Repositório Institucional da UFPI

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFPI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves
dc.date.accessioned 2017-05-04T12:53:53Z
dc.date.available 2017-05-04T12:53:53Z
dc.date.issued 2017-05-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/492
dc.description Orientadora: Profa. Drª. Antonia Dalva França Carvalho. Coorientadora: Profa. Dra. Ana Beatriz Souza Gomes. 1ª Examinadora interna: Profa. Drª. Maria da Glória Carvalho Moura. 2ª Examinador interno: Prof. Dr. Armstrong Miranda Evangelista. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O Estágio, sob a forma supervisionada, consiste numa importante fase da vida acadêmica, sendo um momento de integração entre a universidade, a escola e a comunidade. Assim, o licenciando começa a inserir no campo de atuação profissional e a construir sua prática. Nesse contexto, o presente trabalho partiu da seguinte questão problema: Como ocorre o Estágio Supervisionado na formação do licenciando na modalidade a distância e quais suas implicações na construção dos saberes docentes? Nesse sentido, tem como objetivo geral compreender como ocorre o Estágio Supervisionado na formação do licenciando na modalidade a distância e suas implicações na construção dos saberes docentes. O aporte teórico da pesquisa está estruturado sob a luz das concepções de Pimenta (2014), Lei n. 11.788/2008, Carvalho (2007), Pimenta e Lima (2004), Tardif (2002), Nóvoa (1992), Piconez (1991), que abordam sobre o Estágio Supervisionado, os saberes e a formação docente. Acerca da Educação a Distância, utilizamos Moran (2007), Lévy (1999), Chaves (1999), além das legislações vigentes como a LDB n. 9.394/1996 e o Decreto n. 5.622/2005. O panorama metodológico da pesquisa tem como aporte as concepções de Gil (2010), Michel (2009) e Bogdan e Biklen (1994). A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem etnometodológica (COULON, 1995). O lócus da pesquisa foi o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), tendo como cursos investigados: Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia, ambos vinculados ao centro. Os participantes da pesquisa compreendem os coordenadores de Estágio, os professores da disciplina de Estágio, professores-tutores e alunos estagiários dos referidos cursos, totalizando 14 (quatorze) participantes. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas e questionários, aplicados aos participantes. Os dados foram organizados, categorizados e analisados com base na análise de conteúdo proposto por Bardin (1977) e interpretados através do método hermenêutico-interpretativo proposto por Minayo (2006). Os resultados, de um lado, apontam que os saberes adquiridos ao longo do Estágio abrangem aqueles que permeiam o universo da sala de aula, ou seja, envolve o saber fazer, na dimensão dos saberes pedagógicos. Revelam, também, as dificuldades para a realização dos Estágios como o distanciamento entre professor e aluno, a escassez de escolas nas cidades do interior do Estado, além de problemas de Internet. Por outro lado, evidenciam, as possibilidades de otimização desse Estágio, como a contratação de professores-tutores exclusivos para disciplina relativa ao Estágio, o acompanhamento do aluno pelo professor da disciplina e capacitação dos professores-tutores, dentre outras. As discussões propostas no presente estudo ampliam a compreensão acerca do Estágio Supervisionado como campo epistemológico constitutivo da construção dos saberes e da identidade docente no contexto específico: a educação a distância. ABSTRACT: The Supervised Internship constitutes an important phase of the academic life, being a moment of integration between the university, school and community. Thus, during the internship the licentiate begins to enter the professional career and gets practice. In this context, the present study has as a starting point the following problem: How does the Supervised Internship occur on the formation of the distance learning licentiate and what are its implications in the construction of teacher’s knowledge? The study aims to understand how the Supervised Internship occurs on the formation of the distance learning licentiate and its implications in the construction of teacher’s knowledge. The theoretical contribution to this research is structured in the light of the concepts from Pimenta (2014), Law n. (2002), Tardif (2002), Nóvoa (1992), Piconez (1991), which discuss about the Supervised Internship, the knowledge and the teacher’s training. About Distance Education, it was used, as references, Moran (2007), Lévy (1999), Chaves (1999), and the current legislation such as the LDB n. 9,394/1996 and the Decree n. 5.622/2005. The methodological panorama of the research has as contribution the conceptions from Gil (2010), Michel (2009) and Bogdan and Biklen (1994). The research is characterized as a qualitative study, with an ethnomethodological approach (COULON, 1995). The Centro de Educação Aberta e a Distância at UFPI (CEAD/UFPI) was chose as locus to the research, and the subjects investigated were: Biological Sciences, Philosophy, Mathematics and Pedagogy. A total of 14 (fourteen) participants participated on the research, including the Stage coordinators, the teachers of the Supervised Internship subject, the teacher-students and the trainees of the related courses. For data collection, we used interviews and questionnaires, which were applied to the participants. The data were organized, categorized and analyzed based on the content analysis method proposed by Bardin (1977), and interpreted by using the hermeneutic-interpretative method proposed by Minayo (2006). The results indicate that the knowledge acquired during the Internship includes those that permeate the universe of the classroom, in other words, it involves the acquisition of knowledge in the pedagogical dimension. The results also reveal the difficulties faced by the student to do internships such as the distance between the professor and the student, the shortage of schools in the inner cities of the State, as well as Internet problems. On the other hand, the results highlight possibilities of optimization the Internships, which include: the hiring of exclusive tutor-professors for the subjects related to the internship, the follow-up of the student by the professor, the tutor’s training, among others. The discussions proposed on the present study increase the understanding about the Supervised Internship as an epistemological field constitutive of the construction of knowledge and teaching identity in the specific context: distance education. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Teacher’s training pt_BR
dc.subject Teacher’s knowledge pt_BR
dc.title O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFPI pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account