Repositório Institucional da UFPI

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIDADE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Tailson Francisco Soares da
dc.date.accessioned 2017-07-06T12:09:46Z
dc.date.available 2017-07-06T12:09:46Z
dc.date.issued 2017-07-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/663
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Andréa Lourdes Monteiro Scabello. Examinadora interna: Profa. Dra. Josélia Saraiva e Silva. Examinadora externa: Profa. Dra. Irene Bezerra Batista (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A temática cidade é abordada no Ensino de Geografia, está entrelaçada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, sendo discutida de diferentes formas e intensidades. Este trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais de cidade pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais da zona rural de Teresina-PI, e intenciona contribuir para uma melhor prática docente no cotidiano da sala de aula sob a mediação do ensino de Geografia. Em particular, buscamos conhecer os aportes teóricos que fundamentam a discussão da temática cidade, servindo-se das abordagens realizadas no ensino de Geografia; caracterizar os aspectos conceituais da Teoria das Representações Sociais desenvolvida pelo psicólogo social Serge Moscovici, em 1961 e como complemento aplicar a teoria do Núcleo Central (NC) elaborada por Jean-Claude Abric e suas singularidades; investigar a temática cidade nos livros didáticos e verificar como é realizada a sua abordagem na prática docente; e identificar o conteúdo e a estrutura da representação social de cidade construída pelos alunos do ensino fundamental no cotidiano. Baseando-se nas definições iniciais, os procedimentos metodológicos adotados foram constituídos por levantamento bibliográfico e de campo. As turmas que representaram a amostra para o desenvolvimento dessa análise pertencem às Escolas Municipais: Conselheiro Saraiva (Rural Norte), Hermelinda de Castro (Rural Leste), Areolino Leôncio da Silva (Rural Sudeste) João Paulo I (Rural Sul) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rural Sul). Quanto à coleta de dados em campo, utilizamos os seguintes instrumentos com os sujeitos da pesquisa: aplicação de questionário, do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), que foi aplicado junto aos alunos, e uma entrevista semiestruturada aplicada junto aos professores. De posse dos dados coletados em campo, fizemos as devidas análises, contamos com a ajuda da técnica de análise de conteúdo, e a utilização do software EVOC para realizar o tratamento dos resultados de maneira a serem significativos e válidos. Os livros didáticos de Geografia analisados mostraram que a urbanização – tema que permite a abordagem da cidade – é neles mencionado, porém, frequentemente sob um enfoque conceitual apenas e não apontado para o lócus de vivência dos alunos. Os resultados desta pesquisa revelaram uma representação social que veio corroborar com a hipótese central deste trabalho, na qual se imagina que a representação social de cidade reproduzida no discurso dos alunos do Ensino Fundamental pesquisados, esteja relacionado ao senso comum, ancoradas em concepções fragmentadas e conteudistas, inibindo por vezes a capacidade de participação criativa acerca da produção do conhecimento pelos sujeitos sociais. ABSTRACT: The theme city is covered in Geography Teaching, it is intertwined from the early grades of elementary school through high school, being discussed in different ways and intensities. This work aims to analyze city's social representations expressed in the speech of students in the 9th grade of elementary school in public schools from rural area of Teresina (Piaui state, Brazil), and intends to contribute to a better teaching practice in the classroom everyday under the mediation of geography education. In particular, we seek to know the theoretical framework underlying the discussion of the thematic city, relying on approaches made in the teaching of geography; characterize the conceptual aspects of the Social Representation Theory developed by social psychologist Serge Moscovici in 1961 and in addition apply the Central Nucleus Theory (CNT) developed by Jean-Claude Abric and its singularities; investigate the thematic city in textbooks and understand how it is performed its approach in teaching practice; and identify the contents and structure of city social representation built by the elementary school students in daily life. Based on the initial settings, the methodological procedures consisted of bibliographical and field research. The classes representing the sample for the development of this analysis belong to the Municipal Schools: Coselheiro Saraiva (Rural North), Hermelinda de Castro (Rural East), Areolino Leoncio da Silva (Rural East) João Paulo I (Rural South) and Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rural South). The data collection in the field, we use the following instruments with the subjects: questionnaire, from the Word Association Test (WAT) that was applied to the students, and a semi -structured interview applied with teachers. Having the data collected in the field, we made the necessary analysis, we rely on the help of content analysis technique, and the use of EVOC software to perform the processing of the results in order to be meaningful and valid. Textbooks of Geography analyzed showed that urbanization - a theme that allows the approach of the city - is mentioned in them, however, often in only a conceptual approach and not pointed at the locus of experience of students. The results of this survey revealed a social representation that corroborated with the central hypothesis of this work, in which he imagines that the knowledge of the cit y social representation reproduced in the speech of elementary school students in the city of Teresina, PI, is related to common sense, anchored in fragmented and content oriented conceptions, sometimes inhibiting the ability of creative participation on the production of knowledge by social subjects. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.subject Geography - Elementary School pt_BR
dc.subject Geografia - Representação social pt_BR
dc.subject Geography - Social representation pt_BR
dc.subject ge pt_BR
dc.title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CIDADE POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account