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RESUMO:
Essa dissertação é fruto de um trabalho de análise da produção de sentidos evidenciados pelos discursos do romance piauiense Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco, e da imagem do sujeito nordestino, abrigado em terras nordestinas e interpelado pela ideologia nesse ambiente. Atravessando múltiplos contextos e passando por diversas modificações ao longo de sua constituição, o sentido, nesta análise, considera questões que podem ser analisadas pelo dispositivo discursivo. Através da perspectiva discursiva, buscamos levar em consideração as formações discursivas para a compreensão de quem diz e o que diz, além do estudo das condições de produção, das relações de força existentes na sociedade nordestina, das designações e das próprias condições de produção para a escrita da narrativa. Utilizando o embasamento teórico de Michel Pêcheux, que aborda o discurso sob um pensar histórico, é feita a relação da língua com a ideologia, sobrelevando, inclusive, aquilo que já foi dito. Dessa maneira, conseguimos constatar que tudo que dizemos tem, pois, um traço ideológico em relação a outros traços, que a discursividade tem uma espessura histórica e que a Análise de Discurso se constitui da própria necessidade de construir significações, sob uma ótica do simbólico, que considera a linguagem como prática, como constituição do próprio sujeito, permeada por fatores sociais, subjetivos, culturais, históricos e discursivos. A análise dessa obra nos permitiu enxergar a marca do homem sobre o lugar indo além dessa identificação física do sertão, uma vez que sua significação é construída pelo simbólico. O nordestino é, portanto, resultado dessa relação e fruto de um ambiente marcado por características próprias; não um simples elemento desconectado do envolto sócio-histórico que o cerca, mas um ser que constrói sentidos, a partir do trabalho simbólico, rompendo com imagens erroneamente pré-definidas, enfim, tornando-se sujeito..........ABSTRACT:
This Master‘s thesis is the result of an analysis work of the meaning production evidenced by the discourses of a Novel from Piauí called Teodoro Bicanca, written by Renato Castelo Branco, and of the image of the Northeastern subject, sheltered in northeastern lands and challenged by ideology in this environment. Crossing multiple contexts and going through various modifications throughout its constitution, the meaning, in this analysis, considers issues that can be analyzed by the discursive device. Through the discursive perspective, we seek to take into account the discursive formations for the understanding of who says and what is said, besides the study of the production conditions, power relations that exist in the Northeastern society, the designations and the production conditions for the narrative writing. Using the theoretical basis of Michel Pêcheux, which approaches the discourse under a historical thinking, the relation between language and ideology is made, even taking up what has already been said. In this way, we can verify that everything we say has, therefore, an ideological trait in relation to other traits, that discursiveness has a historical thickness and that Discourse Analysis is constituted of the very need to construct meanings, from a symbolic optic, that considers language as practice, as the constitution of the subject itself, permeated by social, subjective, cultural, historical and discursive factors. The analysis of this book allowed us to observe the mark of the man on the place going beyond its physical identification of the countryside, since its meaning is constructed by the symbolic. The Northeastern is therefore the result of this relationship and the result of an environment marked by its own characteristics; not a simple disconnected element of the socio-historical envelope that surrounds it, but a human being that constructs meaning, starting from the symbolic work, breaking with images mistakenly predefined, finally, becoming subject. |
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