Abstract:
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo principal entender como se dá a
compreensão das categorias Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial por
visitantes e funcionários do Museu do Piauí ―Casa de Odilon Nunes‖, localizado na
Praça Marechal Deodoro, S/N – Centro, em Teresina. A pesquisa respalda-se na
tentativa de dar maior visibilidade à fruição do museu e a sua importância histórica e
cultural. A análise teve como objetivos específicos o levantamento sobre as
características e peculiaridades do acervo do museu; Entender como é trabalhada a
educação patrimonial no Museu do Piauí ―Casa de Odilon Nunes‖ ; Fazer uma
análise dos conflitos existentes entre o museu e a paisagem do entorno. Como
referencial teórico metodológico foram considerados trabalhos etnográficos sobre o
tema e utilizados el ementos da Educação Patrimonial como os elaborados por
Grunberg (2007). Também foi de grande contribuição a correlação que Funari &
Golçalves (2008) e Silveira & Bezerra (2007) fazem entre Educação Patrimonial e
Arqueologia Pública. As concepções de Mauss (2003) sobre as trocas simbólicas e
fatos sociais totais também foram ponderadas. Durante a pesquisa houve um
diálogo com Gonçalves (1996, 2005), Abreu (2004, 2007) e Fernandes (2010) para a
discussão sobre Patrimônio Cultural. Autores como Abreu (1996) e Gonçalves
(2005) direcionam as abordagens sobre Antropologia dos Objetos e Museus. Silveira
(2009) foi de extrema importância na análise sobre a paisagem. O método
etnográfico e a observação participante servirão como suporte para a realização da
pesquisa. Foram realizadas, ainda, anotações no caderno de campo, entrevistas e
documentação fotográfica. A pesquisa espera ter contribuído para o alargamento do
discurso sobre Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial para a sociedade
piauiense, notadamente no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes.