Repositório Institucional da UFPI

IDENTIDADES CULTURAIS TERESINENSES: um estudo da recepção do programa “painel da cidade” da Rádio Pioneira de Teresina

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author RÊGO, ISABELA NAIRA BARBOSA
dc.date.accessioned 2017-06-29T15:14:38Z
dc.date.available 2017-06-29T15:14:38Z
dc.date.issued 2017-06-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/652
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Janete de Páscoa Rodrigues. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco Laerte Juvência de Magalhães. Examinador externo: Dácio Ibiapina da Silva. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O rádio é um meio de comunicação que se destaca por sua popularidade em virtude do baixo custo e por permitir ao ouvinte executar outras ações concomitantes. Diante da evolução tecnológica e do surgimento de novos meios de comunicação, o rádio foi se adequando às inovações e hoje está presente na Internet, nos aparelhos celulares e tantos outros. A lógica da companhia de outrora do radinho de pilha parece permanecer entre os amantes do rádio que resolveram adotar novos modos de escuta do meio radiofônico sob novas configurações e significados que fazem desses ouvintes, seja eles modernos, pós-modernos ou tradicionais seres que interagem com o mundo contemporâneo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o PPC (Programa Painel da Cidade) da Rádio Pioneira de Teresina participa no processo de construção de sentidos de identidades culturais teresinenses junto aos seus ouvintes. Autores como Canclini, Martín-Barbero, Jacks, Hall, Bianchi e outros deram suporte teórico no desenvolvimento da pesquisa. Participaram do estudo 46 ouvintes do PPC na faixa etária entre 18 e 66 anos, 18 são homens e 28 são mulheres. Utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo Categorial formulada por Bardin (2011) em três momentos da investigação: 1) análise da produção do PPC; 2) análise das falas dos ouvintes do PPC coletadas em questionário antes da exposição do áudio; 3) análise das falas dos ouvintes após escuta do áudio editado do PPC por meio da realização de seis Grupos Focais. As categorias (sentidos) estão dispostas em gráficos e quadros para visualização dos índices de frequência de aparições dos sentidos de identidades culturais teresinense no texto. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2015, em residências de ouvintes participantes da pesquisa. As análises do áudio do PPC revelaram que este apresenta sentidos identitários culturais teresinenses com foco em infraestrutura urbana, violência urbana, saudosismo e mobilidade urbana. As respostas dos questionários mostraram oito sentidos atribuídos pelos sujeitos da pesquisa à cidade classificados como positivos: hospitalidade, meio ambiente, serviços, cotidiano, lazer, meios de comunicação, infraestrutura e religiosidade. Os sentidos negativos atribuídos por eles à cidade são: serviços públicos, mobilidade urbana, infraestrutura, clima, meio ambiente, gestores públicos, comportamento dos teresinenses e meios de comunicação. Os ouvintes apontaram como sentidos de identidades culturais teresinenses observados no áudio do PPC: sentidos de cidadania; linguajar específico (identificar pessoas por meio de apelidos e o sotaque); e a religiosidade dos teresinenses. A maioria dos ouvintes estudados percebe Teresina sendo mostrada de maneira real no PPC. Conclui-se que as identidades culturais teresinenses são concebidas pelos ouvintes sob uma diversidade de sentidos, mas com grande destaque para o sentido de cidadania atribuído aos teresinenses em suas interações com o PPC. ABSTRACT: Radio is a media that stands out for its popularity, due to the low cost and allow the listener to perform other simultaneous actions. In the face of technological progress and the emergence of new media, radio was adapting to innovations and is now present on the Internet, on mobile phones and many other devices. The logic of the once cell transistor radio company seems to remain between the radio lovers who decided to adopt new ways of listening to the radio are under new settings and meanings that make these listeners, modern, post-modern or traditional beings that interact with the contemporary world. The objective of this research is to understand how the CPP (City Panel Program) Pioneira Radio Broadcaster of Teresina participates in the construction of meanings of Teresina cultural identities among its listeners. Authors such as Canclini, Martín-Barbero, Jacks; Hall, Bianchi and others gave theoretical support in the research. The study included 46 listeners of the CPP aged between 18 and 66, 18 are men and 28 are women. We use the Categorical Content Analysis technique formulated by Bardin (2011) in three stages of research: 1) CPP production analysis; 2) analysis of the speeches of CPP listeners collected in questionnaire before the audio exposure; 3) analysis of the speeches of listeners after listening the edited audio of the CPP by performing six focus groups with listeners. The categories (senses) are arranged in charts and tables to display the frequency levels of appearances of the senses of Teresina cultural identities in the text. The data collection occurred in October and November of 2015, at the residence of some of the participating audience of the research. The CPP audio analysis revealed that it displays cultural identity senses of Teresina focusing on urban infrastructure, urban violence, nostalgia to the past and urban mobility. The survey responses showed eight directions given by the research subjects to the city classified as positive: hospitality, environment, services, daily life, leisure, media, infrastructure and religiosity. The negative meanings attributed by them to the city are: public services, urban mobility, infrastructure, climate, environment, public managers, behavior of Teresina and media. Listeners pointed out as senses of Teresina cultural identities observed in the CPP audio: citizenship senses; specific language (identify people by nicknames and the accent of Teresina); and religiosity. Most studied listeners realize Teresina being shown in the real way in the CPP. We conclude that the Teresina cultural identities are designed by listeners under a variety of senses but with great emphasis on the sense of citizenship given to Teresina inhabitants in their interactions with CPP. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPEPI). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Identidade cultural – Teresina pt_BR
dc.subject Mídia e identidade pt_BR
dc.subject Rádio – Programa pt_BR
dc.subject Rádio Pioneira - Teresina pt_BR
dc.subject Communication pt_BR
dc.title IDENTIDADES CULTURAIS TERESINENSES: um estudo da recepção do programa “painel da cidade” da Rádio Pioneira de Teresina pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account