Abstract:
RESUMO: O rádio é um meio de comunicação que se destaca por sua popularidade em virtude do baixo
custo e por permitir ao ouvinte executar outras ações concomitantes. Diante da evolução
tecnológica e do surgimento de novos meios de comunicação, o rádio foi se adequando às
inovações e hoje está presente na Internet, nos aparelhos celulares e tantos outros. A lógica da
companhia de outrora do radinho de pilha parece permanecer entre os amantes do rádio que
resolveram adotar novos modos de escuta do meio radiofônico sob novas configurações e
significados que fazem desses ouvintes, seja eles modernos, pós-modernos ou tradicionais
seres que interagem com o mundo contemporâneo. O objetivo geral desta pesquisa é
compreender como o PPC (Programa Painel da Cidade) da Rádio Pioneira de Teresina
participa no processo de construção de sentidos de identidades culturais teresinenses junto aos
seus ouvintes. Autores como Canclini, Martín-Barbero, Jacks, Hall, Bianchi e outros deram
suporte teórico no desenvolvimento da pesquisa. Participaram do estudo 46 ouvintes do PPC
na faixa etária entre 18 e 66 anos, 18 são homens e 28 são mulheres. Utilizamos a técnica de
Análise de Conteúdo Categorial formulada por Bardin (2011) em três momentos da
investigação: 1) análise da produção do PPC; 2) análise das falas dos ouvintes do PPC
coletadas em questionário antes da exposição do áudio; 3) análise das falas dos ouvintes após
escuta do áudio editado do PPC por meio da realização de seis Grupos Focais. As categorias
(sentidos) estão dispostas em gráficos e quadros para visualização dos índices de frequência
de aparições dos sentidos de identidades culturais teresinense no texto. A coleta de dados
ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2015, em residências de ouvintes participantes
da pesquisa. As análises do áudio do PPC revelaram que este apresenta sentidos identitários
culturais teresinenses com foco em infraestrutura urbana, violência urbana, saudosismo e
mobilidade urbana. As respostas dos questionários mostraram oito sentidos atribuídos pelos
sujeitos da pesquisa à cidade classificados como positivos: hospitalidade, meio ambiente,
serviços, cotidiano, lazer, meios de comunicação, infraestrutura e religiosidade. Os sentidos
negativos atribuídos por eles à cidade são: serviços públicos, mobilidade urbana,
infraestrutura, clima, meio ambiente, gestores públicos, comportamento dos teresinenses e
meios de comunicação. Os ouvintes apontaram como sentidos de identidades culturais
teresinenses observados no áudio do PPC: sentidos de cidadania; linguajar específico
(identificar pessoas por meio de apelidos e o sotaque); e a religiosidade dos teresinenses. A
maioria dos ouvintes estudados percebe Teresina sendo mostrada de maneira real no PPC.
Conclui-se que as identidades culturais teresinenses são concebidas pelos ouvintes sob uma
diversidade de sentidos, mas com grande destaque para o sentido de cidadania atribuído aos
teresinenses em suas interações com o PPC. ABSTRACT: Radio is a media that stands out for its popularity, due to the low cost and allow the listener to
perform other simultaneous actions. In the face of technological progress and the emergence
of new media, radio was adapting to innovations and is now present on the Internet, on mobile
phones and many other devices. The logic of the once cell transistor radio company seems to
remain between the radio lovers who decided to adopt new ways of listening to the radio are
under new settings and meanings that make these listeners, modern, post-modern or
traditional beings that interact with the contemporary world. The objective of this research is
to understand how the CPP (City Panel Program) Pioneira Radio Broadcaster of Teresina
participates in the construction of meanings of Teresina cultural identities among its listeners.
Authors such as Canclini, Martín-Barbero, Jacks; Hall, Bianchi and others gave theoretical
support in the research. The study included 46 listeners of the CPP aged between 18 and 66,
18 are men and 28 are women. We use the Categorical Content Analysis technique formulated
by Bardin (2011) in three stages of research: 1) CPP production analysis; 2) analysis of the
speeches of CPP listeners collected in questionnaire before the audio exposure; 3) analysis of
the speeches of listeners after listening the edited audio of the CPP by performing six focus
groups with listeners. The categories (senses) are arranged in charts and tables to display the
frequency levels of appearances of the senses of Teresina cultural identities in the text. The
data collection occurred in October and November of 2015, at the residence of some of the
participating audience of the research. The CPP audio analysis revealed that it displays
cultural identity senses of Teresina focusing on urban infrastructure, urban violence, nostalgia
to the past and urban mobility. The survey responses showed eight directions given by the
research subjects to the city classified as positive: hospitality, environment, services, daily
life, leisure, media, infrastructure and religiosity. The negative meanings attributed by them to
the city are: public services, urban mobility, infrastructure, climate, environment, public
managers, behavior of Teresina and media. Listeners pointed out as senses of Teresina
cultural identities observed in the CPP audio: citizenship senses; specific language (identify
people by nicknames and the accent of Teresina); and religiosity. Most studied listeners
realize Teresina being shown in the real way in the CPP. We conclude that the Teresina
cultural identities are designed by listeners under a variety of senses but with great emphasis
on the sense of citizenship given to Teresina inhabitants in their interactions with CPP.