Abstract:
RESUMO: A questão da violência configura uma temática sempre contemporânea, visto que 
fazemos parte de um círculo constante em que somos acometidos por toda sorte de 
violações, crimes, moléstias e etc. Assim se faz nossa época, e assim se fez o 
século XX, debruçado em guerras e revoluções. Este trabalho tem por objetivo 
apresentar de que modo Camus, concebe os conceitos fundamentais de absurdo, 
revolta e revolução, visando estabelecer uma critica ao despropósito revolucionário 
que ambientou sua época e subtraiu valores  sui generis  do homem, como, a força 
da revolta e a manutenção do absurdo. A obra de Camus tem como horizonte um 
objetivo comum: denunciar a questão da violência totalitária no século XX, buscando 
uma reconstituição do humano dentro do labirinto das ideologias e dos arcabouços 
teóricos da  história, que dão origem ao terror e ao assassinato, visando priorizar a 
vida e a natureza humana, numa época em que preponderam os ideais niilistas. 
Assim, Camus apresenta críticas ao ideal marxista, resaltando a sua insuficiência 
enquanto profecia. Este  trabalho encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro, 
aponta-se de que modo o absurdo se torna o ponto de partida para a compreensão 
de sua critica ao fenômeno dos excessos; no segundo capítulo, o foco se volta para 
a questão da revolta metafísica, procurando destacar como valores morais são 
subsumidos pelo peso do niilismo; no terceiro capítulo, apresentamos a outra face 
da revolta e para nós a mais importante, a revolta histórica, esta se apresenta como 
pressuposto exequível para a violência, visto que após romper com o ideal nobre de 
revolta, adentra o conteúdo mecânico e procedimental dos crimes  lógicos. ABSTRACT: The violence‟s problem sets an ever-contemporary theme, since we are part of a 
constant circle in which we are affected by all sorts of violations, crimes, diseases, 
etc. So it is how actually we live, and so all the twentieth century, leaned in wars and 
revolutions. This work aims to present that Camus‟ thought and how the philosopher 
conceives the fundamental concepts of absurd, rebellion and revolution, to establish 
a critique of the revolutionary nonsense that sets his time and subtracted sui generis 
values of man, as the strength of the revolt and maintenance the absurd. Camus's 
work has the horizon a common goal: to report the issue of totalitarian violence in the 
twentieth century, seeking reconstitution of the human in the maze of ideologies and 
theoretical frameworks of history that give rise to terror and murder, aimed at 
prioritizing life and human nature, at a time when the nihilistic ideals prevail. Thus, 
Camus presents criticism of the Marxist ideal, emphasizing their failure as prophecy. 
This work is divided into three chapters: in the first one is pointed out how the absurd 
becomes the starting point for understanding his critique of the phenomenon of 
overeating; in second chapter, the focus turns to the question of metaphysical 
rebellion, trying to highlight how moral values are subsumed by the weight of nihilism; 
in the last chapter, we present the other side of the revolt and for  us  the most 
important historical revolt, this is presented as feasible assumption for violence, since 
after breaking up with the noble ideal of revolt, enters the mechanical and procedural 
content of logical  crimes.