Abstract:
RESUMO: O presente estudo vincula-se a linha de pesquisa “Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas”, tendo a docência no ensino superior no Curso de Ciências Contábeis como objeto de estudo. Elegeu-se como ponto de partida a seguinte questão-problema: quais os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no desenvolvimento da sua prática pedagógica no ensino superior? Foi delimitado como objetivo geral: analisar os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no ensino Superior no desenvolvimento da prática pedagógica, que teve como desdobramento as seguintes questões norteadoras: quais os dilemas enfrentados pelos professores bacharéis em ciências contábeis no exercício da docência no ensino Superior? Que aspectos da docência são característicos da prática pedagógica dos professores bacharéis em ciências contábeis no ensino superior? Quais as necessidades formativas do professor bacharel em ciências contábeis provenientes da prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior? O estudo fundamenta-se em teóricos que ressaltam as concepções, a complexidade, as singularidades, os saberes e os dilemas da docência no ensino superior e do desenvolvimento da profissionalidade docente, utilizando-se das contribuições de Behrens (2008), Brito (2006), Brzezinski (1996) Garcia (1999), Guathier et al (1998), Grillo (2004), Masetto (2001, 2010, 2015), Melo e Urbanetz (2008), Morin (2011), Pimenta (2014), Pimenta e Almeida (2011), Sacristan (1995), Tardif (2012, 2014), Trindade (2010) entre outros. De abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa teve como campo de investigação o Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, e utilizou-se como fonte de produção de dados o questionário, para traçar o perfil da totalidade do corpo docente do Curso, extraindo-se destes a amostra do estudo que atendeu a critérios pré-estabelecidos, e a entrevista semiestruturada para coleta dos dados referentes ao objeto de estudo. Os dados foram organizados em três categorias: Ser professor: encontro com a docência, Desafios do bacharel em tornar-se professor do ensino superior e Contornos da prática pedagógica no desenvolvimento da profissionalidade docente e analisados à luz da Técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). O estudo mostra que os professores enveredaram pela docência por diversos caminhos e motivos e vivenciaram muitos dilemas: falta de aprofundamento do conhecimento contábil, ausência do conhecimento pedagógico e a própria imaturidade intelectual. Buscando caracterizar a prática pedagógica, verificamos que coexistem práticas diversificadas, com ênfase nas aulas expositivas, e exercícios de fixação, embora haja professores que oportunizam espaços de reflexão coletiva e outras metodologias. Para compreender as necessidades formativas atuais (provenientes da prática pedagógica), no exercício da docência no ensino superior, não são muito diferentes hoje das iniciais: formação pedagógica centrado na didática, nas metodologias ativas, contextualização da prática e a relação professor-aluno-conhecimento; espaços de reflexão na/sobre a prática, aprofundamento no conhecimento contábil e na própria legislação, que se dá na formação continuada e na própria pesquisa, e uma pós-graduação stricto sensu que incorpore na matriz curricular elementos para a prática pedagógica....................ABSTRACT:
The present study is linked to the research line "Teaching, teacher training and pedagogical practices", with teaching in higher education in the Course of Accounting Sciences as object of study. The following problem question was chosen as the starting point: what are the dilemmas faced by bachelors degree teachers in the accounting sciences in the development of their pedagogical practice in higher education? It was delimited as a general objective: to analyze the dilemmas faced by bachelors teachers in accounting sciences in Higher Education in the development of pedagogical practice, which had as a result the following guiding questions: what dilemmas faced by bachelors degree teachers in accounting sciences in the exercise of teaching in teaching Superior? What aspects of teaching are characteristic of the pedagogical practice of bachelors degree in accounting sciences in higher education? What are the formative needs of the bachelors degree teacher in accounting sciences coming from the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education? The study is based on theories that highlight the conceptions, complexity, singularities, knowledge and dilemmas of teaching in higher education and the development of teaching professionalism, using the contributions of Behrens (2008), Brito (2006) , Brzezinski (1996) Garcia (1999), Guathier et al (1998), Grillo (2004), Masetto (2001, 2010, 2015), Melo and Urbanetz (2008), Morin (2011), Pimenta Almeida (2011), Sacristan (1995), Tardif (2012, 2014), Trindade (2010) and others. From a descriptive qualitative approach, the research had as its field of study the Course of Accounting Sciences of the Federal University of Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, and the questionnaire was used as a source of data, to outline the profile of the entire faculty Of the course, drawing from these the sample of the study that met pre-established criteria, and the semi-structured interview to collect the data referring to the object of study. The study shows that teachers have embarked on teaching through various paths and motives and experienced many dilemmas: lack of deep knowledge of accounting, lack of pedagogical knowledge and intellectual immaturity. Seeking to characterize the pedagogical practice, we verified that diverse practices coexist, with emphasis in the expositive classes, and exercises of fixation, although there are teachers who offer opportunities for collective reflection and other methodologies. In order to understand the present formative needs (coming from pedagogical practice), in the exercise of teaching in higher education, are not very different today from the initials: pedagogical training centered on didactics, active methodologies, contextualization of practice and the teacher-student-knowledge relation ; Spaces for reflection on / about practice, deepening of accounting knowledge and the legislation itself, which occurs in continuing education and in the research itself, and a stricto sensu postgraduate course that incorporates into the curricular matrix elements for pedagogical practice.