Abstract:
RESUMO:
O objetivo da presente pesquisa foi investigar quais os principais eventos e práticas
de letramento ocorrem no contexto de uma escola pública estadual, localizada na
zona sul da cidade de Teresina - Piauí. Nossa motivação se deu pelo interesse nos
estudos sobre letramento, especialmente no contexto escolar. A partir do nosso
objetivo central indagamos: Quais as manifestações de letramento legitimadas pela
instituição escolar. Essa indagação é pertinente, tendo em vista que a escola é um
espaço por onde ocorrem vários eventos de letramento, estes ligados às práticas de
natureza social e cultural e, legitimados pela escola. Nosso estudo propôs, ainda,
identificar os letramentos que se apresentavam no contexto escolar; descrever
eventos e práticas de letramento nos quais se envolviam os atores do contexto
escolar e analisar o comportamento dos atores diante dos eventos de letramentos no
universo escolar. Para realização dessa pesquisa nos ancoramos na pesquisa
qualitativa, com orientação etnográfica, utilizando como instrumentos de coleta de
dados entrevistas e questionários, que possibilitaram conhecer quais as práticas de
letramentos desses atores e quais significados atribuídos a elas. Além disso,
utilizamos a observação como técnica de coleta de dados. À luz dessas
considerações, organizamos este trabalho em quatro capítulos. No primeiro capítulo,
trouxemos uma abordagem sobre a escrita na sociedade, utilizando como aportes
teóricos, principalmente, os estudos de Olson (1997), Coulmas (2014) e Mandel
(2011). No segundo capítulo, apresentamos uma discussão sobre o letramento,
apontando autores como Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Soares (2012; 2013),
Lopes (2006; 2010), Tfouni (2010), Costa (2010), Silva (2008), Bazerman (2011,
2015), Bunzen (2010), Buzato (2007), Campello (2009) dentre outros, com suas
contribuições para a compreensão da dimensão sociocultural do letramento. Em
seguida, no terceiro capítulo, discorremos sobre o percurso metodológico da
pesquisa, apresentando seus sujeitos, o espaço pesquisado, o tipo de pesquisa, os
instrumentos de coleta dos dados, bem como os procedimentos de análise. Nessa
trajetória de investigação, nos apoiamos em autores como Bortoni-Ricardo (2008),
Richardson (2014), André (2010), Martins (2010), Silva Júnior (2010) e Oliveira
(2014). Finalmente, no último capítulo apresentamos a análise dos dados da
pesquisa sobre as manifestações, características, descrição e comportamentos dos
atores envolvidos em práticas de letramentos através dos eventos de letramentos
ocorridos no contexto escolar. A partir das análises dos dados concluímos que o
professor, o aluno e demais atores do contexto escolar devem reconhecer e assumir
seu papel como agentes de letramentos na escola. Agindo desse modo esses atores
se reconhecerão como participantes ativos do universo letrado compreendendo
assim sua importância como participante desse universo.................ABSTRACT:
The objective of the present research was to investigate the main literacy events and
practices occurring in the context of a state public school located in the southern area
of the city of Teresina - Piauí. Our motivation was motivated by the interest in literacy
studies, especially in the school context. From our central objective we ask: Which
manifestations of literacy legitimized by the school institution. This question is
pertinent, considering that the school is a space where several literacy events occur,
these linked to social and cultural practices and legitimized by the school. Our study
also proposed to identify the literacies presented in the school context; To describe
literacy events and practices in which the actors of the school context were involved
and to analyze the behavior of the actors before the literacy events in the school
universe. To carry out this research, we anchored in the qualitative research, with
ethnographic orientation, using as instruments of data collection interviews and
questionnaires, which made it possible to know the literacy practices of these actors
and which meanings were attributed to them. In addition, we use observation as a
technique of data collection. In light of these considerations, we have organized this
work into four chapters. In the first chapter, we have taken an approach to writing in
society, using as theoretical contributions, mainly, the studies of Olson (1997),
Coulmas (2014) and Mandel (2011). In the second chapter, we present a discussion
about literacy, pointing out authors such as Street (2014 [1984]), Kleiman (1995),
Soares (2012; 2013), Lopes (2006; 2010), Tfouni, Silva (2008), Bazerman (2011,
2015), Bunzen (2010), Buzato (2007) and Campello (2009) among others, with their
contributions to understanding the socio-cultural dimension of literacy. Then, in the
third chapter, we discuss the methodological course of the research, presenting its
subjects, the area searched, the type of research, the instruments of data collection,
as well as the analysis procedures. In this research trajectory, we support authors
such as Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2014), André (2010), Martins (2010),
Silva Júnior (2010) and Oliveira (2014). Finally, in the last chapter we present the
analysis of research data about the manifestations, characteristics, description and
behaviors of the actors involved in literacy practices through the literacy events
occurring in the school context. From the analysis of the data we conclude that the
teacher, the student and other actors of the school context must recognize and
assume their role as agents of literacy in the school. Acting in this way, these actors
will recognize themselves as active participants in the literate universe, thus
understanding their importance as a participant in this universe.