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O PROFESSOR DE DIDÁTICA E AS APRENDIZAGENS DOCENTES: UM ESTUDO FOCALIZANDO NARRATIVAS

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dc.contributor.author CUNHA, Lidenora de Araujo
dc.date.accessioned 2017-07-05T18:54:49Z
dc.date.available 2017-07-05T18:54:49Z
dc.date.issued 2017-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/662
dc.description Orientadora: Profª Drª Bárbara Maria Macêdo Mendes. Membro Externo: Profª. Drª. Ana Maria Iório Dias (UFC). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Antonia Edna Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No contexto das aprendizagens docentes, observa-se a valorização dos diversos espaços formativos, sejam os de natureza formal ou informal. Reconhece-se que o processo de formação docente deve ser contínuo, e deve contribuir para revitalizar o desenvolvimento da prática pedagógica, evidenciando que as aprendizagens podem ser decorrentes de diversas fontes, sejam elas internas ou externas. Nesse sentido, este trabalho objetiva investigar as aprendizagens docentes produzidas pelos professores de Didática, do curso de pedagogia da UESPI na sua trajetória profissional. Apresenta-se como questão central do estudo: Que aprendizagens docentes os professores de Didática do curso de pedagogia da UESPI têm produzido na sua trajetória profissional? Para subsidiar este estudo constituíramse ainda algumas questões norteadoras: Quem é o professor que trabalha com a disciplina de didática no curso de pedagogia da UESPI? Que concepção de Didática orienta a prática pedagógica do professor de Didática da UESPI? Como se caracteriza a prática pedagógica do professor de Didática da UESPI? Como ocorre o processo de construção das aprendizagens docentes do professor de Didática no desenvolvimento de sua prática pedagógica? O que os professores de Didática têm aprendido em sua trajetória profissional, sobre o aprender/ensinar? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo narrativa. Participaram como interlocutores desta pesquisa 04 (quatro) professores de Didática que ministram aula no curso de pedagogia da UESPI. Com relação aos instrumentos utilizados para a produção dos dados destacamos o uso do questionário com o objetivo de traçar o perfil profissional dos interlocutores, a entrevista semi-estruturada com o propósito de aprofundar o nível de informações através do contato direto com os pesquisados, além de oportunizar a produção de narrativas orais e o uso do memorial como um instrumento que propiciou o registro ordenado de ideias que levaram os interlocutores a rememorarem seus estudos e suas aprendizagens. Para a realização da atividade de interpretação e análise dos dados, utilizamos o procedimento de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977); Franco (2007) e Poirier; Clapepier-Valladon; Raybaut (1999). Vários autores contribuíram significativamente na estruturação teórica deste trabalho, dos quais destacamos: Nóvoa (1997); Tardif (2002); Marin (2003); Bolívar (2002); Imbernón (2002, 2009); Alarcão (2000); Cordeiro (2009); Veiga (2005, 2008); Fávero e Tonieto (2010); André e Oliveira (2009); Candau (2008, 2009); Pimenta (2000, 2007); Mizukami (2004, 2005, 2006); García (1997, 1999); Cunha (1998, 2006); Souza (2006, 2008); Benjamin (1994); Nóvoa e Finger (1998); Larrosa (1995), dentre outros que subsidiaram a construção do referencial teórico que nos permitiu compreender o nosso objeto de estudo. Os dados produzidos foram organizados a partir de eixos e indicadores de análises. Como resultado da pesquisa os dados revelaram que, no tocante ao processo das aprendizagens docentes, os professores reconheceram a prática pedagógica como potencializadora de aprendizagens, reconheceram ser fundamental considerar a instituição escolar como um lócus de formação. Os relatos dos professores, ao longo do processo investigativo, deixaram transparecer seus entendimentos sobre a importância de valorizar as relações com seus pares no sentido de contribuir com o processo de construção das aprendizagens docentes...................ABSTRACT: In the context of teacher learning, there is the value of different educational spaces, the nature of formal or informal. Recognizing that the process of teacher training must be continuous, and even help to revitalize the development of pedagogical practice, therefore shows that learning can be derived from various sources to be they internal or external. Thus, this study aims to investigate the learning produced by teachers teaching teachers, the pedagogy course in the UESPI career. Featuring a central issue in the study: What teachers learning the professors of pedagogy UESPI have produced in your career? To support this study consisted still some questions: Who is the teacher who works with the discipline of teaching pedagogy course in the UESPI? Conception of teaching that guides the practice of teacher education in didactics UESPI? What about when the practice of teacher education in didactics UESPI? As the construction process of learning the teacher of teachers teaching in the development of their pedagogical practice? What teachers have learned from teaching in his career on the learning / teaching? This is a qualitative survey of the type narrative. Participated as partners in this research 04 (four) teachers who teach didactic lesson in the pedagogy course of UESPI. With respect to the instruments used in compiling the data highlight the use of the questionnaire in order to trace the professional profile of the speakers, the semi-structured in order to deepen the level of information through direct contact with the respondents, and chance the production of oral narratives and use the memorial as an instrument that facilitated the orderly record of ideas that led the speakers recounted their studies and their learning. To perform the activity of interpretation and analysis used the analysis procedure from the perspective of content of Bardin (1977), Franco (2007) and Poirier; Clapepier-Valladon; Raybaut (1999). Several authors have contributed significantly in the structuring of this theoretical work, and highlight: Nóvoa (1997); Tardif (2002), Marin (2003), Bolívar (2002); Imbernon (2002.2009); Alarcão (2000), Lamb (2009); Veiga (2005,2008); Favero; Tonieto (2010), Andrew, Oliver (2009); Candau (2008, 2009), pepper (2000, 2007), Mizukami (2004, 2005, 2006), Garcia (1997, 1999) ; Cunha (1998, 2006), Souza (2006, 2008), Benjamin (1994); Nóvoa; Finger (1998); Larrosa (1995) and others that supported the construction of the theoretical framework that allowed us to understand the object of our study. The data produced were organized from axes and indicators for analysis. As a result of the research data revealed that for the process of learning teaching teachers recognized the educational practice as an aggravator of learning, acknowledged that it was essential to consider the institution of school as a locus of training. Reports from teachers throughout the investigative process betrayed their understanding about the importance of enhancing relations with their peers in helping with the construction process of learning teachers. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagens docentes pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Learningteachers pt_BR
dc.title O PROFESSOR DE DIDÁTICA E AS APRENDIZAGENS DOCENTES: UM ESTUDO FOCALIZANDO NARRATIVAS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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