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O CORPO É MERCADORIA: um estudo do processo de recategorização metafórica na construção do referente “acompanhante sexual” em classificados de jornais.

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dc.contributor.author SOUSA, Amanda Beatriz de Araújo
dc.date.accessioned 2017-05-17T16:22:26Z
dc.date.available 2017-05-17T16:22:26Z
dc.date.issued 2017-05-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/548
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Silvana Maria Calixto de Lima. Membro Externo: Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva (UESPI). Membro Interno: Prof. Dr. Francisco Alves Filho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Neste trabalho, a partir da perspectiva sociocognitiva do texto assumida por uma parcela significativa dos estudiosos contemporâneos da Linguística de Texto, tratamos do fenômeno referencial da recategorização, mais particularmente das ocorrências de recategorização metafórica na construção de sentidos de anúncios classificados de acompanhante sexual. Diferentemente do estudo pioneiro da recategorização proposto por Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), a partir de uma abordagem textual- discursiva, foi eleita para esta investigação a concepção cognitivo-discursiva da recategorização delineada por Lima (2009), cuja base está configurada numa interface entre a Linguística de Texto e a Linguística Cognitiva. Conforme Lima (2009), o processo referencial da recategorização nem sempre se realiza explicitamente no texto, podendo também ser homologado pela ancoragem no nível das estruturas e do funcionamento cognitivo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o fenômeno linguístico da recategorização metafórica e a construção do referente “acompanhante sexual” no gênero textual anúncio de classificado, que circula em jornais da mídia impressa. Partimos da hipótese de que a construção dos sentidos nesse tipo de gênero pode ser engatilhada via processo de recategorização metafórica, bem como que tal processo assume nesse gênero uma função argumentativa, tendo em vista o seu propósito comunicativo de atrair o interlocutor para a obtenção do serviço anunciado. Diante disso, temos como proposta metodológica, deste trabalho, uma pesquisa de cunho qualitativo com análise descritiva dos dados de investigação. O corpus é constituído por catorze anúncios de “serviço de acompanhante sexual”, coletados da seção classificados dos jornais Meio Norte, O Dia e O Estado de São Paulo. Os resultados da análise empreendida são sugestivos para a validação da hipótese assumida, constatando-se que o processo de recategorização metafórica é basilar para a construção de sentidos do referente “acompanhante sexual” e, consequentemente, para engatilhar o propósito comunicativo do gênero anúncio de classificado do serviço de acompanhante sexual. Ademais, vimos que a metáfora conceitual O CORPO É UMA MERCADORIA pode ser dita como na base das estruturas cognitivas que licenciam as ocorrências de recategorização analisadas, sendo dela também derivadas outras metáforas nesse processo, tais como O ATRAENTE É GOSTOSO, O CORPO É COMIDA, O SEXO É FOGO, dentre outras. A evocação dos modelos cognitivos metafóricos que licenciam as ocorrências de recategorização metafórica constituintes do corpus desta pesquisa foi fundamental para uma descrição mais refinada de como esse processo atua na construção dos sentidos dos anúncios de serviços de acompanhante sexual.............ABSTRACT: In this study, from the socio-cognitive perspective of the text taken by a significant number of contemporary scholars of Text Linguistics, treat the framework of recategorization phenomenon, more particularly the metaphorical re-categorization of occurrences in the construction of sexual companion ad senses. Unlike the pioneering study of the re-categorization proposed by Apothéloz and Reichler- Béguelin (1995), from a discursive textual approach was chosen for this investigation cognitive-discursive conception of re-categorization outlined by Lima (2009), whose base is configured on an interface between Text Linguistics and Cognitive Linguistics. According to Lima (2009), the framework of re-categorization process does not always explicitly place in the text, may also be approved by anchoring at the level of structures and cognitive functioning. In this context, the aim of this study is to investigate the relationship between the linguistic phenomenon of metaphorical recategorization and the construction of related "sexual companion" in the genre of classified advertising, newspapers circulating in the print media. Our hypothesis is that the construction of sense in this kind of genre can be triggered via a metaphorical re-categorization process and that this process takes this genre an argumentative function in view of their communicative purpose to attract callers to obtain the service advertised. Therefore, we as a methodological proposal of this work a qualitative research with descriptive analysis of research data. The corpus is composed of fourteen ad "sexual escort service", collected the classified section of the newspaper Meio Norte, O Dia and O Estado de Sao Paulo. The results of the analysis undertaken are suggestive for the validation of the assumed hypothesis, if noting that the process of metaphorical re-categorization is fundamental to the construction of meaning of the referent "sexual companion" and, consequently, to trigger the communicative purpose of its kind service announcement sexual companion. Furthermore, we saw that the conceptual metaphor THE BODY IS MERCHANDISE can be said to form the basis of cognitive structures that license the re-categorization of events analyzed, and it also derived other metaphors in the process, such as THE ATTRACTIVE IS YUMMY, THE BODY IS FOOD, THE SEX IS FIRE, among others. The evocation of metaphorical cognitive models that license instances of metaphorical re-categorization constituents of the corpus of this research was fundamental to a more refined description of how this process works in the construction of meanings of sexual escort service advertising. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Referenciação pt_BR
dc.subject Recategorização pt_BR
dc.subject Metáfora pt_BR
dc.subject Anúncio de acompanhante sexual pt_BR
dc.subject Referral pt_BR
dc.subject Recategorisation pt_BR
dc.subject Metaphor pt_BR
dc.subject Advertising sexual companion pt_BR
dc.title O CORPO É MERCADORIA: um estudo do processo de recategorização metafórica na construção do referente “acompanhante sexual” em classificados de jornais. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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