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O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES: estudos exploratórios em duas instituições de ensino superior.

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dc.contributor.author REIS, José Expedito Dias
dc.date.accessioned 2017-05-19T15:23:57Z
dc.date.available 2017-05-19T15:23:57Z
dc.date.issued 2017-05-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/559
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. 1º Membro Externo: Prof. Dr. Raimundo Dutra de Araújo (UESPI). 2º Membro Externo: Profª. Drª. Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento (UEMA). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Antonia Dalva França Carvalho. 1º Membro Interno: Prof. Dr. Francis Musa Boakari. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente pesquisa responde a seguinte indagação: Os profissionais formados nos cursos de Pedagogia atendem às necessidades das Organizações não Escolares? A pesquisa tem como objetivo de estudo analisar o perfil profissiográfico dos Pedagogos para atuarem nas organizações não escolares. O cenário da pesquisa foram as cidades de Teresina e Floriano no Estado do Piaui. As IES selecionadas aletoriamente foram a Universidade Estadual do Piauí — UESPI e a Faculdade Evangélica do Piauí — FAEPI. O método utilizado é o Hermenêutico-Dialético. O tipo da pesquisa é descritiva, com análise comparativa e o enfoque misto, qualiquantitativo, integrado à Técnica de Análise de Conteúdo (TAC). A amostra foi composta por 40 egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia que estudaram nas duas Instituições de Ensino Superior — IES, do Estado do Piauí, no ano de 2011: dois coordenadores e 10 professores que lecionaram nos cursos de pedagogia no ano 2011, totalizando 52 indivíduos. Os dados obtidos na aplicação dos Instrumentos de Coletas de Dados - ICD, as análises dos Projetos Pedagógicos de Curso e a comparação das matrizes curriculares, evidenciaram que os cursos de Pedagogia das IES não habilitam os egressos para atuar nas organizações não escolares. Pôde-se concluir ainda que o Curso de Pedagogia, com seu núcleo não-escolar, deveria preparar profissionais para atuarem em ambientes escolares e não-escolares. Constatou-se, pela análise de discussão dos resultados, que o pedagogo é indispensável nas organizações não escolares, porque desempenha seu trabalho de forma pedagógica e disciplinar e, por isso mesmo, é um trabalho rico e produtivo, porém deve ser mais divulgado e mais esclarecido junto à sociedade. Diante disso, esperamos que os resultados possam contribuir para a consolidação profissional do pedagogo e sua consequente valorização perante as comunidades..................RESUMÉN: La presente investigación responde a la siguiente indagación: Los profesionales formados en las carreras de Pedagogía, atienden a las necesidades de las Organizaciones no Escolares? La investigación tiene como objetivo de estudio: analizar el perfil profesiográfico de pedagogos para trabajar en organizaciones no escolares. El escenario de la investigación fue la ciudad de Teresina y Floriano en el estado de Piauí. Fueron seleccionados aleatoriamente las IES, Universidad Estatal de Piauí – UESPI y la Facultad Evangélica de Piauí – FAEPI. O método utilizado es el Hermenéutico-Dialéctico. El tipo de investigación es descriptivo, con análisis comparativo y el enfoque es misto, cualiquantitativo, integrado a la Técnica de Análisis de Contenido (TAC). La muestra estuvo constituída por 40 egresados de la Carrera de Licenciatura en Pedagogía que estudiaron en las dos Instituciones de Enseñanza Superior – IES, en el año 2011; dos coordinadores y 10 profesores que leccionaron en las carreras de pedagogía en 2011, totalizando 52 individuos. Los datos obtenidos en la aplicación de los Instrumento de recolección de datos - ICD, en los análisis de los Proyectos Pedagógicos de la Carrera y en la comparación de las matrices curriculares evidenciaron que las Carreras de Pedagogía de las, IES, no habilitan a los egresados para actuar en las organizaciones no escolares. Se puede concluir también, que la Carrera de Pedagogía, con su núcleo no escolar, debería preparar profesionales para actuar en ambientes escolares y no escolares. Se constató mediante el análisis de la discusión de los resultados, que el pedagogo es indispensable en las organizaciones no escolares, porque desempeña su trabajo, de forma pedagógica y disciplinar y, por esta razón es un trabajo rico y productivo, sin embargo, debe ser más divulgado y más esclarecido a la sociedad. Así, esperamos que los resultados puedan contribuir para la consolidación profesional del pedagogo y su consecuente valoración ante las comunidades.................ABSTRACT: This research intends to give an answer to this questions: professionals trained in Education (Pedagogy) courses meet the needs of Non Scholar Organizations? The goal of the research is to analyze the profissiographical profile of pedagogues to work in Non Scholar Organizations. The setting of the research were the cities of Teresina and Floriano in the state of Piaui. The colleges randomically selected were the Piaui State University – UESPI – and the Evangelical College of Piaui – FAEPI. The method used is the Hermeutic-Dialectical. The type of research is descriptive, with comparative analysis and a mixed approach, quantitative and qualitative as well, integrated with a Technic of Analysis of Content (TAC). The sample consisted of 40 graduates of the Education course who studied in the two already mentioned Higher Education Institutions - IES, in the State of Piauí, in 2011: two coordinators and ten teachers who have taught in pedagogy courses in 2011, totaling 52 individuals. The data obtained in the application of Instruments for Collecting Data – ICD, do an analisys of the Pedagogic Project Course and a comparison of the curriculum matrices, showing that the IES Education courses of the mentioned Higher Education Institutions do not enable their graduates to work in Non School Organizations. It also concluded that the Education Course, with its non-school core should prepare professionals to work in both school and non-school environments alike. It was also noted in the discussion that analyzed the results that the teacher is essential in Non School Organizations because it plays his/her work in a pedagogical and disciplinary manner and, therefore, it is a rich and productive work, but should be more publicized and more enlightened by the society. Therefore, we hope that the results can contribute to the professional consolidation of the pedagogue and his/her consequent appreciation to the communities. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura pt_BR
dc.subject Perfil profissiográfico pt_BR
dc.subject Organização não escolar pt_BR
dc.subject Curso de Grado pt_BR
dc.subject Perfil profesional pt_BR
dc.subject La organización não escolar pt_BR
dc.subject Bachelor's degree course pt_BR
dc.subject Professional Profile pt_BR
dc.subject No school organization pt_BR
dc.title O PERFIL PROFISSIOGRÁFICO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES: estudos exploratórios em duas instituições de ensino superior. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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