), because the class or learning can occur at any time, at any time. |
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