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CONFETOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: uma pesquisa sociopoética.

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dc.contributor.author SANTOS, Kathia Raquel Piauilino
dc.date.accessioned 2017-05-19T14:49:12Z
dc.date.available 2017-05-19T14:49:12Z
dc.date.issued 2017-05-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/558
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad. Membro Externo: Profª. Drª. Sandra Haydeé Petit (UECE). 1º Membro Interno: Profª. Drª. Maria do Carmo Alves Bonfim. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A presença dos afetos na escola e o que pode o corpo na produção de conhecimentos representam o desafio e a tônica dessa pesquisa: um olhar para além do paradigma cartesiano instalado nas mais diversas modalidades de ensino, em específico nessa pesquisa, o ensino técnico. Dentro dessa concepção, este estudo tem como objetivo geral: analisar os “confetos” (conceito + afeto) produzidos sobre os afetos na escola pelos alunos dos cursos técnicos do Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) e como específicos: Identificar formas de pensar os afetos na escola; Identificar as problemáticas que atravessam os alunos em torno dos afetos na escola; Perceber o que potencializa os alunos diante das problemáticas em torno dos afetos na escola. Para a discussão desta temática foram utilizados os estudos de Espinosa (2009), Merçon (2009), Gleiser (2005), Maturana (1991), Wallon (1975), dentre outros. Utilizou-se ainda Gauthier (1999), Petit (2002) e Adad (2011) no âmbito do método Sociopoético que compreende a produção de conhecimento com o corpo todo e em grupo, utilizando técnicas artísticas com grupos de resistência. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ), formando um grupo-pesquisador misto de 09(nove) alunos, meninos e meninas, dos cursos técnicos de agropecuária, enfermagem e informática. As técnicas de produção de dados foram o Trajeto dos Afetos na Escola e as Esculturas dos Afetos na escola. A pesquisa teve como resultado a produção de “confetos” (conceito + afeto) heterogêneos sobre os afetos na escola sistematizados em duas linhas presentes no pensamento do grupo sobre o tema questão. A primeira linha: Problemas e potencialidades do convívio com os afetos na escola estão presentes nos seguintes confetos: afeto união, afetos pregos, corpo barco solidariedade e afeto panela solidariedade. A segunda linha: Problemáticas sobre os afetos que atravessam os alunos na escola apresentam os seguintes confetos: afeto obstáculo compromisso, afeto tristeza na escola, afeto responsabilidade e afeto obstáculo compromisso preocupação. A pesquisa, portanto, permitiu uma aproximação com o pensamento do grupo por meio dos confetos produzidos e das respectivas problemáticas e potencialidades vivenciadas por estes jovens alunos na escola, encarando-os como sujeitos históricos e de direitos, produtores de saberes. Neste caso, o resultado deste trabalho poderá possibilitar aos discentes, educadores, entre outros profissionais que estejam envolvidos no processo ensino aprendizagem a superação de paradigmas e práticas pedagógicas que negam a existência dos afetos na escola e anulam o corpo no processo de construção de conhecimento. Palavras-Chave: Afetos na escola. Jovens. Colégio Agrícola. Sociopoética.................ABSTRACT: The presence of the affections in the school and what can the body in the production of knowledge represent the challenge and the tonic of that research: a glance for a lot besides the Cartesian paradigm installed in the most several teaching modalities, in specific in that research, the technical teaching. Inside of that conception, this study has as general objective: To analyze the "confetos" (concept + I affect) presents in the students' of the technical courses of Colegio Agricola de Bom Jesus (CABJ) on affections in the school and as specific: To identify other forms of thinking affections in the school; To identify the problems that cross the students around the affections in the school; To notice what potentiates the students before the problems around the affections in the school. For this discussion Espinosa's studies were used (2009), Merçon (2009), Gleiser (2005), Maturana (1991), Wallon (1975) concerning the concept of affections, among others. It was still used Gauthier (1999), Petit (2002) and Adad (2011) in the extent of Sociopoética that understands the knowledge production with the whole body and in group, using artistic techniques with resistance groups. The field research was accomplished at Good Jesus' Agricultural School (CABJ), forming a mixed group-researcher of 09(night) students, boys and girls, of the technical courses of farming, nursing and computer science. The method sociopoético was used with the techniques of production of data entitled the Itinerary of the Affections and the Sculptures of the Affections. After the production of data, it was made the analysis where was evidenced the lines of the thought of the group. The first line: Problems and potentialities of the conviviality with the affections in the present school in the following confeto: I affect union, affections nails, body boat solidarity, I affect pot solidarity. The second line: Problems on the affections that cross the students in the present school in the following confetos: I affect obstacle commitment, I affect sadness in the school, I affect responsibility, I affect obstacle commitment concern. The research, therefore, it allowed an approach with the ideas and those young students' confetos, facing them as historical subjects and of rights, producing of know. In that case, the result of this work can make possible to the students, educators, among other professionals that are involved in the process teach learning the overcoming of paradigms and pedagogic practices that you/they deny the existence of the affections in the school and they annul the body in the process of knowledge construction. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetos na escola pt_BR
dc.subject Jovens pt_BR
dc.subject Colégio Agrícola pt_BR
dc.subject Sociopoética pt_BR
dc.subject Affections in the school pt_BR
dc.subject Young pt_BR
dc.subject School Agrícola pt_BR
dc.title CONFETOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA TÉCNICO-PROFISSIONALIZANTE SOBRE OS AFETOS NA ESCOLA: uma pesquisa sociopoética. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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