Abstract:
RESUMO: A qualidade na educação é uma temática que nos últimos anos passou a ser objeto de preocupação e de discussão nacional, ocupando, a partir de então, lugar de destaque nos debates educacionais. Entretanto, o sentido que tem sido atribuído ao termo qualidade transita entre duas narrativas: uma que se assenta na definição de qualidade restrita aos resultados obtidos pelos alunos nas avaliações de larga escala e outra que defende a qualidade como um conceito complexo, plural e subjetivo; que é socialmente construído, passível, portanto de contínuas revisões. Com base nessa última tese, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com o objetivo de analisar as representações sociais de qualidade na Educação Infantil, partilhadas por professores que atuam em escolas da primeira infância da rede pública municipal de Teresina, buscando assim captar o sentido que o termo qualidade tem para esses sujeitos. Para dar conta da qualidade como objeto de estudo na perspectiva da subjetividade das pessoas, recorreu-se à Teoria das Representações Sociais se apoiando em autores como Moscivici (1978, 1984), Sá (1996, 1998), Jodelet (2001), Silva (2004), Sales (2000, 2006). Também aos estudos de Zabalza (1998), Marchesi e Martin (2003), Dahlberg, Moss e Pence (2003), Oliveira e Araújo (2005), Campos (2006, 2008), os quais contribuíram para o aprofundamento de questões relativas à qualidade na educação. E ainda Ariès (1981), Kuhlmann Jr (1998), Del Priore (2000), Kohan (2005), Oliveira (2002) e Kramer (2003), nas questões relativas ao processo histórico de constituição da infância e da história da Educação Infantil no Brasil. Foram sujeitos da pesquisa 30 professoras e como instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada, orientada por um roteiro contendo sete perguntas, e também um questionário. Para a análise e interpretação dos dados empregamos a técnica de análise de conteúdo e nesta a análise categorial nos apoiando em Bardin (1977). Os resultados encontrados indicam que a qualidade na Educação Infantil nas representações sociais desses sujeitos está associada: a uma equipe de professores bem preparados; à boa estrutura física da escola, compreendida como um espaço vivo e dinâmico, que deve favorecer aventuras, descobertas, criatividade, desafios, ludicidade, confirmando as imagens da infância enquanto um tempo do brincar; ao progresso da criança, indicando que o que dá sentido à escola de Educação Infantil é, também, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; às questões relativas à atmosfera geral positiva da escola; à boa gestão e organização da escola e, por fim, uma escola onde se partilha a educação da criança com a família. As representações sociais desses sujeitos apontam para alguns indicadores de qualidade, tais como: a qualificação docente, estrutura física adequada, clima escolar, bom aprendizado e desenvolvimento, organização escolar e parceria escola e família. Concluímos também que os principais eixos representacionais presentes nas falas desses sujeitos que se correlacionam com os indicadores de uma escola de qualidade são: eixo escola – estrutura física adequada, organização escolar, clima escolar, bom aprendizado e desenvolvimento; eixo professor - equipe qualificada e compromissada; eixo família – parceria escola e família.
ABSTRACT: Quality in education is a topic that in recent years became an object of concern and national discussion, occupying, thereafter, a prominent place in educational debates. However, the meaning that has been assigned to the term quality go along between two narratives: one that relies on the definition of quality restricted to results obtained by students in the evaluations of large-scale and one that defends the quality concept as complex, pluralistic and subjective; that is socially constructed, capable therefore of continuous review. Based on this latter thesis, we conducted a qualitative research aimed to analyze the social representations of quality in early childhood education, shared by teachers working in schools from early childhood public system in Teresina, trying to capture the sense that term quality means for these subjects. To take account of quality as an object of study in view of the subjectivity of the people, It was appealed to the Theory of Social Representations relying on authors like Moscivici (1978, 1984), Sá (1996, 1998), Jodelet (2001), Silva (2004), Sales(2000, 2006). Also studies of Zabalza (1998), Marchesi and Martin (2003), Dahlberg, Moss and Pence (2003), Oliveira and Araújo (2005), Campos (2006, 2008), which contributed to the deepening of quality issues in education. And Áries (1981), Kuhlmann Jr (1998), Del Priore (2000), Kohan (2005), Oliveira (2002) and Kramer (2003), on issues relating to the historical process of constituion of childhood and the history of Early Childhood Education in Brazil. 30 teachers were the research subjects and as an instrument of data collection it was used a semistructured interview guided by a script containing seven questions, and a questionnaire. For the analysis and interpretation of data we used the technique of content analysis and categorical analysis supporting us in Bardin (1977). The results indicate that quality in early childhood education in the social representations of these subjects is associated with: a team of well-prepared teachers, the good physical structure of the school, understood as a living and dynamic place, which should encourage adventure, discovery, creativity, challenges, playfulness, confirming the images of childhood as a time of play, aiming the child's progress, indicating that what gives meaning to early childhood education center is also learning and child development; questions concerning the general atmosphere of positive school, the good management and organization of the school and, finally, a school which shares the child's education with the family. The social representations of these subjects show some quality indicators, such as the teaching qualification, appropriate physical structure, school climate, good learning and development, school organization and school and family partnership. We also conclude that the main axes representational present in the speeches of those subjects that correlate with indicators of school quality are: shaft school – appropriate physical structure, school organization, school climate, good learning and development; axis teacher – qualified and committed; axis family – school partnership and family.