Abstract:
RESUMO:
A pesquisa apresentada neste texto se caracteriza como de natureza qualitativa, sob a orientação da pesquisa narrativa, tendo como objeto de estudo o Estágio Supervisionado considerado como importante espaço de aprendizagens docentes na formação inicial, dadas as suas especificidades e possibilidades formativas. O desenvolvimento do estudo parte do seguinte questionamento: De que forma o Estágio Supervisionado se constitui em espaço de aprendizagens docentes na formação inicial em Pedagogia? O estudo realizado tem como objetivo geral investigar como o Estágio Supervisionado se constitui em espaço de aprendizagens docentes na formação inicial em Pedagogia. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, foi o campo empírico da pesquisa, e dez professoras em formação inicial em Pedagogia, realizando Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, foram as interlocutoras. A técnica de produção de dados utilizada foi uma entrevista narrativa (BAUER; JOVCHELOVITCH, 2002) e o instrumento, uma questão geradora, sendo os dados sistematizados e analisados com base na análise de conteúdo, referendada em Poirier, Raybaut e Valladon (1999). A análise dos dados reiterou a importância do Estágio Supervisionado, possibilitando decidir sobre a escolha profissional, a aquisição de novos conhecimentos, a efetivação de aprendizagens que servirão como base para o futuro exercício da docência. Nas entrevistas, ficou enfatizado que a carga horária destinada aos Estágios Supervisionados deveria ser ampliada, e revista a configuração do mesmo na Proposta Política Pedagógica do curso de Pedagogia. As falas das interlocutoras indicam que o Estágio Supervisionado se caracteriza como espaço de aprendizagens docentes com professores experientes, no que envolve tanto os professores que acompanham os estagiários nas escolas, quanto os docentes que ministram a disciplina de Estágio. Os dados também indicam aprendizagens docentes relativas à constituição do ser professor, às práticas docente e pedagógica e às condições do trabalho docente. A aprendizagem docente é um processo multireferencial e uma construção pessoal, colaborando essa compreensão para a superação de concepções técnicas e pragmáticas de formação docente e de Estágios Supervisionados. Nesse sentido, se atribui importância à carga horária destinada à socialização na disciplina de Estágio Supervisionado, para o compartilhamento e diálogo a despeito de aprendizagens construídas e ressignificadas, dos desafios, sentimentos, inquietações, aspectos importantes no processo de aprendizagem docente. Se reitera a necessidade de que sejam desenvolvidas propostas conjuntas de Estágio, envolvendo instituições de formação superior com as escolas que recebem os estagiários, tendo como horizonte tanto a aprendizagem docente de futuros professores, como a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas. No mais, o Estágio Supervisionado se constitui espaço de possibilidades formativas, e momento significativo na formação inicial..............ABSTRACT
The research presented in this text is characterized as qualitative, under the guidance of narrative research, having as object of study the supervised traineeship, considered an important space for teacher learning in the initial formation, given its specificities and formative possibilities. The development of the study was based on the following question: how does the supervised traineeship constitute a space for teacher learning in initial formation, in pedagogy? The general objective of this study was to investigate how the supervised traineeship is configured in the space of teacher learning in the initial formation, in pedagogy. The State University of Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, was the empirical field of research, and ten teachers in initial formation in pedagogy, supervised in elementary school, were the interlocutors. The technique of data production used was a narrative interview (BAUER; JOVCHELOVITCH, 2002) and the instrument, a generating question, the data being systematized and analyzed based on content analysis, referended in Poirier; Raybaut; Valladon (1999). The analysis of the data reiterated the importance of the supervised traineeship, making it possible to decide on the professional choice, the acquisition of new knowledge, and the effectiveness of learning that will serve as basis for the future exercise of teaching. In the interviews, it was emphasized that the schedule workload to the supervised traineeship should be expanded and revised in the Pedagogical Political Proposal of the pedagogy course. The interlocutors' statements indicated that the supervised traineeship is characterized as a space for teacher learning with experienced teachers, regarding both the teachers who accompany the trainees in the schools and the teachers who teach the internship discipline. In addition, they pointed out teaching learning regarding the constitution of being a teacher, the teaching and pedagogical practices, and the conditions of the teaching work. Teaching learning is a multireferential process and a personal construction, whose understanding must be used to overcome technical and pragmatic conceptions of teacher training and supervised traineeships. In this sense, are given great importance to the workload assigned to socialization in supervised traineeship discipline, sharing and dialogue about constructed and re-significated learning, challenges, feelings, and restlessness - inexcusable aspects in the teaching learning process. Therefore, it is necessary to develop joint proposals for traineeships involving higher education institutions and the schools receiving the trainees, with a view both to the teaching of future teachers and to the improvement of the quality of teaching and learning in schools. In addition, the supervised traineeship reveals itself as a profitable space of formative possibilities and a significant moment in initial formation.