Abstract:
RESUMO
MORAES, Gislane da Conceição Lima Camelo de. Regionalização da mídia piauiense: um olhar sobre os programas especiais da TV Cidade Verde. Teresina, 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2016.
O processo de globalização da comunicação faz surgir novos fluxos de informação e espaços de interação, não mais apenas ligados ao espaço físico comum, mas redimensionados pelas tecnologias e com impactos nas configurações das relações humanas. Ocorre, assim, o intercâmbio de conteúdos simbólicos das mais variadas regiões, contribuindo para a construção de hibridismos sociais e para a sedimentação da sociedade em rede. Paralelamente ao movimento dos fluxos mundiais de informação, observa-se a necessidade de aproximação dos indivíduos com sua própria realidade. O paradoxo dualístico de aspectos globais e regionais no contexto da comunicação abre espaço para o surgimento e / ou fortalecimento de mídias regionais. Nesse cenário, a presente dissertação objetiva analisar a regionalização da TV Cidade Verde, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com sede em Teresina, capital do Piauí, Brasil, tendo por base os programas especiais veiculados pela emissora, compreendendo-os como estratégia de regionalização midiática. A partir de então, são objetivos operacionais: (1) estudar o processo de regionalização da mídia, em especial, no cenário nacional; (2) elucidar conceitos ligados aos estudos de regionalização, a exemplo de local, regional e global; (3) compreender como os programas especiais veiculados pela TV Cidade Verde se inserem no processo de regionalização por ela idealizado; (4) identificar as temáticas regionais constantes dos programas especiais da emissora. Para consecução dos objetivos propostos, realiza-se pesquisa de natureza quanti-qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo, momento em que se utilizam a técnica de observação e a entrevista semiestruturada para a coleta de informações. Para a análise dos programas especiais produzidos pela TV Cidade Verde, utiliza-se, ainda, a análise de conteúdo categorial, a partir de pressupostos elencados por Laurence Bardin, autora da referência na área. Os programas especiais abordam questões culturais, econômicas, políticas, dentre outras ligadas ao cenário piauiense, procurando aproximar a emissora do público. Dentre as inferências centrais, destaca-se que a TV Cidade Verde, apesar de demonstrar, empiricamente, interesse na regionalização, ainda não consegue efetivar sua intenção. É possível que esteja percorrendo o caminho da regionalização, mas, ainda, em plano inicial rumo ao que de fato consiste numa TV Regional. Seus programas especiais não tratam do Piauí como um todo quanto ao critério de produção jornalística em confronto à ampla cobertura de sinal que alcança cerca de 80% do Estado do Piauí. Por exemplo, dentre o total de 224 municípios, percentual ínfimo de 1,78% são contemplados nos quatro programas categorizados como regionais no decorrer de um ano de programação, dos quais dois referem-se à capital Teresina. A justificativa talvez esteja no fator mercadológico aliado às questões operacionais e infraestruturais da emissora, quando estão em jogo as densidades informativa e atrativa para a TV e, principalmente, para o público e anunciantes, o que resulta em perda de audiência e de investidores. ABSTRACT
MORAES, Gislane da Conceição Lima Camelo de. Regionalização da mídia piauiense: um olhar sobre os programas especiais da TV Cidade Verde. Teresina, 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2016.
The communication of globalization process makes new flows of information arise, as well as interaction spaces, not only just linked to a common physical space, but scaled through technologies and with impacts on human relations settings. Thus, there is the symbolic exchange of content of various regions, contributing to the building of social hybrids and the consolidation of a social network. Along with the movement of world information flows, it is observed the need of approaching individuals to their own reality. The dualistic paradox of global and regional aspects in the context of communication allows the rise and / or strengthening of regional media. In this scenario, this dissertation aims to analyze the regionalization of TV Cidade Verde, affiliated with Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), and headquartered in Teresina, capital of Piauí state, Brazil, based on the special programs aired by the broadcaster, conducting them as media regionalization strategy. Since then, the operational goals are: (1) studying the media regionalization process, especially on the national scene; (2) clarifying concepts related to regionalization studies, locally, regionally and globally; (3) understanding how the special programs broadcast by TV Cidade Verde suit the regionalization process aimed by this TV station; ( 4 ) identifying regional issues addressed in the special programs of the station. In order to achieve the proposed objectives, a quantitative and qualitative research of exploratory and descriptive nature was carried out, using literature combined with field research, whereas it is used the technique of observation and semi-structured interviews to collect information. For the examination of special programs produced by TV Cidade Verde, it is also used the categorical content analysis, from assumptions listed by Laurence Bardin, reference author in the area. Special programs address cultural, economic, political issues and other contents linked to the Piauí state scenario, searching for turning the TV station closer to the audience. Among the central inferences, it is emphasized that TV Cidade Verde, despite demonstrating empirically interest in the regionalization process, has not been able to carry out its intention. The TV station may be walking the path of regionalization, but it is still in the initial plan towards what, in fact, is a regional TV. Its special programs do not address Piauí as a whole and the journalistic production criteria in comparison to the wide signal coverage reaching about 80 % of the Piauí State. For example, among the total of 224 municipalities, a small percentage of 1.78 % are included in the four categorized as regional programs during a year of programming, two of which relate to the capital Teresina. The reason may lie in the marketing factor combined with the operational and infrastructural issues of the station, as applied to the informative and attractive densities for the TV and especially to the audience and advertisers, resulting in loss of viewers and investors.