Abstract:
RESUMO: O estudo da temática educação-gênero e suas contribuições na sociedade contemporânea
ocupa lugar de destaque cada vez mais abrangente na vida política, histórica e social brasileira
e piauiense, exigindo articulação mais profunda com os Direitos Humanos. Esta construção
origina-se na história de lutas e avanços do movimento feminista na contemporaneidade,
organizado em busca da visibilidade das mulheres e da igualdade de oportunidades entre o
“ser feminino” e o “ser masculino”, ao revelar resistências às desigualdades sexuais
aprendidas historicamente com a ação do patriarcado. A autonomia feminina vem servindo de
ferramenta analítica para rupturas nesse processo de opressão, desrespeito, preconceito,
inferioridade e exclusão no exercício do poder em instâncias decisórias, fragmentando o bem
estar humano. O território do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - Sul III,
abrange a unidade do Núcleo de Atenção Intergeracional KM 07, base dessa investigação,
localizado no bairro Santo Antônio, zona sul de Teresina, cujas protagonistas são mulheres
beneficiárias do Programa Bolsa-Família (PBF) e egressas do Programa Nacional de Ensino
Técnico e Emprego – PRONATEC. Problema de pesquisa: a inclusão de mulheres do Bairro
Santo Antônio nos Programas Bolsa Família e PRONATEC na área de abrangência do CRAS
Sul III de Teresina apresenta-se como possibilidades de autonomia? Objeto de estudo: as
possibilidades de autonomia de mulheres do Bairro Santo Antônio, a partir de sua inclusão no
Programa Bolsa Família e no PRONATEC. Questões motivadoras: Qual o perfil das mulheres
participantes desta pesquisa no contexto do bairro Santo Antônio? Quais os motivos que as
levaram a procurar inclusão nos Programas: BF e PRONATEC? Da participação de mulheres
nestes Programas, que significados resultaram para o alcance da autonomia em suas vidas?
Objetivo geral: analisar indícios de autonomia da mulher assistida pelos Programas
supracitados. Objetivos específicos: caracterizar o perfil das mulheres entrevistadas;
compreender as motivações que as impulsionam a ingressar nos Programas Bolsa Família e
PRONATEC; identificar indícios de autonomia das mulheres pesquisadas. Teóricos
orientadores: Abreu (2011), Barbier (2004), Bardin (1977), Bomfim e Gonçalves (2011),
Bortoni-Ricardo (2008), Bourdieu(2003), Franco (2007), Freire(1996), Hooks (2013), Louro
(1997), Meneghel (2005), Moreira (2012), Richardson (1999), Saffioti (1987), Santos (2010;
2013). Metodologia: pesquisa qualitativa autobiográfica, utilizando a entrevista narrativa
semi-estruturada e as rodas de conversa. Resultados alcançados com a participação nos
Programas pesquisados: a renda das beneficiárias do PBF complementa o ganho de membros
de suas respectivas famílias, a fim de garantir condições mínimas de sobrevivência; a
admissão nos cursos do PRONATEC significa o alcance da realização de sonhos: “Voltar à
escola!” “Aprender novos conhecimentos!” Aprimorar o currículo e melhorar a autoestima!
Este conjunto de possibilidades representa uma oportunidade gratuita para a qualificação
profissional das interlocutoras, no enfrentamento à luta competitiva de inserção ao mercado
de trabalho. ABSTRACT: The study of education-gender thematic and its contributions in contemporary society
occupies a prominent place increasingly widespread in political, historical and social life of
Piaui and Brazil, requiring deeper connection with the Human Rights. This construction
originates in the history of struggles and advances of the feminist movement in the
contemporary world, organized in search of visibility for women and equal opportunities
between "female being" and "male being" by revealing resistance to gender inequalities
historically learned with the action of the patriarchate. The women's autonomy has been
serving as an analytical tool for breakages in this process of oppression, disrespect, prejudice,
inferiority and exclusion in the exercise of power in decision-making bodies, disrupting
human welfare. The territory of the Social Assistance Reference Center - CRAS – South III
includes the welfare unit of the Intergenerational Care Center KM 07 , the basis of this
investigation, located in the neighborhood of Santo Antônio, south zone of Teresina, whose
protagonists are women beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF) and graduates of
the National Program of Technical Education and Employment - PRONATEC. Research
issues: is the inclusion of women of San Antônio district in Bolsa Família and PRONATEC in
the coverage area of the CRAS South III in Teresina presented as a possibility of autonomy?
Object of study: the possibility of autonomy of women of Santo Antônio district coming from
their inclusion in the Bolsa Família Program and PRONATEC. Motivating questions: What is
the profile of women participating in this research in the context of the Santo Antônio
neighborhood? What are the reasons that led them to seek inclusion in the Programs: BF and
PRONATEC? From the participation of women in these programs, which meanings resulted
in achieving autonomy in their lives? Overall objective: to analyze evidence of autonomy of
women assisted by the aforementioned Programs. Specific objectives: to set the profile of the
women interviewed; understand the motivations that drove them to join the Bolsa Família and
PRONATEC Ptograms; to identify evidence of autonomy of the surveyed women. Theoretical
guiding: Abreu (2011), Barbier (2004), Bardin (1977), Bomfim and Gonçalves (2011),
Bortoni-Ricardo (2008), Bourdieu (2003), Franco (2007), Freire (1996), Hooks (2013), Louro
(1997), Meneghel (2005), Moreira (2012) Richardson (1999), Saffioti (1987), Santos (2010;
2013). Methodology: qualitative and autobiographical research, using semi-structured
narrative interview and conversation circles. Results achieved from the participation in the
surveyed Programs: the income of the PBF beneficiaries complements the gain o f the
members of their families in order to ensure minimum conditions of survival; the admission to
PRONATEC courses means the achievement of dreams such as: "Going back to school!"
"Acquiring new knowledge!" “Improving the curriculum and self-esteem!” This set of
possibilities represents a free opportunity for the professional qualification of the interviewees
before they face the competitive fight for integration into the labor market.