Abstract:
RESUMO: Neste trabalho, a partir da perspectiva sociocognitiva do texto assumida por uma
parcela significativa dos estudiosos contemporâneos da Linguística de Texto,
tratamos do fenômeno referencial da recategorização, mais particularmente das
ocorrências de recategorização metafórica na construção de sentidos de anúncios
classificados de acompanhante sexual. Diferentemente do estudo pioneiro da
recategorização proposto por Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), a partir de uma
abordagem textual- discursiva, foi eleita para esta investigação a concepção
cognitivo-discursiva da recategorização delineada por Lima (2009), cuja base está
configurada numa interface entre a Linguística de Texto e a Linguística Cognitiva.
Conforme Lima (2009), o processo referencial da recategorização nem sempre se
realiza explicitamente no texto, podendo também ser homologado pela ancoragem
no nível das estruturas e do funcionamento cognitivo. Nesse contexto, o objetivo
deste trabalho é investigar a relação entre o fenômeno linguístico da recategorização
metafórica e a construção do referente “acompanhante sexual” no gênero textual
anúncio de classificado, que circula em jornais da mídia impressa. Partimos da
hipótese de que a construção dos sentidos nesse tipo de gênero pode ser
engatilhada via processo de recategorização metafórica, bem como que tal processo
assume nesse gênero uma função argumentativa, tendo em vista o seu propósito
comunicativo de atrair o interlocutor para a obtenção do serviço anunciado. Diante
disso, temos como proposta metodológica, deste trabalho, uma pesquisa de cunho
qualitativo com análise descritiva dos dados de investigação. O corpus é constituído
por catorze anúncios de “serviço de acompanhante sexual”, coletados da seção
classificados dos jornais Meio Norte, O Dia e O Estado de São Paulo. Os resultados
da análise empreendida são sugestivos para a validação da hipótese assumida,
constatando-se que o processo de recategorização metafórica é basilar para a
construção de sentidos do referente “acompanhante sexual” e, consequentemente,
para engatilhar o propósito comunicativo do gênero anúncio de classificado do
serviço de acompanhante sexual. Ademais, vimos que a metáfora conceitual O
CORPO É UMA MERCADORIA pode ser dita como na base das estruturas
cognitivas que licenciam as ocorrências de recategorização analisadas, sendo dela
também derivadas outras metáforas nesse processo, tais como O ATRAENTE É
GOSTOSO, O CORPO É COMIDA, O SEXO É FOGO, dentre outras. A evocação
dos modelos cognitivos metafóricos que licenciam as ocorrências de
recategorização metafórica constituintes do corpus desta pesquisa foi fundamental
para uma descrição mais refinada de como esse processo atua na construção dos
sentidos dos anúncios de serviços de acompanhante sexual.............ABSTRACT: In this study, from the socio-cognitive perspective of the text taken by a significant
number of contemporary scholars of Text Linguistics, treat the framework of recategorization
phenomenon, more particularly the metaphorical re-categorization of
occurrences in the construction of sexual companion ad senses. Unlike the
pioneering study of the re-categorization proposed by Apothéloz and Reichler-
Béguelin (1995), from a discursive textual approach was chosen for this investigation
cognitive-discursive conception of re-categorization outlined by Lima (2009), whose
base is configured on an interface between Text Linguistics and Cognitive
Linguistics. According to Lima (2009), the framework of re-categorization process
does not always explicitly place in the text, may also be approved by anchoring at the
level of structures and cognitive functioning. In this context, the aim of this study is to
investigate the relationship between the linguistic phenomenon of metaphorical recategorization
and the construction of related "sexual companion" in the genre of
classified advertising, newspapers circulating in the print media. Our hypothesis is
that the construction of sense in this kind of genre can be triggered via a
metaphorical re-categorization process and that this process takes this genre an
argumentative function in view of their communicative purpose to attract callers to
obtain the service advertised. Therefore, we as a methodological proposal of this
work a qualitative research with descriptive analysis of research data. The corpus is
composed of fourteen ad "sexual escort service", collected the classified section of
the newspaper Meio Norte, O Dia and O Estado de Sao Paulo. The results of the
analysis undertaken are suggestive for the validation of the assumed hypothesis, if
noting that the process of metaphorical re-categorization is fundamental to the
construction of meaning of the referent "sexual companion" and, consequently, to
trigger the communicative purpose of its kind service announcement sexual
companion. Furthermore, we saw that the conceptual metaphor THE BODY IS
MERCHANDISE can be said to form the basis of cognitive structures that license the
re-categorization of events analyzed, and it also derived other metaphors in the
process, such as THE ATTRACTIVE IS YUMMY, THE BODY IS FOOD, THE SEX IS
FIRE, among others. The evocation of metaphorical cognitive models that license
instances of metaphorical re-categorization constituents of the corpus of this
research was fundamental to a more refined description of how this process works in
the construction of meanings of sexual escort service advertising.