Abstract:
RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o ensino primário noturno nas reformas educacionais no Piauí no período de 1871 a 1933. A escolha deste recorte deveu-se a compreensão de que em 1871 ocorreram as primeiras iniciativas do governo da Província Piauiense em instalar escolas noturnas, finalizando com a reforma de 1933, decorrente do Decreto nº 1.438 que trouxe mudanças no ensino primário do Estado e,consequentemente, no ensino primário noturno. Com base no objetivo, o estudo foi desenvolvido a partir das seguintes questões norteadoras: Qual o espaço do ensino noturno na política educacional do período analisado? Essas escolas se diferenciavam das diurnas? O público que estas escolas atendiam se alterou ao longo do período analisado? Quem frequentava a escola noturna? Por ser noturna, a escola sempre abrigou adultos? O estudo tem embasamento em Beisiegel (1974), Paiva (1987), Bastos (1870), Freitas (1988), Nogueira (2012), Paiva (2010), dentre outros. Quanto à metodologia, foi utilizada a pesquisa documental. As fontes utilizadas na pesquisa foram os Relatórios Provinciais, Mensagens Governamentais, as Legislações Educacionais; Os documentos da Direção da Instrução Pública, os documentos do Centro Proletário e Escola 14 de julho. Também foram utilizados os jornais de época, como A imprensa 1880, Diário do Piauí 1913, O Piauhy 1871, Correio de Oeiras 1910 e o Diário Oficial de 1932. Os resultados da pesquisa demonstram que a implantação de escolas primárias noturnas no Piauí foi se constituindo a partir do ano de 1871, tendo entre os anos de 1871 a 1873 um expressivo número de escolas primárias noturnas. No entanto, em 1873 ocorreu o fechamento destas escolas, sendo abertas novamente em anos posteriores, mas como ações de particulares ou associações operárias. Além disso, a partir da mudança de regime político uma das principais alterações que o ensino primário noturno passou foi a mudança da idade escolar para ingressar nas escolas noturnas, sendo que nas primeiras décadas da República o critério era que os alunos fossem trabalhadores e não apenas jovens e adultos como na implantação dessas escolas. Os indícios apontam que os programas de ensino não eram específicos para as escolas noturnas. Além disso, os professores recebiam uma gratificação pelo exercício da profissão em horário contrário do seu trabalho, mas eram responsáveis por despesas básicas para manter a escola funcionando. Consideramos este estudo não como um trabalho definitivo, mas como uma janela que se abre para o diálogo com outras leituras e interpretações esperando que esse trabalho abra um leque de novas interpretações.....................ABSTRACT: This study has the general objective to analyze the nocturnal primary education in educational reforms in Piaui in the period from 1871 to 1933. The choice of this cut was due to the realization that occurred in 1871 to the first government initiatives Piauiense Province installing evening schools , concluding with the reform of 1933, due to the Decree No. 1438 which brought changes in primary state and consequently the night primary education. Based on the objective, the study was developed from the following guiding questions: What is the space of night courses in educational policy of the reporting period? These schools differed from the daytime? The public that attended these schools has changed over the reporting period? Who attended night school? Being nocturnal, the school always harbored adults? The study has background in Beisiegel (1974), Paiva (1987), Bastos (1870), Freitas (1988), Nogueira (2012), Paiva (2010), among others. As for methodology, documentary research was used. The sources used in the research were the Provincial Reports, Government posts, educational legislation; the documents of the Directorate of Public Instruction, the documents of the Proletarian Center and School on July 14. Also we used the newspaper time, as the press in 1880, Journal of Piaui 1913 The Piauhy 1871, Oeiras 1910 and the Official Gazette of 1932. The results show that the implementation of nocturnal primary schools in Piauí was constituted from the the year 1871, and between the years 1871-1873 a significant number of night primary schools, however, in 1873 it was the closure of these schools being opened again in later years, but as of particular actions or workers' associations. Moreover, from the change of political regime, one of the main changes that the evening primary education has been the change of school age to join in night schools, and in the first decades of the Republic criterion would be that the students were workers and not only young adults as the implementation of these schools. The indications are that educational programs were not specific for the evening schools, in addition, teachers received a bonus for the exercise of the profession otherwise time of their work, however, were responsible for basic expenses to keep the school running. We consider this study not as a definitive work, but rather as a window that opens to dialogue with other readings and interpretations waiting for this debate open a range of new interpretations.