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GERENCIAMENTO DO CUIDADO E SIMULAÇÃO CLÍNICA: desenvolvendo a competência comunicação em enfermagem

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dc.contributor.author SOARES, Samuel Freitas
dc.date.accessioned 2017-05-08T12:46:21Z
dc.date.available 2017-05-08T12:46:21Z
dc.date.issued 2017-05-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/509
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Elaine Cristina Carvalho Moura. 1ª examinadora externa: Profa. Dra. Ana Elisa Bauer de Camargo Silva (UFG). 2ª examinadora externa(Suplente): Profa. Dra. Aida Maris Peres(UFPR). Examinadora interna: Profa. Dra. Lidya Tolstenko Nogueira. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A ampliação de conhecimento sobre o processo de comunicação na perspectiva profissional em enfermagem é elemento essencial para diminuição de problemas relacionados ao gerenciamento do cuidado de enfermagem. Dessa forma , os objetivos do presente estudo foram avaliar a competência comunicação profissional entre estudantes de enfermagem e os seus respectivos conhecimentos, habilidades e atitudes, visando ao gerenciamento do cuidado em enfermagem no context o de simulação clínica avançada; construir e validar o conteúdo do instrumento de medida dos componentes conhecimentos, habilidades e atitudes da competência profissional comunicação; e avaliar os conhecimentos, habilidades e atitudes da competência profissional comunicação entre estudantes de enfermagem antes e após a aplicação de cenário e, depois do debriefing da experiência de gerenciamento do cuidado em simulação clínica avançada. Fundamentou-se teoricamente em 33 teorias de comunicação humana, foram organizadas em fichas conceituais que deram suporte à estruturação da competência profissional comunicação em Enfermagem e no modelo de simulação da National League for Nursing/Jeffries. Trata-se de um estudo do tipo metodológico seguido de estudo descritivo comparativo tendo em vista a construção do Instrumento de medida da competência profissional comunicação e aplicação piloto em três momentos: pré-teste, intrateste e pós-teste. O instrumento de medida foi elaborado a partir de um construto com 127 itens: (45) conhecimento, (45) habilidade e (37) atitude, validado de conteúdo por cinco juízes experts na área de comunicação. A combinação dos itens do construto resultou no instrumento constituído por 46 itens, dos quais (18) conhecimento, (12) habilidade e (16) atitude, com resposta do tipo Likert de 5 pontos, variando entre 1 (nada) a 5 (extremamente). A validação de conteúdo do instrumento evidenciou confiabilidade acima de 80% nos itens. A aplicação piloto do instrumento foi constituída por 24 estudantes de enfermagem, dos quais 21(87,5%) eram do sexo feminino e tinham média de 22,9(±1,3) anos de idade. Todos os estudantes já haviam participado de um cenário de simulação clínica avançada, e, para 19(79,2%) o intervalo entre a atual e a última experiência foi um mês. Os resultados mostraram que dos cinco grupos de estudantes, quatro apresentaram melhores médias do escore global entre o pré-teste e o pós-teste. A análise das frequências relativas ao escore global do instrumento apresentaram crescimento contínuo entre o pré-teste (71,2%), intra-teste (71,6%) e pós-teste (73,5%). A média do escore global no pós-teste condiz com uma autoavaliação bastante competente em comunicação em enfermagem pelos estudantes. A regressão linear mostrou que os componentes conhecimentos (p=0,967) e habilidades (p=0,919) apresentaram correlações muito altas com o escore global do instrumento, enquanto atitudes (p=0,888) demonstrou uma correlação alta (p<0,0001). A aplicação piloto do instrumento de medida apontou para uma melhora da auto avaliação dos estudantes quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes, no pós-teste em relação ao pré-teste e intrateste. Estes resultados exemplificam os efeitos positivos prop orcionados pelo pensamento reflexivo realizado pelos estudantes durante e após o debriefing da simulação clínica avançada. ABSTRACT: The expansion of knowledge about the process of communication in professional nursing perspective is essential to decrease biases related to the management of nursing care. Thus the objective of this study is to evaluate the competence professional communication among nursing students and their knowledge, skills and attitudes, in order to nursing care management in advanced clinical simulation context. It was based on 33 communication theories analyzed by Littlejohn (1982, 2011), which were organized in conceptual records that supported the structure of competence from the perspective of Le Boterf (2003). It is a study of the methodological type followed by comparative descriptive study with a view to building the measurement of professional competence instrument communication and pilot implementation in three stages: pre-test and post-test intratest. For the construction of the professional competence communication measuring instrument, they were considered the theoretical and methodological foundations proposed by Pasquali (2010). Initially we designed a construct with 127 items: (45) knowledge, (45) ability and (37) attitude. The following was performed content validation for five expert judges in the area. The combination of operating items resulted in the instrument consisting of 46 items, of which (18) knowledge, (12) ability and (16) attitude, to answer Likert 5 points, ranging from 1 (none) to 5 (extremely) . The instrument's content validation showed reliability above 80% on items, and CVI instrument equal to 0.99. The pilot application of the instrument consisted of 24 nursing students, of which 21 (87.5%) were female and had a mean of 22.9 (± 1.3) years old. All students had already completed an advanced clinical simulation scenario, and for 19 (79.2%) the interval between the current and the last experience was a month. The results showed that the five groups of students, four had better mean overall score between pre-test and post-test. The analysis of the frequencies on the overall score of the instrument showed continued growth between the pre-test (71.2%), intra-test (71.6%) and post-test (73.5%). The average overall score on the posttest consistent with a very competent self-assessment in nursing communication by students. Linear regression analysis showed that the components knowledge (p = 0.967) and skills (p = 0.919) had very high correlations with the overall score of the instrument while attitudes (p = 0.888) showed a high correlation (p <0.0001). The pilot application of the measuring instrument pointed to an improvement in self -assessment of students and the knowledge, skills and attitudes at posttest compared to pre-test and intratest. These results illustrate the positive effects provided by reflective thinking done by the students during and after the debriefing of advanced clinical simulation. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Enfermagem - Competência profissional pt_BR
dc.subject Enfermagem - Comunicação pt_BR
dc.subject Escalas - Enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing - Professional competence pt_BR
dc.subject Nursing - Communication pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Scales - Nursing pt_BR
dc.title GERENCIAMENTO DO CUIDADO E SIMULAÇÃO CLÍNICA: desenvolvendo a competência comunicação em enfermagem pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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