dc.description.abstract |
RESUMO:
A educação profissional é uma proposta originariamente pertinente, pois não é possível conceber a ideia de sujeito inserido socialmente sem que este construa laços de pertencimento por meio da educação e do trabalho. O contexto de uma sociedade essencialmente desigual e contraditória influencia os modos de ser professor na educação profissional imbricando-se com as percepções que os professores têm de si como pessoa e como profissional e dos processos de ensinar/aprender. O estudo partiu da seguinte problematização: Que modos de ser professor são produzidos nas trajetórias docentes na educação profissional na perspectiva de explicitar os conhecimentos da prática docente? Esta indagação ensejou o seguinte objetivo geral: Investigar os modos de ser professor na educação profissional explicitando os conhecimentos que subsidiam a prática docente. O objetivo geral teve como desdobramento as seguintes questões norteadoras: a) O que pensam os professores sobre ser professor na educação profissional? b) Que mudanças os professores efetivaram em seus modos de ensinar e de ser professor na educação profissional? c) Que atribuições os professores da educação profissional assumem no desenvolvimento da prática docente? d) Como os conhecimentos da formação e da experiência profissional contribuem para a reelaboração dos modos de ser professor na educação profissional? e) Que conhecimentos são necessários para o desenvolvimento dos modos de ser professor na educação profissional? Construiu-se a tese de que entre os modos de ser professor na educação profissional enfatiza-se a formação técnica e os conhecimentos do conteúdo específicos desta formação, embora, seja possível ressaltar ações pontuais que visam influenciar uma relação autônoma entre mundo do trabalho e mundo produtivo. O estudo fundamenta-se na pesquisa narrativa e utiliza as contribuições teórica e metodológica de Bauman (2007, 2008), Mclaren (1997), Frigotto (2016a), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2016b, 2016c), Saviani (2007, 2009), Kuenzer (1997), Tardif (2002, 2009), Montero (2005), Shulman (2005), Nóvoa (1992; 1995), Brito (2010, 2006), Schütze (2011), Jovchelovitch; Bauer (2014), Bardin (2011), Passegi (2008) entre outros. As fontes de produção de dados utilizadas foram os memoriais e as entrevistas narrativas de sete professores que atuam na educação profissional. O estudo constata que as percepções sobre ser professor na educação profissional, são diversas em razão das circunstâncias pessoais e profissionais. A reelaboração dos modos de ser professor e de ensinar reflete o ato dos professores de se movimentarem pessoal e profissionalmente para atender as exigências do vir a ser melhores professores. O desenvolvimento da prática docente na educação profissional deixa claro que a mesma não é um encadeamento linear, único, acabado, mas, é através dela que a aprendizagem da profissão é vivenciada em um transcurso muitas vezes de erros e acertos. Os conhecimentos considerados como importantes para o desenvolvimento da prática docente ressaltam, de um modo geral, os conhecimentos específicos da área de atuação. Os conhecimentos da formação e da experiência são diversos e estão relacionados com a conjuntura pessoal de cada interlocutor: associação entre conhecimento pedagógico e técnico, a melhoria das estratégias de ensinar, a aprendizagem da pesquisa da própria prática, aprendizagem de estratégias de relacionamento interpessoal, o compromisso com o processo ensino-aprendizagem, o planejamento das aulas como hábito e o embasamento para as corretas escolhas quanto as questões de âmbito escolar......................ABSTRACT:
Professional education is a relevant originally proposed, it is not possible to conceive the idea of the subject socially inserted without this build membership ties through education and work. The context of an essentially uneven and contradictory society influences the ways of being a teacher in vocational education imbricando with perceptions that teachers have of themselves as a person and as a professional and processes of teaching/learning. The study started from the following questioning: What ways of being a teacher are produced in teaching careers in education from the perspective of explicit knowledge of teaching practice? This question gave rise the following general objective: To investigate the ways of being a teacher in vocational education highlighting the knowledge that support the teaching practice. The overall objective was to split the following guiding questions: a) What do the teachers think about being a teacher in vocational education? b) What changes they conducted the teachers in their ways of teaching and being a teacher in vocational education? c) professional education of teachers assume responsibilities in the development of teaching practice? d) As the knowledge of training and experience contribute to the reworking of the ways of being a teacher in vocational education? e) What skills are required for the development of ways of being a teacher in vocational education? the thesis was built that among the ways of being a teacher in vocational education emphasizes the technical training and knowledge of the specific content of this training, though , we can highlight specific actions that aim to influence an autonomous relationship between the world of work and the world productive. The study is based on the narrative research and uses the theoretical and methodological contributions of Bauman (2007, 2008), McLaren (1997), Frigotto (2016a), Frigotto, Ciavatta and Ramos (2016b, 2016c), Saviani (2007, 2009), Kuenzer (1997), Tardif (2002, 2009), Montero (2005), Shulman (2005), Nóvoa (1992, 1995), Brito (2010, 2006), Schütze (2011), Jovchelovitch; Bauer (2014), Bardin (2011), Passegi (2008) among others. Production data sources used were the memorials and narrative interviews seven teachers who work in education. The study finds that perceptions about being a teacher in vocational education are different because of the personal and professional circumstances. The reworking of the ways of being a teacher and teaching reflects the act of teacher to move personally and professionally to meet the requirements of becoming better teachers. The development of teaching practice in vocational education makes clear that it is not a linear chain, single, just, but it is through it that the profession learning is experienced in a course often trial and error. The knowledge considered important for the development of teaching practice point out, in general, the specific knowledge of the area of operation. Knowledge of training and experience are diverse and are related to the staff of each party situation: association between pedagogical and technical knowledge, the improvement of teaching strategies, from the very practical learning research, learning interpersonal strategies, commitment to the teaching-learning process, the planning of lessons as usual and the basis for the correct choices regarding the school environment issues................RESUMEN
La educación profesional es un relevante propuesto en un principio, no es posible concebir la idea del sujeto social insertada sin esta acumulación de miembros lazos a través de la educación y el trabajo. El contexto de una sociedad esencialmente desigual y contradictoria influye en las formas de ser un maestro en imbricando la formación profesional con las percepciones que los profesores tienen de sí mismos como persona y como profesional y procesos de enseñanza/aprendizaje. El estudio se inició a partir de la siguiente cuestionamiento: ¿Qué formas de ser un maestro se producen en carreras de pedagogía en la educación desde la perspectiva del conocimiento explícito de la práctica docente? Esta controvertida creaba el siguiente objetivo general: Para investigar los modos de ser un maestro en la formación profesional destacando los conocimientos que apoyan la práctica de la enseñanza. El objetivo general era dividir las siguientes preguntas orientadoras : a)¿Qué hacen los maestros piensan acerca de ser un maestro en la formación profesional? b)¿Qué cambios se llevan a cabo los profesores en sus formas de enseñar y ser un maestro en la formación profesional? c)la educación profesional de los docentes asumen responsabilidades en el desarrollo de la práctica docente? d)A medida que el conocimiento de la formación y experiencia contribuyen a la reelaboración de las formas de ser un maestro en la formación profesional?e)¿Qué habilidades se requieren para el desarrollo de formas de ser un maestro en la formación profesional ? la tesis fue construido que entre las formas de ser un maestro en la formación profesional hace hincapié en la formación técnica y el conocimiento de los contenidos específicos de esta formación, sin embargo, podemos destacar las acciones específicas que tienen como objetivo influir en una relación autónoma entre el mundo del trabajo y el mundo productivo. El estudio se basa en la investigación narrativa y utiliza los aportes teóricos y metodológicos de Bauman (2007, 2008), McLaren(1997), Frigotto (2016a), Frigotto, Ciavatta y Ramos (2016b , 2016c), Saviani (2007, 2009), Kuenzer (1997), Tardif (2002, 2009), Montero (2005), Shulman (2005), Nóvoa (1992; 1995) , Brito (2010 , 2006), Schütze (2011), Jovchelovitch ; Bauer (2014), Bardin (2011), Passegi (2008), entre otros. La producción de fuentes de datos utilizadas fueron las memorias y entrevistas narrativas siete maestros que trabajan en la educación. El estudio revela que las percepciones acerca de ser un maestro en la formación profesional son diferentes debido a las circunstancias personales y profesionales. La reelaboración de las formas de ser un profesor y la enseñanza refleja el acto de maestro para mover personal y profesionalmente para cumplir con los requisitos de convertirse en mejores maestros. El desarrollo de la práctica docente en la enseñanza profesional deja claro que no es una cadena lineal, solo, solo, pero es a través de ella que el aprendizaje de la profesión se experimenta en un curso frecuencia de ensayo y error. El conocimiento se considera importante para el desarrollo de la práctica docente señalan, en general, el conocimiento específico de la zona de operaciones. El conocimiento de la formación y experiencia son diversas y están relacionadas con el personal de cada situación de los partidos: asociación entre pedagógica y conocimientos técnicos, la mejora de las estrategias de enseñanza, de la investigación muy práctico de aprendizaje, estrategias de aprendizaje interpersonales, compromiso con el proceso de enseñanza-aprendizaje, la planificación de las clases como de costumbre y la base para las decisiones correctas con respecto a las cuestiones del medio ambiente escolar. |
pt_BR |