Repositório Institucional da UFPI

A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO DOCENTE BACHAREL: o aprender a ensinar na Educação Superior.

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dc.contributor.author SILVA, Luiz Eduardo das Neves
dc.date.accessioned 2017-05-19T14:05:19Z
dc.date.available 2017-05-19T14:05:19Z
dc.date.issued 2017-05-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/557
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. Membro Externo: Profª. Drª. Adriana Borges Ferro Moura. 1º Membro Interno: Profª. Drª. Bárbara Maria Macêdo Mendes. 2º Membro Interno: Profª. Drª. Neide Cavalcante Guedes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A atual dinâmica da conjuntura globalizada e seus consequentes desafios inerentes aos diversos âmbitos da vivência humana remetem a uma reflexão sobre a atuação do bacharel docente atuante no Ensino Superior, exigindo deste uma formação que atenda aos requisitos da contemporaneidade. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. O presente estudo tem como objeto, a constituição da professoralidade do docente bacharel na docência superior. Apresenta como objetivo geral, analisar a constituição da professoralidade do docente bacharel no exercício da docência superior. Tem como suporte, os seguintes objetivos específicos: compreender as trajetórias formativas dos professores bacharéis que atuam no ensino superior; caracterizar tempos, espaços, saberes e práticas que colaboram na construção da professoralidade no Ensino Superior; e, analisar os saberes construídos na experiência profissional do professor bacharel e que possibilitam o desenvolvimento e a construção da professoralidade. Desenvolve-se por meio de pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, viabilizada pelo método autobiográfico. No campo metodológico, segue as articulações de Bogdan e Biklen (1994); Josso (2010); Nóvoa e Finger (2010); Souza (2006), entre outros. Emprega como instrumentos de registro dos dados narrativos o memorial de formação e a entrevista narrativa. Os dados encontram-se organizados e analisados conforme Bardin (2011). O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bittar (2006), Masetto (2003), Teixeira (2005), Nóvoa (1992, 2000), Schön (2000), Tardif (2002), e outros, que estudam a temática. Entre outros aportes conclusivos, pontua sobre os professores bacharéis: exercem a docência universitária, atuam, dentre de suas possibilidades, como pesquisadores de suas próprias práticas; necessitam de ampliação de qualificação e requalificação de sua formação continuada; constroem sua professoralidade no exercício docente, na universidade, no seu fazer continuado, no coletivo e na experiência com seus pares, na complexidade e na singularidade de ser professor.................ABSTRACT: The current dynamics of the global situation and its attendant challenges inherent in the range of human experience towards a reflection on the performance of the teaching bachelor active in higher education, requiring this training that meets contemporary requirements. In this scenario, the teacher bachelor, much more than a technical repertoire characterized by the common knowledge of their specific training needs of a critical and reflective spirit, equipped with a set of didactic and pedagogical, which will enable you to teach. This study has as object the establishment of bachelor teacher professoralidade in university teaching. It presents as a general objective to analyze the constitution of the bachelor teaching profession in the exercise of higher teaching. It is supported by the following specific objectives: understanding the formative paths of graduates teachers who work in higher education; characterize time, space, knowledge and practices that collaborate in the construction of professoralidade in higher education; and analyze the knowledge built on experience of bachelor teacher and that enable the development and construction of professoralidade. It is developed through qualitative research, narrative mode, made possible by the autobiographical method. In the methodological field, follows the joints and Bogdan Biklen (1994); Josso (2010); Nóvoa and Finger (2010); Souza (2006), among others. Used as recording devices of narrative data memorial training and narrative interview. The data are organized and analyzed according to Bardin (2011). The theoretical basis is based on conceptions of Bittar (2006), Masetto (2003), Teixeira (2005), Novoa (1992, 2000), Schön (2000), Tardif (2002), and others who study the subject. Among other contributions conclusive, points on the alumni teachers: exert university teaching, acting, among its possibilities, as researchers of their own practice; require expanding training and retraining of their continuing education; build their professoralidade in teaching exercise in the university, in its continuing to do, in the collective and experience with their peers, the complexity and uniqueness of be a teacher. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência Superior pt_BR
dc.subject Professor Bacharel pt_BR
dc.subject Professoralidade pt_BR
dc.subject Teaching Superior pt_BR
dc.subject Teacher Bachelor pt_BR
dc.title A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO DOCENTE BACHAREL: o aprender a ensinar na Educação Superior. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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