Abstract:
RESUMO: O período pré-escolar compreende uma época em que os hábitos alimentares estão 
sendo formados e acompanharão o indivíduo na fase adulta. A  nutrição adequada é 
um dos fatores de maior impacto na saúde infantil, principalmente pela influência 
decisiva que o estado nutricional exerce sobre os riscos de morbimortalidade, 
crescimento e desenvolvimento.  Deste modo, o objetivo do trabalho foi avaliar  a 
ingestão de alimentos  e o estado nutricional  de pré-escolares  das redes pública e 
privada de ensino. Os dados foram coletados no período de 2012 a 2014. Foram 
avaliadas 1.613 crianças da rede pública e privada de ensino de Teresina -PI. Para 
análise do estado nutricional, realizou-se  avaliação antropométrica, para posterior 
comparação de IMC/idade. Coletou-se também os dados socioeconômicos, bem 
como informações sobre a frequência do consumo alimentar no domicílio e na 
escola,  por meio de um Questionário de Frequência de Consumo de Alimentos 
(QFCA). A análise estatística foi realizada no programa SPSS versão 17.0,  Para 
verificar-se a homogeneidade da população, foi aplicado o  Bartlett's test,  o teste do 
2
foi utilizado  para verificar  a associação e o teste  t  de  Student  para determinar a 
diferença entre médias. O Coeficiente de Correlação de Pearson, foi utilizado entre 
as redes pública e privada com a finalidade de verificar a correlação com o consumo 
de alimentos. Os resultados mostraram que  83,9% dos avaliados eram eutróficos, 
9,4% tinham excesso de peso e 1,2% obesidade, sendo este último, observado em 
sua totalidade, nas crianças da rede privada de ensino. No que se refere  ao 
consumo de alimentos, o  arroz,  biscoito  doce e salgada e embutidos foram os 
alimentos que mais se correlacionaram com a obesidade das crianças da rede 
privada de ensino. Enquanto o feijão e as frituras foram os alimentos com correlação 
mais forte com o excesso de peso nos pré-escolares da rede pública. A partir do 
exposto no presente trabalho, torna-se evidente a associação do padrão alimentar 
com o estado nutricional de crianças em idade pré-escolar e com isso evidenciou-se 
a necessidade de ações nutricionais educativas, como também, de campanhas do 
governo que reforcem o conceito de alimentação saudável às pessoas. As 
campanhas educativas podem ser o principal aliado na busca por escolhas 
alimentares melhores. ABSTRACT: The preschool period comprises a time when eating habits are being formed and will 
follow the individual into adulthood.  Proper nutrition is one of the highest impact 
factors on children's health, especially the decisive influence the  nutritional status has 
on the risk of morbidity and mortality, growth and development. Thus, the objective of 
this study was to evaluate the  eating  and nutritional status of preschool children from 
public and private networks education. Data were collected from 2012 to 2014 were 
evaluated 1,613 children from public and private of Teresina-PI school.  For analysis 
of nutritional status, it was carried out anthropometric measurements, for comparison 
of BMI / age. It also collected socioeconomic data and information on the frequency 
of food consumption at  home and at school, through a Questionnaire Food 
Consumption Frequency (QFCF).  Statistical analysis was performed using SPSS 
version 17.0, to verify the homogeneity of the population,  Bartlett's test  was applied 
test, the  test  
2
was used to test the association and the  Student t test  to check a 
difference between average.  The Pearson correlation coefficient was used between 
the public and private networks in order to verify a correlation with the consumption 
of food. The results showed that 83.9% of the individuals were eutrophic, 9.4% were 
overweight and 1.2% obese, the latter being found in their entirety in children's 
private schools. With regard to food consumption, rice, sweet and salty crackers and 
sausages were the foods  most correlated with obesity of children in private schools. 
While the beans and fried foods were more strongly correlated with being overweight 
in preschool children from public schools.  From the foregoing the present study, it is 
clear the default pool feed to the nutritional status of children in preschool age and it 
showed the need of educational nutrition actions, but also by government campaigns 
to strengthen the concept of healthy eating people. Educational campaigns can be 
the main ally in the search for better food choices.