Abstract:
RESUMO: Objetivo: Avaliar o impacto da intervenção educativa no consumo de Alimentos Funcionais
por usuários de restaurantes Self Services, Metodologia: Foi realizada uma pesquisa descritiva,
analítica, transversal, observacional e interventiva. As variáveis sociodemográficas estudadas
foram sexo, idade, escolaridade e renda familiar, sendo 211 (26,4%) participantes antes da
intervenção educativa e 174 (82,5%) após, de ambos os sexos, distribuídos em quatro
restaurantes Self Service de Teresina, PI, no período de março a julho de 2009. Realizou-se um
estudo piloto com 50 clientes, em população semelhante para validar os questionários.
Aplicou-se um questionário abordando o conhecimento e benefícios dos alimentos funcionais,
além de uma lista de alimentos, na qual poderia ser indicada a funcionalidade ou não dos
alimentos e um Questionário de Freqüência de Consumo de Alimentos Funcionais (QFCAF)
para se conhecer o consumo destes alimentos pela população que freqüentava os restaurantes,
em dois momentos distintos. A análise dos dados foi realizada pelo software Epi-Info, versão
6,04b sendo utilizado o Teste Qui-quadrado e adotado o nível de significância de 5% (p <
0,05). O estudo seguiu as determinações da Resolução Nº196/96 do CNS e solicitou-se
autorização dos proprietários dos estabelecimentos, por meio de um Termo de Consentimento
Institucional. Ressalta-se que os mesmos foram previamente informados sobre os objetivos e
procedimentos da pesquisa. Os clientes também foram informados acerca do estudo e, aqueles
que concordaram em participar assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultados: Os resultados mostraram uma população predominantemente feminina (78%),
com 65% apresentando grau de escolaridade de nível superior, sendo que 37,3% possuíam
renda superior a três (3) salários mínimos. Através do diagnóstico inicial, acerca do
conhecimento dos clientes sobre Alimentos Funcionais, observou-se que a maioria dos
consumidores desconhecia a função destes, pois 49,4% afirmaram que são alimentos que
oferecem energia para o corpo e apenas 35,5% relataram que são alimentos que ajudam na
redução do risco de doenças. Percebeu-se que a intervenção educativa produziu um impacto
positivo, apresentando resultados estatisticamente significativos entre os dois momentos, e
após a ocorrência desta, 90,2% responderam o seguinte: que alimentos funcionais combatem as
doenças do coração, 93,1% que ajudam a envelhecer de forma saudável, 75,3% que reduzem
os riscos de osteoporose, 81,6% que reduzem o risco de câncer; e apenas 5,2% não souberam
responder sobre os benefícios destes alimentos. Os clientes entenderam as informações sobre
os benefícios do consumo de alimentos funcionais. Houve um aumento do consumo destes
alimentos, em que o tomate (23%) foi o vegetal mais consumido, acompanhado da alface
(21,3%) na preparação salada, dentre as leguminosas, o feijão com (63,2%) na preparação
baião de dois e de origem animal, o mais consumido foi a carne (73%) na preparação grelhada.
Conclusão: concluiu-se que houve um aumento do consumo de alimentos funcionais pelos
clientes dos restaurantes pesquisados, o que ficou evidenciado com o aumento do consumo de
preparações com estes alimentos, demonstrando um impacto positivo com relação à
intervenção educativa. ABSTRACT: Objective: Evaluate the impact of Educative intervention on consumption of functional foods
by Self Services Restaurants Customers. Methodology: A descriptive, analytical, crosssectional,
observational and interventional field research was carried out. The
sociodemographic variables studied were gender, age, educational level and family income.
The sample consisted of 211 (26.4%) participants before the educational intervention and 174
(82.5%) after, of both genders, who were customers of four Self Service restaurants in
Teresina, Piaui, during the period of March to July, 2009. The pilot study was carried out with
50 customers, using a similar population to validate the questionnaires. During two separate
stages, the study participants had to fill out the following: a questionnaire about their
knowledge and benefits of functional foods; a list of foods for which they had to mark the
food‟s functionality; and a Functional Food Consumption Frequency Questionnaire (FFCFQ)
to find out which foodstuffs these restaurant customers consumed. Data was analyzed with
Epi-Info software, version 6.04b. The Chi-square test was applied with a significance level of
5% (p <0.05).The study was conducted according to CNS Resolution No. 196/96 and
authorization was requested from the owners of the restaurants, using an Institutional Consent
Form, emphasizing that they had been previously informed about the study‟s objectives and
procedures. Customers were also informed about the study and those who agreed to
participate signed a consent form. Results: The results showed a predominantly female
population (78%), with 65% educated to university level and 37.3% with income greater than
three (3) minimum salaries. From the initial diagnosis about the clients' knowledge of
Functional Foods, it was found that most consumers were not aware of their function, because
49.4% stated that they provide energy for the body and only 35.5% reported that they help
reduce the risk of disease.The educational intervention had a positive impact, with statistically
significant results between the two stages, and after the intervention 90.2% were aware that
Functional Foods fight heart disease, 93.1% that they contribute towards healthy ageing,
75.3% that they reduce the risk of osteoporosis, 81.6% that they reduce the risk of cancer and
only 5.2% were not aware of the benefits of these foods.Customers understood the
information on the benefits of consuming functional foods, and there was an increase in the
consumption of these foods. The tomato (23%) was the most consumed vegetable, followed
by lettuce (21.3%), in salads. Among the leguminous vegetables, the bean was the most
consumed (63.2%), in the dish known locally as “baião de dois” (beans and rice). Among the
animal products, grilled beef was the most consumed (73%). Conclusion: It was concluded
that there was an increase in the consumption of functional foods by customers of the
surveyed restaurants, which was evidenced by the increased consumption of dishes that
included these foods. This shows that there was a positive impact from the educational
intervention.